DIARIO NOS BAIRROS » Reduto de história e preservação "Pedaço de um município do interior dentro da cidade grande", o Sítio da Trindade, no Recife, está aberto para o público e as expressões artísticas

Publicação: 14/09/2018 03:00

Um conjunto histórico e paisagístico no meio da malha urbana da Zona Norte. Um celeiro de manifestações artísticas e lazer familiar a céu aberto. O Sítio da Trindade, em Casa Amarela, é um espaço de disseminação da cultura e preservação do meio ambiente. Desapropriado e declarado de utilidade pública em 1952 pela Prefeitura do Recife, tem área de 6,5 hectares, entre as estradas do Arraial e do Encanamento. O parque é roteiro diário de moradores não só do bairro, mas de outras localidades.

Tombado em 1974 pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Sítio da Trindade foi um dos espaços mais importantes no período da invasão holandesa, escolhido como local de resistência contra invasores. Foi lá que se ergueu, na parte mais elevada do terreno, o Forte Arraial do Bom Jesus, chamado também de Arraial Velho. Mais tarde, após uma série de conflitos, todas as terras do arraial passaram a pertencer à família Trindade Paretti, de onde surgiu o nome Sítio Trindade adotado até hoje.

O local abriga uma série de atrações culturais e sociais. No período de ciclos festivos, como o São João, chega a receber mais de 50 mil visitantes, onde se pode desfrutar de apresentações de quadrilhas, concursos, feirinhas, recitais, entre outras ações.

De acordo com a chefe de divisão do Sítio da Trindade, Patrícia Reis, o espaço é bastante rico principalmente pela diversidade cultural e é visto como um pedaço de um município do interior dentro da cidade grande. “Estar à frente do Sítio é voltar no tempo e adentrar um pouco na história da construção do nosso estado. O parque nos permite um aprendizado diário, pois em cada canto desse recinto tem uma história para contar e um pouquinho do nosso povo. Existe beleza em todos os elementos que compõem esse lugar, é simplesmente fantástico”, diz.

“Eu costumo dizer que o sítio é um espaço do povo. Aqui nós recebemos diversas manifestações, dos mais variados gêneros, que enriquecem cada vez mais a sociedade, num contexto cultural e educativo. A questão do meio ambiente é dos pontos mais bonitos e primorosos desse lugar. A natureza foi muito generosa conosco e temos o dever de preservar tudo isso”, afirma Patrícia.

Durante todo o ano, o Sítio da Trindade oferece inúmeras ações gratuitas e ao ar livre para os públicos de todas as idades e gostos. Aulas de ginástica, alongamento, caminhada, pista de cooper, parquinho de brinquedos, atividades circenses são desenvolvidas diariamente. O local ainda abrange eventos de teor social ofertando serviços como exames, feira orgânica, cursos de informática, aulas de música, dança, teatro, capoeira, cantinho da leitura e troca de livros. (Mabson Rodrigues)