João Alberto "Mude sua vida hoje. Não deixe para arriscar no futuro, aja agora, sem atrasos". Simone de Beauvoir

Colaboração: Thayse Boldrini
@joaoalbertodp
@blogjoaoalberto
Telefone: 2122.7520 e-mail: jadiario@terra.com.br

Publicação: 01/12/2018 09:00

A grande noite da Sociedade Pernambucana

Maior evento social do final de ano no Recife, a festa de lançamento da 36ª edição do livro Sociedade Pernambucana, editado pela EBGE, reúne todo nosso mundo empresarial, político, jurídico e social, terça-feira, a partir das 19h, na Arcádia de Boa Viagem. Evento será coordenado por Aninha Queiroz, com cerimonial de Tatiana Marques. Espaço receberá uma decoração especial de Robson Chagas, com sonorização de Mano Som. Além do autógrafo do livro, teremos show com o DJ Magal e um sofisticado buffet assinado pela Arcádia, além de completíssima mesa de doces assinada por Alexsandra Barbosa, da Benta Brigadeiro, incluindo bolo comemorativo ao lançamento e carrinho da Lu Brownie Gourmet, de Ana Luiza Wanderley e bem-escritos de Dona Wilde. Coquetel terá scotch, cervejas e refrigerantes da Ambev e água mineral Serra Branca. Um espaço da Pitú servirá caipiroscas exclusivas e o café Lavazza estará presente. E eu terei a felicidade de receber os amigos.

No palácio
Neste domingo, às 10h, no Campo das Princesas, acontece edição do projeto Música no Palácio, com Arthur Philipe e a Orquestra Matéria Prima. No repertório, sucessos de Charles Aznavour.

Noite japonesa
O cônsul Jiro Maruhashi, uma figura da maior simpatia, comanda quarta-feira, no Mar Hotel, a recepção que assinala o aniversário do Imperador Akihito, que é a Data Nacional do Japão.

Fim de ano
O presidente Javier Ramirez comanda na próxima sexta-feira a confraternização do Tecon Suape, no Sheraton do Paiva.

Na Tribuna
O deputado Luciano Bivar é o entrevistado deste sábado do João Alberto Informal, às 18h50, na TV Tribuna. Fala do PSL, partido que preside e que tem o presidente Jair Bolsonaro, das expectativas pelo novo governo, de suas metas na Câmara dos Deputados e do Sport, como um dos mais vitoriosos presidentes da história do rubro-negro.

Cultura Judaica
Neste domingo, entre as 15h e 19h, na Rua do Bom Jesus, recebe a 27ª edição do Festival da Cultura Judaica, que reúne artesanato, gastronomia, música e danças de Israel.

Gente Bonita: Ângela Moura

Cerimônia // Diplomação
Será quinta-feira, às 15h, no Classic Hall, a diplomação do governador, da vice, dos senadores e dos deputados estaduais e federais eleitos em outubro. Evento será comandado pelo desembargador Luiz Carlos Figueiredo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral. Como tem viagem oficial agendada para a data, Jarbas Vasconcelos será diplomado senador, segunda-feira, na sede do TRE

Confidencial
Enquanto só se fala na Escola sem Partido, é deixada de lado a deplorável situação da educação brasileira, sempre em posições profundamente negativas nas principais avaliações internacionais do setor.

IN
A suspensão da absurda privatização do Aeroporto dos Guararapes, junto com várias unidades deficitárias

OUT
Onda de roubos de celulares em pessoas que andam pelo calçadão da Avenida Boa Viagem.

Palestra
Um dos mais respeitados jornalistas econômicos do país, Carlos Alberto Sardenberg faz palestra segunda-feira, no Teatro do RioMar, em evento da Unimed Recife.

Confraternização
O provedor Alberto Ferreira da Costa comanda sexta-feira, na Arcádia de Apipucos, a festa de final de ano do Hospital Português.

Nóbrega
Os ex-alunos, funcionários e professores do Colégio Nóbrega, de saudosa memória, onde fiz todo o então curso ginasial, mantêm a tradição de se reunir todos os anos. O 11º encontro será neste sábado, a partir do meio-dia, na Bodega do Zezo, na Antônio de Góes.

Nupcial
Acontecimento social de destaque na próxima semana será o nupcial de Rafaella, filha de Rita de Cássia e Adilson Torreão Filho, e Thiago, filho de Fernandinha e José Luiz Pimentel. Será na Ordem Terceira do Carmo, com recepção na Arcádia de Boa Viagem.

Festa dupla
Fábio Guimarães, chefe do cerimonial da Prefeitura do Recife e a jornalista e bailarina Marta Guimarães comemoram seus aniversários com festa neste sábado, às 21h, no SinsPire, no Recife Antigo.

