Baião com o rock setentista e o folk A fusão de ritmos dá o tom de Vereda caminho, primeiro álbum solo de Bruno Lins, que será lançado em show hoje à noite no Teatro Hermilo Borba Filho

EMANNUEL BENTO
emannuelbento@gmail.com

Publicação: 23/01/2019 03:00

Vereda caminho, o primeiro álbum solo de Bruno Lins, se materializa pela primeira vez no palco hoje, a partir das 20h, no Teatro Hermilo Borba Filho, Bairro do Recife. A apresentação, que também será realizada amanhã, no mesmo horário, integra a programação do festival Janeiro de Grandes Espetáculos. O cantor, já conhecido por ser vocalista da banda de forró Fim de Feira, subirá no palco com vários músicos e cantores que fizeram parte da gravação do disco, entre eles Henrique Albino, Isaar, Larissa Lisboa e Rodrigo Morcego. O VJ e artista plástico Mozart Santos assina a cenografia digital do evento.

O disco entrou em fase de produção após um aceite do edital do Funcultura, em 2017. Foi gravado no Estúdio Muzak, em Casa Forte, e lançado em dezembro do ano passado exclusivamente na plataforma brunolins.com. Nos shows de hoje e amanhã, ele lançará a versão física, composta por embalagem de madeira e um encarte que se transforma em um pôster. Vereda caminho é composto por 11 faixas inéditas que apostam na fusão do baião com o rock setentista e o folk, mas sem perder a essência regional que acompanha o artista desde o início da Fim de Feira, há mais de dez anos.

“O forró e os ritmos tradicionais sempre foram uma referência para mim. No entanto, desde 2014, venho criando algumas músicas paralelas ao grupo. Em determinado momento, precisei sair da bolha para poder me expressar em uma poética um pouco diferente do que eu já vinha fazendo”, explicou Bruno Lins, em entrevista ao Viver. O resultado é um material cosmopolita, mesclando a música local com riffs de guitarra que empoderam a viola caipira, o triângulo e a sanfona.

“A música pernambucana é muito abrangente e cativa, mas acho que dessa vez eu abri mais diálogos, conversando com outras expressões musicais externas ao ciclo do forró, como o coco, o baião e o xote, numa perspectiva mais contemporânea e moderna”, diz Bruno. “No show, vamos tocar o disco todo. Issar e Larissa farão os mesmos duetos que fazem no álbum”, explica.

Para construir a sonoridade universalista e nostálgica, ele assina a produção reunindo instrumentistas de diferentes gerações, como Hugo Linns, Rodrigo Morcego, Amaro Freitas e Henrique Albino, além daqueles que já o acompanham no Fim de Feira - Lucivan Max (percussão), Luccas Maia (baixo), Thiago Rad (guitarras e violas), Márcio Silva (bateria) e Guga Fonseca (teclados). “Acredito que esse show veio para coroar toda a produção do álbum. Desde o início, esse foi um disco de banda, orgânico. Usamos alguns elementos de estúdio, até mesmo softwares, para ele soar como um show mesmo.”

Mais música

Conhecido por ser o maior festival de artes cênicas de Pernambuco, o Janeiro de Grandes Espetáculos também agrega diversas atrações musicais. Além do lançamento de Bruno Lins, a programação contará com o show Oferenda, da banda Café Preto (PE), nesta sexta-feira, a partir das 21h, no Teatro de Santa Isabel. O grupo é um projeto paralelo do músico Cannibal (Devotos), contemplando reggae e dub, sem perder o sotaque regional.

No sábado, às 21h, o mesmo equipamento cultural recebe um com show de homenagem a Claudionor Germano. A apresentação será capitaneada por Cláudia Beija, Adriana B, Dalva Torres, além do Coral Edgard. No domingo, é a vez do show Jubileu das cordas, de Henrique Annes, às 18h, também no Santa Isabel. O Quinteto Arraial sobe no palco do Teatro Arraial Ariano Suassuna também no domingo, às 18h. No Teatro Luiz Mendonça, em Boa Viagem, a banda Flor de Cactus faz o lançamento do disco Brincando com o tempo, às 19h.
 
Serviço

Bruno Lins apresenta Vereda caminho
Quando: hoje e amanhã, às 20h
Onde: Teatro Hermilo Borba Filho (Cais do Apolo, 142, Bairro do Recife)
Quanto: R$ 30 e R$ 15 (meia)
Informações: (81) 99164-2388