LANÇAMENTO » Livro-dicionário para incentivar a militância

Publicação: 12/09/2018 03:00

O poeta Marcelo Mário de Melo lança hoje o Dicionário poético militante, em evento às 19h, no Porto Digital (Rua do Apolo, 235, Bairro do Recife). O livro, dedicado à vereadora Marielle Franco e ao motorista Anderson Pedro Gomes, assassinados em março deste ano em atentado no Rio de Janeiro, apresenta 142 textos em ordem alfabética, alinhados em colunas, fazendo referência aos dicionários. “Eu tive a ideia de dividir os meus poemas em ordem temática e, quando juntei os poemas políticos, percebi que os títulos também poderiam ser divididos em ordem alfabética e organizei como um dicionário. Ficou econômico e original”, explica Melo, sobre a obra que faz duras críticas ao simplismo, ao superficialismo e ao eleitoralismo.

“Quero convidar as pessoas para aprofundar o debate político e refletir sobre as questões fundamentais da política. É um livro que incentiva a militância, sem perder o humor e sem desrespeitar o posicionamento político alheio”, diz o autor.

No lançamento, com direito a sarau, o livro-dicionário estará à venda por R$ 30. O pôster do poema Bandeiras, ilustrado por Anacleto Elói, poderá ser adquirido por R$ 10.

MIGUEL ARRAES

Também hoje, o poeta e compositor pernambucano Rodolfo Aureliano promove festa temática de lançamento do livreto de prosa rimada sobre o ex-governador Miguel Arraes, no hall da loja Passa Disco (Rua da Hora, 345, Espinheiro). A chegada de Miguel Arraes no céu é inspirada no saber popular e em causos e personagens da cultura nordestina. O evento contará com pocket show de Márcia Pequeno e do Trio Pé de Serra e apresentação solo de Almir de Oliveira, integrante da banda Ave Sangria, apresentando projeto autoral de canções inéditas.