Volta
Depois de temporada de férias, Thayse Boldrini reassume amanhã na equipe da coluna. Meu registro de agradecimento a Marina Simões, que a substituiu com muita eficiência.

Inauguração
A joalheria Monte Carlo abre a sua primeira loja no Recife, quarta-feira, com coquetel e a presença da CEO da marca, Patrícia Balbi, e da empresária e trendsetter paulista Luciana Tranchesi, ciceroneadas por Carla Bensoussan. No evento, será lançada a nova coleção da marca, Holidays, que busca reviver a exuberância dos anos 1950 e o frescor do Rio de Janeiro na década de 1960.

Honoris causa
Robert Alwxy, mais importante filósofo do Direito Alemão vivo, recebe segunda-feira, o título de Doutor Honoris Causa da UFPE,  na Faculdade de Direito do Recife. É um dos autores mais citados no mundo inteiro, especialmente no Brasil e suas ideias são muitas vezes aplicadas pelo ST. Será saudado pelo seu colega e anfitrião João Maurício Adeodato.

Italianos
O cônsul e sra. Gabor de Zagon convidam para coquetel com a comunidade italiana, terça-feira, na Trattoria Toscana, com a presença do senador Ricardo Merlo, do embaixador da Itália no Brasil, Antônio Bernardini e Luigi Marie Vignali, diretor-geral para os italianos no exterior e Políticas Migratórias.

Carrero
Dentro da programação dos 70 anos de Raimundo Carrero, Cida Pedrosa e Lourival Holanda fazem palestras sobre sua obra, esta tarde, no Museu do Estado.

Bate-bola - José Ubiracy Silva // editor do Sociedade Pernambucana

Quais as novidades da edição deste ano?

Como sempre acontece, existe um enorme trabalho para melhorar o livro, a cada nova edição. Cuidamos com muito carinho da apresentação gráfica e especialmente da fidelidade dos dados

Quantas pessoas trabalham no livro?
São mais de 20 pessoas, que há meses se dedicam às várias tarefas da obra: da conferência dos dados dos colunáveis e da Lista de Autoridades e dos contatos comerciais.

Qual o segredo da longevidade da obra?
Manter uma publicação por 36 anos não é uma tarefa fácil, sempre procurando manter o interesse da obra, que é consultada por todo mundo que é importante no estado.

Qual o critério para figurar no livro?
Isto é uma tarefa de João Alberto, que é muito exigente na seleção: dos que entram, dos que saem, procurando manter no livro as pessoas que são importantes em todos os segmentos do estado.

Por que fazer uma festa no lançamento?
É uma tradição que vem desde a primeira edição. Poderíamos fazer um lançamento tradicional, numa livraria, por exemplo, mas optamos por reunir nossa sociedade no evento que é o mais importante do final de ano no Recife. E temos uma outra grande equipe, com Aninha Queiroz, Tatiana Marques, André Gimk, Robson Chagas e Mano Som, que trabalha intensamente para que tenhamos uma festa impecável.

Movimento

Ricardo e Graça Brennand recebem amigos, neste domingo ao meio-dia, na Capela do Instituto Ricardo Brennand, para missa do padre João Bosco.

O musical da Broadway Carousel terá montagem brasileira em 2020, mas escolheu a protagonista principal: Malu Rodrigues.

Assuero Gomes atuando como diretor de comunicação do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco.

O humorístico o Peru de Zé Lezin erá mostrado neste sábado no Teatro do RioMar.

Neste sábado na Escola Superior de Educação Física da UPE, acontece a 6ª edição da Corrida Contra o Câncer Infanto-Juvenil.

Graça Araújo será a homenageada do Festival de Curtas de Pernambuco, entre os dias 3 e 8 de dezembro, no São Luiz.

Termina amanhã o Burger Cult Recife , que reuniu 29 estabelecimentos que servem hambúrgueres.

Coluna de João Alberto: o café da manhã do pernambucano.

Aniversariantes

Sábado: Amândio Cardoso, Ana Venina, Andréa Guerra, Carol Sá Leitão, Francisco Viana, João José Amaral, Joaquim Carneiro de Araújo Neto, Kennedy Barreto, Marcela Gondim Sampaio, Márcia Silveira, Ricardo Melo, Sílvia Dias e Sílvio Pontual.

Domingo: Benedito Fonseca de Faria, Carolina Valente Santos, Drayton Nejaim Filho, Erick de Souza Dantas Simões, José Adilson Fares, Maria Brenda de Souza, Nando Chiappetta, Otacílio Araújo, Paulo Costa, Raquel Lyra e Renata Magalhães Melo de Almeida.Tavares de Melo Neto, Núncio Natrielli e Tomás Mesquita.