TELINHA » O céu e o inferno podem ser bem aqui The good place: Sucesso de público e crítica, série retorna à telinha no dia 27 de setembro para a segunda temporada

Anamaria Nascimento
anamaria.nascimento@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 21/07/2018 03:00

Sucesso de público e crítica, a série The good place tem data para voltar. Em 27 de setembro, sete meses após o season finale da segunda temporada, a produção retorna às telinhas para alegria dos fãs. Nos Estados Unidos, a produção foi definida como a melhor “para se discutir a era Trump” e debater os conceitos de “bom” e “mau”; “paraíso” e “trevas”.    

A série redimensiona as noções de céu e inferno a partir da chegada de Eleanor Shellstrop (Kristen Bell) ao paraíso por engano. The good place é originalmente da NBC e tem conquistado aficionados por comédias, sobretudo pela performance dos protagonistas.

Ted Danson, que dá vida ao protagonista masculino Michael, foi, na semana passada, indicado ao Emmy de melhor ator em série de comédia. Já Kristen Bell tem o rosto conhecido por ter apresentado algumas das principais premiações dos EUA e por protagonizar ou participar de filmes “divertidos e leves”. A voz da atriz também ficou famosa depois de ela ter narrado os 121 episódios de Gossip girl e por dublar a princesa Anna no filme Frozen.

Com duas temporadas já lançadas, The good place tem 25 episódios de 22 minutos (exceto o primeiro da segunda temporada, que tem o dobro de duração) no catálogo da Netflix: 13 da primeira e 12 da segunda. Quando a produção não está em hiato, os episódios são disponibilizados semanalmente na plataforma, às quintas-feiras.

A história começa quando Eleanor morre e é recebida no “good place” (lugar bom). Ela é ciceroneada pelo simpático Michael, que apresenta o “paraíso” a ela. Para lá, só vão pessoas que conquistaram uma pontuação alta durante o tempo de vida. Cada boa atitude na Terra, como plantar uma árvore, ajudar um idoso a atravessar na faixa, corresponde a um saldo positivo.

Atitudes pouco nobres ou “ofensivas”, como dirigir pelo acostamento, “esquentar peixe no microondas do escritório” ou “pagar para ouvir música da banda de funk-rock da Califórnia Red Hot Chili Peppers”, por outro lado, fazem pontos serem descontados.

O desenrolar da trama se dá a partir dos conflitos de Eleanor no ambiente voltado para pessoas “do bem”. Ela não tem o perfil de boa samaritana exigido para conquistar uma vaga no paraíso e se sente uma farsa. No good place, cada pessoa tem uma alma gêmea (“almas gêmeas são reais e vocês passarão a eternidade juntos”, diz Michael). A de Eleanor é o professor de Ética e Filosofia Moral nigeriano Chidi (William Jackson Harper). Ele é responsável por ajudá-la a ser uma pessoa “melhor” e, assim, merecer estar ali.  

Chidi e Eleanor são vizinhos de Tahani Al-Jamil (Jameela Jamil) e Jianyu Li (Manny Jacinto). Juntos, eles descobrem segredos do paraíso e vivem uma relação de amizade e desavenças. Enquanto Eleanor é torturada por achar que não merece a felicidade eterna, os vizinhos vivem uma vida de luxo numa mansão “feita sob medida para eles”.

A versão sobre “a próxima etapa da existência humana no universo” da série pouco se parece com as representações religiosas existentes do paraíso. “Os hindus estavam um pouco certos, os muçulmanos também. Judeus, cristãos, budistas, todas as religiões acertaram uns 5%”, diz Michael ao apresentar o lugar a Eleanor. Seja qual for a sua crença, ver The good place é uma forma divertida de discutir política, moralidade e filosofia.

Saiba mais

Indicados ao Emmy 2018

Curb your enthusiasm

O ator e roteirista Larry David, um dos responsáveis por Seinfeld, vive uma versão ficcional dele mesmo. No elenco, nomes como Ted Danson, Cheryl Hines, Jeff Garlin, Richard Lewis, Bob Einstein. As temporadas estão disponíveis na plataforma HBO GO. Indicada ao Emmy nas categorias série de comédia e ator em série de comédia.

Grace and Frankie

Protagonizada por Jane Fonda e Lily Tomlin, a história gira em torno de duas mulheres idosas que são surpreendidas por um pedido de divórcio duplo. Seus maridos revelam que são amantes e finalmente decidiram se casar. Temas como homossexualidade, racismo, romance e amizade na terceira idade são abordados. Indicada na categoria atriz em série de comédia (Lily Tomlin).

Unbreakable Kimmy Schmidt

A série conta a história de Kimmy, interpretada por Ellie Kemper, que passou 15 anos trancada em um porão por um pastor de uma seita cuja crença era o apocalipse. Depois de ser liberta, ela decide aproveitar a vida intensamente em Nova York. O elenco conta com Jane Krakowski, Tanner Flood, Dylan Gelula e Tituss Burgess. Indicada ao Emmy na categoria série de comédia.