HQ conta disputa de poder no estado

Publicação: 18/08/2018 03:00

A poucos meses das eleições para governador do estado, uma parte importante da política de Pernambuco é resgatada na HQ Luto (Peba Publicações, 134 páginas, R$ 20). A obra, escrita por Bruno Florêncio (bj fogueteiro) e editada pela antropóloga Gabriela Pimentel, tem como pano de fundo a disputa de poder entre Francisco de Assis Rosa e Silva e Emídio Dantas Barreto, candidatos ao governo em 1911. A publicação será lançada neste sábado, a partir das 10h, na Estação Central Capiba – Museu do Trem do Recife (Rua Floriano Peixoto, s/n, São José).

O lançamento contará com debate sobre a obra e o período histórico retratado. Também serão expostas 20 páginas da HQ, em versão ampliada, que poderão ser vistas até 31 de agosto. Pesquisadora da área de cultura popular, a editora Gabriela Pimentel diz que uma das propostas é revisitar uma passagem hoje pouco conhecida do passado de Pernambuco, a partir de uma mídia acessível.

Ambientada no Sertão, a trama construída a partir de pesquisa histórica é centrada na rivalidade entre as fictícias famílias Bezerra e Araújo. O livro tem arte de Rafael Dantas, Milton Estevam, Téo Pinheiro e Rafael Anderson. A presença de artistas diversos serve para enfatizar as diferenças entre os períodos retratados. Os flashbacks, por exemplo, são em preto e branco, a partir de técnicas de xilogravura. Aliás, a capa é do cordelista J. Borges.  

Após o lançamento, Luto estará disponível em alguns pontos de venda como a Banca Globo (Av. Guararapes, 253), Bakamoon Comic Store (Av. Conde da Boa Vista, 50, loja b, térreo) e Tocadisco Comic Store (R. Joaquim Nabuco, 330). (Breno Pessoa)