70 ANOS » Ilustrações de Direitos Humanos ganham as ruas

Mariana Moraes
mariana.moraes@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 06/12/2018 03:00

Neste mês de dezembro, quando a Declaração Universal de Direitos Humanos completa 70 anos, artistas pernambucanos se uniram para ressignificar seus artigos e aproximá-los do público. O coletivo independente Mutirão, com apoio da Revista Continente, produziu 30 peças gráficas para ilustrar os 30 termos que compõe a carta assinada em 1948. Foram usadas técnicas como grafiti, ilustrações, pinturas a óleo, bordados, foto colagem e caricaturas.

“Criamos um mecanismo para que as ideias possam ser propagadas. As imagens servirão de apoio, encurtarão o caminho para a informação, mas as mensagens são a mesmas. Queremos que as pessoas leiam, vejam e entendam” afirmou o designer e idealizador do projeto, Celso Filho. “É um documento que precisa ser vivido e relembrado.”

Os 30 artistas participantes do projeto estudaram e deram sua personalidade aos termos apresentados na declaração para montar a exposição, que será realizada hoje no Apolo 235 (Rua do Apolo, Bairro do Recife). Participam Bia Melo, Biarritzzz, Catarina Dee Jah, Celso Filho, Clara Moreira, Clara Nogueira, Clara Simas, Eduardo Nóbrega, Felipe Vaz, Guilherme Moraes, Hana Luzia, Ianah, Isabela Stampanoni, Isabella Alves, Joana Liberal, João Lin, Laura Pascoal, Marília Feldhues, Mascaro, Mauricio Nunes, Mello, Priscila Lins, Raoni Assis, Raul Luna, Raul Souza, Rodrigo Gafa, Roger Vieira, Simone Mendes, Thales Molina e Wictor Outro.

“É importante mostrar para todo mundo que isso (a declaração) não é coisa de comunista. É para todo mundo, não é de direita ou de esquerda”, comenta Raul Souza. Além da exposição na galeria, as ilustrações vão tomar as ruas do Recife. O grupo realizará um “lambidaço” -  distribuição de lambe-lambes pela cidade  - no domingo.