BURKINA FASO » Contos de um país africano no palco da Fundação

Publicação: 10/12/2018 03:00

O contador de histórias africano François Moïse Bamba apresenta hoje, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), em Casa Forte, às 19h, a peça Palavras de mulheres do meu vilarejo. A montagem é baseada numa série de experiências familiares vividas pelo artista, ambientadas de acordo com interação do público. As narrativas retratam elementos de Burkina Faso, o país onde ele nasceu, como cultura, histórias, crenças, valores e visões de mundo. A apresentação é gratuita e encerra o ciclo da temporada 2018 no Brasil, por onde ele passou por capitais como São Paulo, Salvador, São Luís e Maceió, além de passagens pelo interior de Pernambuco e por Olinda.

O ator é conhecido como o Ferreiro Contador, por viajar o mundo promovendo ações de conscientização, cultura e arte, além de levar histórias do continente africano para diversos países. “É com o coração apertado e, ao mesmo tempo, cheio de alegria, que faremos a última apresentação desta circulação no Brasil. O interesse do ser humano é fazer encontros. E foram numerosos e ricos esses encontros aqui”, afirma François. “A apresentação no Recife traz contos tradicionais do meu lugar, que me foram transmitidos de boca a orelha. Eles falam da vida, do encontro, da humanidade, da partilha. Será também minha maneira de dizer um grande obrigado ao Brasil e em especial a Recife, pela acolhida.”

Essa é a terceira vinda do artista ao Brasil. Em 2017, ele participou Festival de Teatro do Agreste (Feteag), no Recife e em Caruaru.

Serviço

Recife recebe contador africano François Moïse Bamba
Quando: hoje, às 19h
Onde: Fundação Joaquim Nabuco, Avenida Dezessete de Agosto, 2187, Casa Forte
Quanto: gratuito