Publicação: 03/01/2016 03:00
Das 10 mais antigas igrejas católicas de Pernambuco, quatro ainda não foram tombadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). A lista inclui aquela que seria a primeira igreja brasileira, localizada na Ilha de Itamaracá: a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Vila Velha, cujos documentos históricos sugerem que já existia e recebia celebrações no ano de 1526.
De acordo com a presidente interina do Iphan, Gisela Montenegro, o tombamento leva em consideração o valor histórico e/ou arquitetônico e artístico do imóvel e envolve a proteção do bem visando a coletividade. “Mesmo quando ele não é tombado, nós atuamos junto a ele. Tombado, ele fica protegido, especialmente contra demolições, ainda que isso não seja impedimento para modificações, desde que se mantenham as características estilísticas e de valor cultural”, explica.
O processo de tombamento da igreja de Itamaracá teve início em 1970 e ainda não foi concluído. Isso porque entre as décadas de 1930 e 1960, foram priorizados os imóveis localizados em Olinda e no Recife, todos de maior porte. No entanto, ela já é protegida por tombamento estadual.
As dez construções religiosas mais antigas do estado datam do século 16. Foram construídas entre 1526 e 1580. Mas, segundo o historiador e professor da Universidade Federal de Pernambuco, Severino Vicente, esses equipamentos históricos contam mais do que se imagina. “Desde o momento em que você passa na frente, há informação. Desde quem viveu ali e a religiosidade do povo local. Quando se avalia a idade da igreja, é possível verificar a presença do homem pelo tipo de arquitetura, que traduz, ainda, a cultura da época. Justamente por isso é tão importante o trabalho de preservação”, explica.
Entre os destaques da lista de mais antigas, está a Igreja Matriz de São Cosme e Damião, em Igarassu, reconhecidamente inaugurada no ano de 1535 e, por não haver dúvidas de sua fundação, disputa o título de mais antiga do país junto a outras duas construções de São Paulo e da Bahia. Além dela, um dos indícios históricos mais ricos está na pequena Igreja São Lourenço de Tejucupapo, no município de Goiana, Mata Norte do estado. “Foi nela em que os jesuítas coordenaram a construção da obra, com o auxílio de indígenas locais. É quando a história aparece. Esse tipo de conhecimento fortalece a memória, a cultura e a unidade nacionais”, defende Vicente.
Boa parte das igrejas desta lista está disponível para visitação e ainda celebra missas ou casamentos.
Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, 1535 (Igarassu)
Depredada durante a invasão holandesa, foi reconstruída em 1654 e restaurada em 1950. Patrimônio federal pelo Iphan em processo que teve início em 1951, recebe o dia dos padroeiros de Igarassu todos os anos, em 27 de setembro. Tem características apontadas como maneiristas e é uma das candidatas a “mais antiga do país”.
Igreja de São Salvador do Mundo (Sé), 1535 (Alto da Sé, Olinda)
Primeira paróquia formalmente constituída pela Igreja Católica no Nordeste, a igreja é, desde 1676, a catedral da Arquidiocese de Olinda e Recife. É um dos principais cartões-postais do Sítio Histórico olindense. É aberta para visitação todos os dias, sempre das 9h às 17h.
Igreja de Nossa Senhora do Monte, 1537
(Amparo, Olinda)
Uma das primeiras igrejas erguidas em Olinda, escapou de incêndio provocado pelos holandeses, durante invasão, por ser localizada em colina afastada. Nela, há a abadia das monjas beneditinas, que fazem biscoitos artesanais e licores. A visita pode incluir cantos gregorianos e ser realizada das 8h30 às 11h e das 15h às 16h50.
Igreja de Nossa Senhora da Luz, 1540
Matriz da luz (São Lourenço da Mata )
Igreja que representava o segundo distrito do município de São Lourenço da Mata, é uma das mais antigas de Pernambuco e é um indício da vocação católica do povoado. Recebe peregrinos devotos da santa todo dia 2 de fevereiro. Um desabamento em 1998 destruiu parte de seus registros históricos.
Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia, 1540 (Alto da Sé, Olinda)
Última representante da primeira metade do século 16, a igreja foi saqueada pelos holandeses e incendiada, em 1630. Então, foi reconstruída, mantendo-se a fachada, mas já envolvida no estilo barroco. É aberta para visitação de segunda a sábado. Recebe missas às 6h20, e, aos domingos, às 7h30.
Igreja de Nossa Senhora da Graça, 1552
(Alto da Sé, Olinda)
Parte integrante de um complexo jesuíta, do qual também fez parte o antigo Colégio Real dos Jesuítas, o local recebeu o Seminário da Arquidiocese, a Faculdade de Arquitetura, o Colégio Arquidiocesano e a Escola de Agronomia. É aberto à visitação todos os dias, das 9h às 11h45 e das 14h às 17h.
Igreja de São Lourenço do Tejucupapo, 1555 (Goiana)
Representante da Mata Norte do estado na lista das mais antigas igrejas, a obra não tem data de construção definida, mas os registros históricos datam de 1555 como ano em que ela já funcionava. Foi construída sob a coordenação de jesuítas. Seu processo de tombamento começou em 1987 e ainda não teve fim.
Igreja Nossa Senhora dos Prazeres, 1565 (Jaboatão dos Guararapes)
Erguida em homenagem às batalhas no Monte dos Guararapes, hoje, parque histórico. Possui imagens barrocas e obras de arte dos séculos 17 e 18. Em seu interior, há restos mortais de André Vidal de Negreiros e João Fernandes Vieira. Aberta à visitação de terça a sábado, das 8h às 12h e das 14h às 17h.