SÃO PAULO » Ai Weiwei monta maior exposição de sua carreira

Publicação: 22/10/2018 03:00

O artista chinês Ai Weiwei inaugurou no sábado a maior exposição de sua carreira, e a primeira do Brasil, com um tour por seus clássicos e a apresentação de obras inéditas que expressam sua leitura das raízes brasileiras. Raiz Weiwei é composta por setenta peças e se estende ao longo dos quatro andares da Oca, espaço circular do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, projetado por Oscar Niemeyer.

Dois dias antes da inauguração, funcionários abriam as caixas e distribuíam as peças com as obras com total cuidado e precisão. Pouco antes de uma apresentação especial para imprensa, o artista chinês caminhava pelo subsolo, onde as obras mais pesadas foram instaladas.

Os destaques entre elas incluem a instalação integral pela primeira vez da icônica Reto, uma série de vigas de aço compostas de 164 toneladas de material recuperado dos escombros de escolas em Sichuan (sudoeste da China), após o terremoto que atingiu a cidade em 2008.

Na tragédia, milhares de estudantes presos em prédios que não atendiam aos padrões de qualidade perderam a vida, levando o artista a lançar seu primeiro ato de defesa dos direitos civis, um desafio pelo qual o governo comunista chinês o fez pagar caro, pois ele terminou preso por 81 dias.

Vários pedaços de couro pendurados nas paredes deste andar contêm citações em inglês, principalmente de brasileiros ligados à literatura e à cultura, com forte conteúdo social e político. “Lavar as mãos diante dos conflitos entre os poderosos e os que não têm poder é tomar o lado dos poderosos, não ser neutro”, diz um deles. (AFP)