João Alberto "Nossas dúvidas são traidoras e nos fazem perder o que, com frequência, poderíamos ganhar, por simples medo de arriscar". William Shakespeare

Colaboração: Thayse Boldrini
@joaoalbertodp
@blogjoaoalberto
Telefone: 2122.7520
e-mail: jadiario@terra.com.br

Publicação: 01/09/2018 03:00

Perigo dos skatistas nas ruas da cidade

O skate é um esporte para ser praticado em pistas feitas para isto. Nunca nas ruas. Infelizmente, tornou-se comum ver nas ruas da nossa cidade pessoas, jovens especialmente, deslocando-se com o equipamento, muitas vezes na contramão, o que, pode provocar acidentes. Todo cuidado é pouco.

Na Alepe
Quarta-feira, a Assembleia Legislativa fará reunião solene para homenagear os 100 anos do Clube de Engenharia de Pernambuco, que será representado pelo seu presidente, Alexandre Santos.

Canta Lulu
Lulu Santos mostra o show em que comemora os 45 anos de carreira, neste sábado, no Classic Hall.

Medicina
Um dos maiores eventos da especialidade na América Latina, o Congresso Brasileiro de Ecografia Vascular, acontece de quarta a sábado, no Sumverville de Muro Alto, presidido por Adriana Ferraz, tendo como diretor científico André Valença. Teremos palestrantes dos Estados Unidos, França, Alemanha e Canadá.

Amiga das Mulheres
A deputada Teresa Leitão comanda segunda-feira, às 18h, reunião solene da Assembleia Legislativa, para entrega do prêmio Prefeitura Amiga da Mulher-2018.

Alemanha
A Data Nacional da Alemanha volta a ser comemorada no Recife. Será com recepção dia 28 de setembro, no Centro Cultural Cais do Sertão, no Recife Antigo, comandada pela cônsul Maria Könning de Siqueira Regueira.

Sem comemoração
Pela primeira vez em muitos anos, o oncologista Rossano Araújo não fará festa para comemorar seu aniversário, neste sábado. Ele está em Gramado, participando de congresso de mama.

Comitê
Augusto Coutinho reúne amigos neste sábado, às 10h, para inaugurar seu comitê eleitoral, na Antônio de Góes, no Pina.

Na Tribuna
Um dos mais competentes integrantes da equipe de Paulo Câmara, Fred Amâncio é o entrevistado do João Alberto Informal, hoje, às 18h50, na TV Tribuna. Fala das principais ações da Secretaria de Educação, incluindo novos projetos que estão sendo implantados.

Escrita
Patrícia Tenório e Adriano Portela comandam a 6ª edição dos Estudos em Escrita Criativa neste sábado a partir das 10h, na Cultura do RioMar. Vão explorar referências e processos criativos para a produção literária.

Cannibal
A Cepe promove neste sábado, às 16h, no Alto José do Pinho, o lançamento do livro Música para o Povo que não Ouve, do cantor Cannibal.

Relax
O Espaço Verde de Aldeia atrai muitos colunáveis para seu pacote do feriadão de 7 de setembro, de quinta a domingo.

Habilidades
Murilo Gun lançou o projeto Habilidades do futuro, focado no desenvolvimento de carreiras profissionais. Em sintonia com essa nova fase, o pernambucano prestou, ao lado de outros conselheiros, um dia de consultoria na sede do PL&O Advogados, no Poço da Panela.

Academia
A secretária Ana Paula Vilaça comemora o sucesso das Academias Recife. São 18 espalhadas por toda a cidade, com serviços gratuitos. Na unidade da Praça da Torre, são quase 9,4 mil inscritos. Só neste último mês, 64 pessoas realizaram novos cadastros.

Café
O Senado abriu licitação para adquirir 29 toneladas de café em pó, com gasto previsto de até  R$ 548 mil. De acordo com o edital, o produto deve ser do tipo arábica e entregue acondicionado em pacotes de 500 gramas.

Filme
Fabiana Karla e Marcelo Serrado estarão juntos como aluna e professor no filme Crô em Família, que estreia no dia 6 de setembro. Eles já atuaram juntos em 2012, no remake da novela Gabriela, quando Fabiana interpretou a fogosa Olga, ao lado de Tonico (Marcelo Serrado).

Japonês
O terceiro melhor sushimen do mundo classificado na World Sushi Cup 2018, no Japão, comanda o Akira Cozinha Japonesa, em Piedade. Valter Santos desbancou outros 17 cozinheiros de outras nacionalidades na etapa final do concurso.

Fashion
O estilista pernambucano Walério Araújo lança  segunda-feira nova coleção, desenvolvida com exclusividade para o Espaço Somos, na Rua da Aurora. Ele apresenta um mix de exuberância e modernidade em vestidos, camisetas, com franjas, paetês e logos bordadas em metal.

Bagagem
A Ryanair, a maior companhia aérea de baixo custo da Europa, passará a cobrar uma taxa adicional dos passageiros que levarem uma bagagem de mão de até 10kg na cabine. Grátis, será possível apenas um item pessoal, como uma bolsa ou uma mochila pequena.

Carreira // Requisitada
A recifense Julia Konrad acaba de gravar o longa Kardec, interpretando a médium Ruth-Celine, considerada a reencarnação prévia de Chico Xavier. Também está escalada, para o Sétimo Guardião, nova novela das 21 da Globo, onde interpretará Raimunda, uma menina de 25 anos, tímida e muito estudiosa.

Confidencial
Dois jogadores costumam fazer a festa quando vão a restaurantes da nossa cidade. Magrão e Grafite. Procurados, nunca se furtam a tirar uma selfie com os admiradores.

IN

Inauguração em São Paulo da Transforma Brasil, agência nacional de incentivo ao voluntariado, inspirada no Transforma Recife.

