João Alberto "Somos moldados e guiados pelo que amamos." Goethe

Colaboração: Thayse Boldrini
@joaoalbertodp
@blogjoaoalberto
Telefone: 2122.7520
e-mail: jadiario@terra.com.br

Publicação: 02/07/2018 09:00

Miriam Leitão e a crise brasileira

Miriam Leitão comenta, com toda propriedade, a situação do Brasil: “O país vive uma crise grave e múltipla. O Supremo Tribunal Federal com seus votos, suas contradições, com a agenda de alguns dos ministros, está virando parte da crise, em vez de ser a solução”. Destaca ainda o fato de que o ministro Dias Toffoli deu o que nem a defesa de José Dirceu tinha pedido: habeas corpus de ofício, tirando-o da prisão. A colunista lembra que o ministro do STF trabalhou diretamente com o libertado quando ele era chefe da Casa Civil do governo federal.

Requalificação
Até o final deste mês, 30 placas de sinalização turística no Recife serão recuperadas, entre reposição de adesivos, manutenção do braile e substituição, incluindo  Torre Malakoff, Rua do Bom Jesus, Capela Dourada, Conjunto Franciscano do Recife, Conjunto Carmelita e Pátio de São Pedro.

Educação
Para José Janguiê Diniz, a única saída para evitar que a corrupção continue assolando o Brasil é o investimento em educação. “O acesso amplo à educação de qualidade é um antídoto contra a corrupção”. A afirmação vem respaldada por uma pesquisa sobre a percepção de desvios e a evolução da escolaridade em 78 países desde 1870, do cientista político sueco Bo Rothstein.

COPA 2018

Em função do jogo do Brasil, bancos e repartições públicas só abrem hoje no expediente da tarde.

Caso vença a partida de hoje, o Brasil vai enfrentar, no dia, o vencedor da partida Bélgica e França, sexta-feira, às 15h, em Kazan.

William e Gabriel Coutinho são os jogadores do Brasil com mais exigências na partida de hoje. Suas atuações na primeira fase são muito contestadas.

Latino promete reunir uma multidão, hoje, quando faz show gratuito na Arena da Copa montada no Cais da Alfândega.

O rodízio de capitães na seleção brasileira acontece pela primeira vez na história das participações do nosso país em todas as Copas do Mundo.

Três barbeiros recifenses foram cotados pela coluna e apontaram o cabelo de Philippe Coutinho como o mais moderno dos jogadores de seleção brasileira. O mais antigo, completamente démodé, é o de Filipe Luís. Já o de Neymar consideram folclórico.
Ao contrário da Copa de 2014, que revelou Juninho Pernambucano, nenhum comentarista de emissoras de TV, abertas e fechadas, se destaca este ano. A única novidade é Roger Flores, que era do SporTV e que entrou no primeiro time da Globo. Ele namorou Deborah Secco por muitos anos.

Philippe Coutinho, principal jogador brasileiro, já jogou pelo Vasco, Inter de Milão, Espanyol, da Espanha, e Liverpool, antes de chegar ao Barcelona numa negociação de R$ 700 milhões, a segunda maior da história do futebol, atrás apenas da de Neymar.

O México, adversário do Brasil hoje está sem cônsul em Pernambuco. Antônio Dubeux, que ocupou o cargo por muitos anos, faleceu recentemente e ainda não foi designado seu substituto.

O Visa e a Easy Táxi estão oferecendo descontos progressivos em corridas pelos aplicativos na Copa do Mundo. Se o Brasil for hexacampeão, o desconto será de 100%, limitado a R$ 30, no dia seguinte à final da Copa.

Férias
Parque de trampolim, jogo de fuga, oficina para se tornar um estilista e aulas para ser um youtuber são algumas programações que entraram no roteiro de férias produzido pelo Blog João Alberto, que fogem do tradicional.

Filme
Apesar de ser muito badalado e com amplo espaço na mídia especializada, o novo filme do diretor pernambucano Heitor Dhalia,Tungstênio, ficou apenas uma semana em cartaz e em quatro salas de cinema no Recife.

