João Alberto "Deus tem sede que nós tenhamos sede dele.", Santo Agostinho

Colaboração: Thayse Boldrini
@joaoalbertodp
@blogjoaoalberto
Telefone: 2122.7520
e-mail: jadiario@terra.com.br

Publicação: 01/08/2018 09:00

Dificuldade das senadoras

Das atuais 13 senadoras brasileiras, oito terminam o mandato em dezembro e algumas terão dificuldade para se reeleger. Apenas três têm palanque garantido para a eleição de outubro: Ana Amélia, do PP do Rio Grande do Sul, Marta Suplicy, do MDB de São Paulo, e Ângela Portela do PDT de Roraima. Lídice da Mata, do PSB da Bahia, e Gleisi Hoffmann, do PT do Paraná desistiram e vão tentar mandato de deputadas federais.  Lúcia Vânia, do PSB de Goiás, Regina Souza, do PT do Piaui e Vanessa Grazziotin ainda tentam espaço nas majoritárias dos seus partidos.

Decoração & ambientação
A Hunbter Douglas promove sua convenção nacional no Recife, com dois grandes eventos. Amanhã, jantar no Beach Club do Sheraton Reserva do Paiva, inspirado na cultura e artesanato de Pernambuco e sábado Baile de Máscaras no Instituto Ricardo Brennand, inspirada no Carnaval de Veneza, com gôndolas, damas da corte, pierrôs, colombinas e máscaras luxuosas. A luxuosa ambientação das duas festas será assinada por Romildo Alves.

Divisão
Alberto Goldman, ex-governador de São Paulo e uma das principais lideranças do PSDB, publicou artigo domingo na Folha de São Paulo com duras críticas a João Dória Júnior, candidato do partido ao governo de São Paulo. Num dos trechos diz que ele nada tem a ver com a história e o programa do partido e tem ambições sem limite e conduta reprovável.

Pró-Criança
Sebastião Barreto Campelo comanda esta noite, na D’Hartes Recepções, jantar de adesão dentro da programação dos 25 anos do Movimento Pró-Criança. Valor arrecadado vai para as obras sociais da admirável instituição.

Histórico
Chico Buarque e Gilberto Gil reeditaram um momento histórico no Festival Lula Livre, ao entoarem a composição Cálice, no momento mais aplaudido da noite. Os dois haviam cantado a música juntos em 1973, quando foram censurados pelo regime militar.

Diversidade
A Parada da Diversidade - idealizado pelo Fórum LGBT de Pernambuco, terá como  tema “Qual sua plataforma?”, dia 16 de setembro, com concentração no Parque Dona Lindu e participação de 12 trios elétricos.

Suplente
Jarbas Vasconcelos já escolheu o primeiro suplente da sua candidatura ao Senado. Será Fernando Dueire.

Gastronomia
O restaurante Castelus, no Instituto Ricardo Brennand, promove de hoje até o dia 30, Festival de Carnes Curadas, com pratos especiais criados a quatro mãos pelos chefs Abdo Vila Nova e Mirna Gomes.

Razão
O comentarista Casagrande revelou que uma das razões da derrota da seleção brasileira foi a vaidade dos jogadores que viraram pospstars, com desejos que não tinham, pedindo coisas que não têm nada a ver com futebol por vaidade. E dos grandes erros de Tite foi não ter um psicólogo na sua imensa comissão técnica.

Bonito gesto
A Copa Airlines teve um bonito gesto, ao não cobrar pelo traslado do corpo da estudante pernambucana Raynéia Gabrielle Lima, executada na Nicarágua. Corpo vai de Manágua para a Cidade do Panamá e de lá para o Recife.

Cidadania
Parte da renda com a venda do livro Sucesso: O que Elas pensam, que Camila, Felipe e Eduarda Haeckel lançam na próxima quarta-feira, no Teatro do RioMar, será revertida para a Fundação Terra, Natal Solidário, AACD e Amigos do Bem.

Convenção
Presidente nacional do partido, Luciana Santos estará à frente hoje em Brasília da convenção do PCdoB, que confirma a candidatura de Manuela D’Ávila à Presidência da República.

Moda
Simon e Bernardo Carrazzonne vão abrir no Shopping Recife loja da Ciao, marca pernambucana de roupas masculinas, inspirada nas últimas tendências da moda europeia.