OUT
Apoiadores de Jair Bolsonaro que atacaram Renata Vasconcellos no Instagram, após entrevista ao Jornal Nacional.

Gente Bonita: Luiza Carvalho

Teatro
O pernambucano Gustavo Agra viaja, em média, dez vezes ao Rio e São Paulo por ano, em busca de espetáculos para trazer ao Recife. Recentemente foi ao Cazaquistão, Tailândia, Espanha e Chile, com o propósito de ver novas produções.

Comédia
Após temporada no Rio, a comédia Mercado Amoroso com Karen Junqueira, Leticia Birkheuer e Germana Guilherme chega para duas apresentações sexta e sábado, no Teatro RioMar.

Boa ideia
Para preparar melhor os candidatos às vagas, a Agência de Empregos do Governo do Estado está oferecendo aulas de português e matemática.

Arte
O pernambucano Carlos Vasconcelos lança a exposição Animalis, dia 12, no Espaço Cultural de Criação, na Boa Vista, com 15 peças exclusivas que apresentam ilustrações com representação visual que conduzem  novos olhares à mente do observador sobre a imagem à sua frente.

Frevo
O projeto Recife do Frevo e do Passo da Orquestra Arruando fará, neste domingo, o segundo show, no Marco Zero. Desta vez, o grupo vai prestar homenagem a Nascimento do Passo e vai receber o Maracatu Várzea do Capibaribe.

Candidato
O general de Exército Guilherme Cals Theophilo de Oliveira, neto de Marieta e César Cals que durante muitos anos moraram no Recife, é candidato a governador do Ceará, pelo PSDB.

Nos States
O futebol – soccer como eles chamam - está cada vez influenciando mais os norte-americanos. Canais de TV abertas transmitem ao vivo jogos dos campeonatos inglês, espanhol, italiano e alemão.

Dia da Criança
A contadora de histórias Ilana Ventura comanda a festa do Pijama que vai assinalar o Dia da Criança no Sheraton Reserva do Paiva.

Madre de Deus
O padre Rinaldo Pereira revela que o desabamento da sacristia da Madre de Deus não vai interferir nos casamentos e eventos religiosos e artísticos programados para o templo.

Bate-bola

Edgar Andrade // Fundador do FAB Lab no Recife

O que despertou interesse em fazer parte do movimento Fab Lab?
A possibilidade de prototipar o mundo. Esse trecho de uma fala de Silvio Meira sobre o Fab Lab Recife resume tudo: “Olhar para um problema e entender que a partir dele é possível desenvolver algo que possa virar negócio ou mudar a vida de alguém, ou quem sabe até de muita gente, é transformador”.

Como a sua iniciativa está ajudando a cena local?
Trabalhamos com inovação desde 2010, inauguramos o Fab Lab em 2014 e ninguém sabia o que era fabricação digital, prototipagem rápida, muito menos o que seria um Fab Lab. Estamos tentando desde então derrubar a barreira mais importante que é a da cultura do “façam por mim”, para a construção da cultura do “Faça Você Mesmo”.

Qual o maior desafio para manter o Fab Lab Recife ativo?
Vencer a barreira cultural. Fazer as pessoas e empresas entenderem que o mundo está mudando rapidamente e que em 10 anos existirão três tipos de empresas: as falidas, as que lutarão para sobreviver e as que determinarão as tendências que impactarão os negócios e as cidades no Brasil.

Como foi o convite para participar de um reality sobre cultura maker?
Estou fazendo parte de um time do Discovery Channel, da Academia de Filmes, com Marcelo Tas, Rita Wu e Ricardo Cavalini. Soltei aquelas brincadeiras de costume, misturando com as provocações mais sérias que costumo fazer e parece que isso agradou o pessoal.

Movimento

A pintora Juliana Lapa abre sua primeira individual neste sábado, na Torre Malakoff, com o título Eu Não Estou Louca, que discute a questão do feminino.

Neste domingo se comemora o Dia Mundial do Repórter Fotográfico.

A Uptown Blues Band faz show neste sábado, no Barito, casa de jazz e blues de Gravatá.

A 14ª temporada de Grey’s Anatomy chega à Netflix neste sábado. A 15ª temporada de estreará nos Estados Unidos dia 27 de setembro.

Academia da Berlinda faz show dia 21 de setembro, no Clube Bela Vista.

O empresário Pedro Alexandria comanda um bate-papo sobre  a experiência com e-commerce, neste sábado, no Senac.

O rabequeiro Seu Luiz Paixão faz show neste sábado às 17h, no Museu do Estado, dentro do projeto Ouvindo e Fazendo Música.

A Pitombeira dos Quatro Cantos inicia na sexta-feira a temporada de ensaios.

Manuel Fernandes comemora o sucesso da sua Bottega Bastardi.

Um dos maiores sucessos nas boates atualmente é a música de Renato Russo Que País é Esse?, que foi feita nos anos 70.

Coluna de João Alberto: o café da manhã do pernambucano.

Aniversariantes

Sábado:
Alexandra Morais, Bruna Siqueira Campos, Caetano Gomes da Silva, Eduardo Vital, Fernando Catão, Fernando Didier, Gabriel Trigueiro, Karina Amorim, Maria Adélia Bandeira de Mello, Maria do Carmo de Andrade Lima, Maria Helena Wolfenson, Nicole Dantas Perez, Paulinho Melo, Thereza Dias Sampaio.

Domingo: Ana Amélia Tavares de Oliveira, Ana Nogueira, André Aguiar, Frederico Pernambucano de Melo, Inácio Feitosa, Luiz Henrique Vieira, Melchiades Montenegro Filho, Ricardo Pereira de Carvalho, Simone Magalhães, Sueli Bahia e Tácito Pimentel.