A mulher plural em exposição de fotos

Publicação: 16/02/2019 03:00

Aprender a se enxergar de forma positiva é a principal mensagem da mostra fotográfica Donna das divinas tetas, da artista arcoverdense Martina Freire, com exposição única neste sábado, às 18h, no Espaço Cultural Pimenta Rosa (R. Doutor Miguel Vieira Ferreira, 814, Torrões), na programação do movimento cultural Fuá. O evento terá performances, feiras, discotecagem, música ao vivo e fotografia. A entrada custa R$ 15.

A ideia de criar a mostra com 20 imagens de diversas mulheres nuas surgiu através de ensaios despretensiosos que Martina fez de duas amigas. Depois que as imagens foram divulgadas, a artista passou a receber montagens com algumas dessas fotos sendo usadas como capas de revista animal e chamando-as de vacas. “Eu estava em um processo pós-cirúrgico de minha bariátrica e aquilo mexeu comigo. Se existe acaso, naquela mesma ocasião eu estava escutando a música do Caetano Veloso, Vaca profana. Mais do que uma resposta a quem fez as montagens, esse trabalho se tornou uma homenagem a estas duas amigas pela coragem e pelo respeito a si mesmas”, conta.

Para a artista, a exposição carrega uma importância social por ir contra os padrões de beleza impostos. “Esses padrões são perigosos, chegam a mexer com nossa essência. Então, discutir sobre empoderamento e autoaceitação é contribuir com a forma com que as outras mulheres se enxergam.”

Martina ressalta que se alguma mulher quiser ser fotografada, pode entrar em contato no perfil @donnadasdivinasteta, no Instagram. O ensaio será feito gratuitamente e postado na página do projeto.