Miami
Alexandre Mirinda segue hoje, com a esposa Adriana, para temporada de 20 dias em Miami, prospectando a possibilidade de abrir uma empresa de construção civil naquela cidade da Flórida.

Retorno
O ex-jogador Zico assume hoje como diretor de futebol do Kashima Antlers do Japão, clube onde foi jogador, diretor e técnico.

Tênis
A campanha Pegada do Bem arrecadou 20 tênis na etapa pernambucana do Circuito Caixa. Os tênis doados pelos corredores foram entregues para o projeto Atletismo na Orla. Criada em 2014, já arrecadou mais de mil pares de tênis para instituições e projetos sociais.

Trânsito
O Ministério das Cidades, por meio do Denatran, e do Instituto Tellus, fechou parceria para implementar o  Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito, que tem como objetivo reduzir pela metade, em um período de dez anos, o índice de mortes no trânsito no país. 

Avicultura
São Bento do Una promove, de hoje a domingo, a Feira de Avicultura de Pernambuco, com intensa programação que inclui a tradicional Corrida da Galinha, na sua 21ª edição. Teremos também shows com Xand Avião e Gabriel Diniz.

Bolsonaro
Pesquisa do Instituto Big Data publicado pela Veja revela que o eleitor de Jair Bolsonaro é majoritariamente masculino, jovem, escolarizado e de alta renda. Características que mostram que ele não vai perder muito com o espaço apenas de segundos que terá no Guia Eleitoral.

Mordomia
Gilmar Mendes decidiu que Adriana Ancelmo permaneça em prisão domiciliar, mesmo tendo perdido o direito que justificou a medida anterior do ministro, a de ter um filho menor de 12 anos. O jovem completou 12 anos e ela não vai voltar para a prisão. Enquanto isso centenas de mulheres pelo país que teriam direito ao benefício permanecem presas.

Centro cultural
O Cais do Sertão, no Recife Antigo, é um dos mais modernos centros culturais do país. Possui auditório multiuso com 232 lugares, espaço para exposições temporárias, jardim suspenso, um bar/café no térreo e um restaurante na cobertura com vista para o mar.

Crise
Redes de alimentação brasileiras como Paris 6 e Madero expandiram para os Estados Unidos, mas uma realidade não tão lucrativa fez os planos mudarem e estão encerrando as atividades. O Coco Bambu,  continua em Miami Beach, mas aceitou um faturamento menor.

Movimento

A médica Mari Bahia comanda bate-papo sobre partos humanizados na Baby Kids Week, no dia 18.

Mais uma vez, a renda do McDia Feliz vai reverter para o Núcleo de Apoio à Criança com Câncer

Músicas da pernambucana MC Loma foram tocadas na festa de aniversário de Bruna Marquezine, no Rio de Janeiro.

Uma novidade na novela O Tempo Não Para, que estreou ontem na Globo, é Adriane Galisteu, que trocou sua loirice de anos por uma morenice, para fazer o papel da estilista Zelda.

O faraónico Templo de Salomão, da Igreja Universal, em São Paulo, comemora hoje seus quatro anos de funcionamento.

O livro mais vendido na Festa Literária Internacional de Parati foi Júbilo, Memória, Noviciado da Paixão, de Hilda Hilst, a homenageado do evento.

O Armazém Cia de Teatro volta ao Recife com a premiada peça Hamlet,com direção de Paulo de Moraes, de sexta a domingo, no Santa Isabel.

O Ballet da Opera Nacional da Ucrânia, faz apresentação única amanhã, no Teatro Guararapes. Grupo tem 38 pessoas dentre solistas, corpo de baile, técnicos e produção.

Esta noite, no Museu do Estado, teremos a abertura da exposição Agricultura da Imagem, com fotos e vídeos de Rodrigo Braga.

Aniversariantes

Adriana Belo, Ana Karina Teles, Cleyton Pinteiro, Cristina Johnson, Edinalva Barbosa, Elizabeth Carvalho, Ingrid Haubrich, José Ubiracy Silva, Lino Medeiros, Misael Montenegro Filho, Rodrigo Novaes, Rogério Fialho Moreira, Rosa Baptista da Silva, Sabrina Rocha, Thelma Daher e Verônica Melo.