Casa do Pão faz um ano e dá os presentes Autoridades religiosas e políticas do Recife marcaram presença na solenidade de aniversário do equipamento voltado à população vulnerável

Allan Lopes

Publicação: 20/11/2023 03:00

Inaugurada durante o 18º Congresso Eucarístico Nacional, que aconteceu em 2022 no Recife, a Casa do Pão preparou uma série de ações voltadas às pessoas em situação de rua, na manhã de ontem, para celebrar um ano de fundação. A solenidade teve a participação de Dom Paulo Jackson, arcebispo de Olinda e Recife, João Campos, prefeito do Recife, e da vice-governadora Priscila Krause.

A Casa do Pão distribuiu mil refeições de café da manhã e mil kits de higiene para pessoas em vulnerabilidade. Pela manhã, também foram oferecidos serviços de atendimento médico, jurídico, emissão de documentos, palestras, banho e cuidados pessoais, entre outros. Após mencionar o apoio do Governo do Estado e Ministério Público, Dom Paulo Jackson reconheceu o trabalho do voluntariado. “Homens e mulheres que descobrem a felicidade ajudando outras pessoas a serem felizes”. Cerca de cem voluntários colaboram no funcionamento do prédio localizado na Rua do Imperador, número 34, no bairro de Santo Antônio.

O equipamento funciona diariamente e é uma parceria da gestão municipal com a Arquidiocese de Olinda e Recife, a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Defensora Pública do Estado e diversas outras instituições públicas e privadas. “A Prefeitura vai fazer tudo o que puder para viabilizar iniciativas como essa”, comentou João Campos. Na sequência, ele agradeceu a Dom Paulo Jackson e ao seu antecessor, o arcebispo emérito Dom Fernando Saburido, que ainda ocupava o cargo durante a inauguração. “Deixo uma homenagem, como dever de justiça, a Dom Fernando Saburido, que conduziu esta iniciativa ao longo do seu trabalho”.

A vice-governadora Priscila Krause lembra que os serviços não se limitam às ocasiões especiais. “A Casa responde todos os dias porque está aberta de domingo a domingo para acolher quem mais precisa”. Além das 10 mil refeições mensais, a iniciativa proporciona atendimento médico, psicológico, jurídico e espiritual, juntamente com serviços de lavanderia, banho e restaurante-escola.”

Em parceria com a UFRPE, a Casa do Pão também conta com um espaço voltado para o desenvolvimento de pesquisas, cursos de extensão e atividades para a população em situação de rua, com o objetivo de proporcionar aos usuários oportunidades de crescimento escolar. Alimentos podem ser entregues no local. Para colaborar via pix, a chave é o e-mail pixcasadopao@aor.org.br (Arquidiocese de Olinda e Recife, conta do Banco do Brasil).