LITERATURA » Da hora de ninar às páginas do livro

Publicação: 20/08/2018 03:00

A hora de dormir sempre foi o momento mais esperado do dia na casa da psicopedagoga Maria Melo. Quando chegava do trabalho, mesmo cansada, ela cumpria o ritual de sentar junto à cama das filhas e contar uma história. Às vezes, escolhia uma das muitas dos Irmãos Grimm. Outras, deixava a imaginação fluir na tentativa de fazer as crianças pegarem no sono. Esses contos, feitos a partir dos elementos do cotidiano, nunca saíram da cabeça das meninas. Nesta quinta-feira (23), para celebrar os 60 anos de Maria, a família decidiu transformar aquela imaginação em realidade. Um livro com a história que permaneceu no cotidiano familiar por mais de 20 anos foi editado e será lançado na Livraria da Praça, em Casa Forte.

Os Pintinhos coloridos conta a história da galinha Mariinha e sua luta para proteger - junto com o marido, o galinho Saulinho - seus dez ovos coloridos. Para criar essa saga, Maria recorreu à memória afetiva das filhas, hoje com 29 e 28 anos. Mariinha, na verdade, era a avó de coração das meninas, que tinha um galinheiro no quintal e sempre levava as netas para recolher os ovos.

O quintal, espaço do brincar delas, foi também transformado em um motivo de iniciação à leitura. “Considero que é importante contar histórias já na gestação. E eu fazia isso. Contava histórias e conversava com o bebê quando eu estava grávida. E continuei fazendo isso durante toda infância delas”, explica Maria.

Como professora, ela sabe da importância da estimulação precoce à leitura. Aprendeu na prática, também, que as noites debruçada sobre a própria criatividade era de reforço do vínculo materno. “Para mim, era prazeroso esses momentos com elas. Momentos de muito afeto e criatividade. Era muito divertido. Elas ficavam atentas, curiosas, faziam perguntas”, acrescenta.

A história dos pintinhos coloridos mudou muitas vezes. Da época da oralidade até ser transformada em papel, ganhou novos elementos a cada noite de regresso de Maria do trabalho. A versão final, mantida viva na memória das filhas mais duas décadas depois, está disponível no livro.

“A mensagem que passa é de amor e proteção dos pais. Da união entre eles e também da diversidade, já que são pintinhos coloridos”, conta Maria.

O lançamento da obra ocorre a partir das 17h. O livro tem ilustrações da pernambucana Amanda Aquino, selecionada em 2017 para participar do Artist’s Alley da CCXP, em São Paulo, e será vendido apenas no dia do lançamento. Após o evento, a obra infantil pode ser adquirida por solicitações no e-mail: livropintinhoscoloridos@gmail.com.