Teatro, jogo, magia e interação Histórias dos 168 anos do Teatro de Santa Isabel serão contadas hoje numa visita lúdica, performática e gratuita no projeto Proscenium!

Publicação: 22/01/2019 03:00

A história do longevo Teatro de Santa Isabel, com 168 anos de existência, será apresentada gratuitamente hoje, dentro da programação do 25º Janeiro de Grandes Espetáculos, no projeto Proscenium!, uma espécie de “teatro-jogo mágico”. Dividido em duas sessões, às 15h e às 18h, remonta a história do equipamento cultural em uma visita lúdica guiada pelo elenco. O público é convidado a sair da plateia e é levado para conhecer os bastidores do teatro, numa sessão com duração em torno de uma hora e meia. Os interessados devem realizar agendamento prévio enviando um e-mail para teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com.

“É uma experiência sensorial e dramatizada com base em jogos de RPG. Eles podem explorar cômodos que normalmente não se tem acesso, como os camarins e o porão”, explica o diretor-geral Célio Pontes. A experiência teatro-jogo envolve cerca de 15 personagens, que vão da atriz ao pipoqueiro da frente do teatro. Célio explica que os jogadores são envolvidos nessa trama e se dividem em três grupos para resolver problemas que a narrativa propõe, começando logo na entrada perto da bilheteria. “É um projeto transdisciplinar enquanto projeto de arte-educação, mas é também um belo espetáculo, porque ele convida o público a não só assistir, como comumente se assiste a espetáculos performáticos de artes cênicas, mas também a interagir, participar e atuar também na condução da narrativa da história.”

O espetáculo Proscenium! foi criado dentro do Teatrando!, projeto de arte-educação patrimonial idealizado pela Prefeitura do Recife. A temporada 2018, que inicialmente seria de cinco meses, durou oito devido à boa aceitação do público. Neste ano, a nova leva de apresentações começa logo após o carnaval e vai até junho, com algumas modificações de aprimoramento da experiência, como novos figurinos e cenas. O elenco é formado pelos atores Alexandre Sampaio, Bruna Luiza Barros, Douglas Duan, Ellis Regina, Kadydja Erlen, Luciana Lemos, Paulo de Pontes e Rafael Dyon. A direção musical é de André Freitas e o enredo é assinado por Analice Croccia, Quiercles Santana e Célio Pontes. Os dois últimos também assumem a direção-geral do espetáculo.

NARRATIVA
A peça conta a história de fantasmas que habitam no Teatro de Santa Isabel e vivem um looping temporal, fazendo eles reviverem constantemente a tragédia do incêndio que ocorreu no equipamento em 1859. Diante dessa problemática, eles resolvem convocar jovens aventureiros do presente para, juntos, resolverem essa questão com a ajuda de três deusas protetoras do teatro. Para isso, será necessário formar grupos de caçadores, sábios e poetas, que, através de narrativas paralelas, tentarão evitar essa tragédia.

No jogo, devido ao looping temporal, o teatro vem enfrentando, ao longo do tempo, perda de público. Essa realidade faz com que os fantasmas procurem soluções e administrem recursos para que acabe com esse afastamento. “Os grupos, formados pelo público, se encontram com os personagens, exercitam a capacidade de argumentação, experimentam atividades artísticas e conhecem um pouco da história do Teatro de Santa Isabel”, explica Célio.
 
Serviço

Espetáculo Proscenium!
Quando: hoje, às 15h e às 18h
Onde: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, 233, Santo Antônio, Recife)
Quanto: gratuito (inscrições pelo e-mail teatrodesantaisabel.educativo@gmail.com)
Informações: (81) 3355-3322