Desemprego
O perfil do desempregado no Brasil  é mulher, nordestina, e com idade entre 18 e 24 anos. Tem ensino fundamental incompleto e mora em regiões metropolitanas, segundo a seção Mercado de Trabalho, da Carta de Conjuntura, divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

Coleção
O advogado Alexandre Carvalho coleciona há anos nada menos que 834 abadás de festas que o cantor Bell Marques comandou pelo Nordeste. Casado com a empresária Raquel Villar, que acabou virando fã, guarda outros  itens da carreira do baiano.

Diferença
Os Estados Unidos, França e Alemanha têm condução coercitiva e prisão em segunda instância. O STF proibiu a condução coercitiva e tenta de todas as maneiras acabar com a prisão depois da condenação em segunda instância.

Cores
Blanca Lhiane, professora da Pantone Brasil, que trabalha há mais de 23 anos com criação e desenvolvimento de tendências, trouxe curso inédito ao Recife sobre recentemente teoria e psicodinâmica das cores, no Cesar. A Pantone é o padrão de cores mais usado no mundo.

Sem tradição
A quadrilhas juninas tradicionais simplesmente desapareceram. As atuais têm visual e coreografia que lembram mais os desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro.

Treinador
Mauri Lima, que foi treinador de goleiros do Náutico, antes de ir para o Corinthians, onde está há 10 anos, está se transferindo para Al-Wehda, da Arábia Saudita, time que será treinado por Fábio Carille.

Dança
O primeiro Festival Internacional Vogue Fever do Recife, será realizado entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro. Destaca o estilo de dança voguing, que ficou conhecido mundialmente graças ao clipe da música Vogue, de Madonna.

Utilidades
A Lojas Americanas inaugura nova unidade no modelo express, em Jaboatão dos Guararapes. Rede passa a contar com 62 lojas no estado.

Tecnologia
A Faculdade Pernambucana de Saúde inicia processo seletivo para startups que trabalham com soluções nas áreas de saúde e educação. Em sua expansão, a instituição terá um centro de inovação, clínica escola e centro de simulação realística.

A visita
Para Deborah Vieitas, CEO da Amcham Brasil, a maior Câmara Americana entre 114 existentes fora dos EUA, a visita do vice-presidente Mike Penceé a Brasília foi uma sinalização da retomada de uma aproximação Brasil-Estados Unidos.

Mostra de Cícero
A galeria Simões de Assis, em São Paulo, mostra retrospectiva de Cícero Dias, com 40 pinturas. E também uma série de litografias inéditas do pintor pernambucano feitas em Paris, onde ele morava, nos anos 1970, chamada Suíte Pernambucana.

Educação
A Universidade de Pernambuco abriu mais dois cursos: Administração em Palmares e Engenharia de Software em Garanhuns. A instituição oferece atualmente %5 cursos em 11 unidades espalhadas pelo estado.

Movimento

Paulo Câmara continua apostando no apoio do PT à sua reeleição.

Luiza Brunet está cursando línguas na Universidade de Miami, para onde já se mudou.

A pequena Maria, filha de Victor Carvalheira e Eduarda Dubeux, tem chamado atenção nas festas do pai.

O Brasil tem quase 28 milhões de desempregados segundo pesquisa divulgada em maio deste ano pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Muito visitada a exposição de Vânia Coutinho e Célia Campello, no espaço cultural do Villa Bistrô.

O novo presidente do partido Patriota em Pernambuco é o deputado federal Pastor Eurico.

Conhecida por seus modelos incrementados, a grife Madame Surtô está de volta ao mundo fashion pernambucano.

A chef Anna Corinna comemora o sucesso do seu espaço no RioMar, que passou a servir saladas no almoço.

Zé Lezin apresenta a peça Operação Lava Mato, sexta e sábado, no Teatro Boa Vista.

Supermercados do Recife foram obrigados a reforçar o estoque de cervejas diante da grande procura nos dias de jogos do Brasil.

Aniversariantes
Artur Cunha, Danilo Pedrosa, Edilson Silva, Eduardo Albuquerque, Flávio Arrruda, Geraldo Torreão, Grácia Maranhão, Inácio de Barros Melo Neto, João Dias Fernandes, José Carlos Patriota Malta, Juliana Rocha, Julião Konrad, Márcia Teixeira, Maria das Graças Carneiro, Maria do Carmo Ferreira, Marcos Esteves e Turíbio Santos.