A provável consagração de Roma Pelo histórico de premiações, o filme do mexicano Alfonso Cuarón é o favorito a levar melhor filme no Oscar, neste domingo

Publicação: 23/02/2019 03:00

Se o histórico em premiações for levado em consideração para a disputa de melhor filme no Oscar, o longa-metragem Roma, do cineasta mexicano Alfonso Cuarón, é o grande favorito. O filme já venceu, até agora, premiações importantes como o Bafta, considerado o Oscar britânico, e o Critics Choice Award, premiação da crítica especializada. O vencedor será conhecido neste domingo, a partir das 22h. Ou melhor, já na madrugada da segunda-feira, já que o prêmio é o último a ser entregue durante a cerimônia.

Concorrem com Roma na categoria de melhor filme A favorita, Bohemian Rhapsody, Green book: O guia, Infiltrado na Klan, Nasce uma estrela, Pantera Negra e Vice. Relembre, agora, a trajetória de cada um deles e descubra quais filmes têm mais chance de vencer o Oscar, se forem consideradas as premiações já realizadas até agora. O resultado final, claro, pode ser uma grande surpresa.

A favorita
Em sua trajetória de premiações, A favorita, que lidera as indicações ao Oscar com 10, empatado com Roma, não teve um resultado muito positivo nas categorias de melhor filme. O mais importante prêmio que levou foi de melhor filme britânico no Bafta, mas perdeu na categoria principal para Roma. O longa de Yorgos Lanthimos tem chances apenas em categorias de atuação e de design de figurino. Olivia Colman venceu o Bafta de melhor atriz e conquistou ainda os prêmios de atuação nas categorias de comédia do Globo de Ouro e Critics Choice Award. É uma das favoritas para bater Glenn Close, que já venceu o Globo de Ouro de drama, o SAG de melhor atriz e empatou com Lady Gaga na categoria de drama do Critics Choice Award.

Bohemian Rhapsody
O filme que conta a história da banda Queen venceu apenas um prêmio importante, mas um grande: o Globo de Ouro de melhor filme de drama. O esperado é que o longa leve apenas o troféu de melhor ator pela interpretação de Freddie Mercury feita por Rami Malek, que já ganhou Globo de Ouro, SAG e Bafta.

Green book: O guia
O longa tem grandes chances no Oscar. Além de ter vencido o Globo de Ouro de filme de comédia, já ganhou também o prêmio do Sindicato de Produtores da América. Dos últimos 10 anos, em oito o vencedor do PGA foi o mesmo do Oscar. Uma vitória tida como certa é de melhor ator coadjuvante para Mahershala Ali, que já levou prêmios no Globo de Ouro, Critics, Bafta e SAG.

Infiltrado na Klan
Caso vença o Oscar de melhor filme, o longa de Spike Lee será uma grande zebra. Até o momento, o filme não venceu premiações importantes. Lee recebeu apenas o troféu de melhor roteiro adaptado no Bafta.

Nasce uma estrela
O filme dirigido por Bradley Cooper deve ser reconhecido apenas por sua música tema, Shallow, composta pela protagonista, a atriz e cantora Lady Gaga. A canção já foi premiada em cerimônias como Grammy e Globo de Ouro. Gaga pode ser surpresa também na categoria de melhor atriz, onde já empatou com Glenn Close no Critics Choice Awards.

Pantera Negra
A possibilidade de vitória de Pantera Negra é grande. O primeiro filme de super-heróis a concorrer ao Oscar foi o vencedor de premiações importantes da comunidade afro-americana, como o BET e o prêmio da crítica afro-americana, o AAFCA. No SAG Awards, o prêmio do sindicato dos atores, venceu o prêmio mais importante da noite, de melhor performance de elenco.

Roma

Como já foi dito, o longa-metragem de Alfonso Cuarón, o primeiro em língua espanhola a concorrer ao troféu de melhor filme, é o favorito. Apesar de no Globo de Ouro ter ganhado apenas como melhor filme em língua estrangeira, categoria em que também é favorito ao Oscar, Roma foi o campeão da principal categoria de premiações importantes. No Bafta e no Critics Choice Award, venceu tanto o troféu de melhor filme como o de melhor filme em língua estrangeira. O longa ainda pode render a Alfonso Cuarón três prêmios importantes no Oscar, de melhor diretor (que ele já ganhou em 2014 por Gravidade), de melhor roteiro e de melhor fotografia. Por sinal, uma vitória de Cuarón representaria a quinta nos últimos seis anos de um diretor mexicano (além do já citado Gravidade e do eventual troféu a Roma, Alejandro González Iñárritu venceu por Birdman e O regresso, e Guillermo del Toro por A forma da água faturaram em 2015, 2016 e 2018, respectivamente).

Vice
O longa de Adam McKay também pode ser uma zebra. Vice, que conta com um humor satírico a vida do ex-presidente norte-americano Dick Cheney, não venceu nenhum prêmio importante como melhor filme. As únicas chances da produção no Oscar parecem ser de melhor roteiro, para McKay, e quem sabe de melhor ator para Christian Bale, que bateu Rami Malek no Critics Choice Award e venceu também o Globo de Ouro na categoria de filmes de comédia.

Oscar

Confira os candidatos às principais categorias e a aposta do Viver para vencedor (em negrito):

Melhor filme

Pantera Negra
Infiltrado na Klan
Bohemian rhapsody
A favorita
Roma
Green book: O guia
Nasce uma estrela
Vice

Melhor diretor

Spike Lee (Infiltrado na Klan)
Pawel Pawikowski (Guerra fria)
Yorgos Lanthimos (A favorita)
Alfonso Cuarón (Roma)
Adam McKay (Vice)

Melhor ator

Christian Bale (Vice)
Bradley Cooper (Nasce uma estrela)
Willem Dafoe (No portal da eternidade)
Rami Malek (Bohemian rhapsody)
Viggo Mortensen (Green book:O guia)

Melhor atriz
Yalitza Aparicio (Roma)
Glenn Close (A esposa)
Olivia Colman (A favorita)
Lady Gaga (Nasce uma estrela)
Melissa McCarthy (Poderia me perdoar?)

Atriz coadjuvante
Emma Stone (A favorita)
Rachel Weisz (A favorita)
Marina De Tavira (Roma)
Regina King (Se a Rua Beale falasse)
Amy Adams (Vice)

Ator coadjuvante
Mahershala Ali (Green book: O guia)
Adam Driver (Infiltrado na Klan)
Sam Elliott (Nasce uma estrela)
Richard E. Grant (Poderia me perdoar?)
Sam Rockwell (Vice)

Animação
Os Incríveis 2
Ilha dos cachorros
Mirai
WiFi Ralph
Homem-Aranha no Aranhaverso

Filme estrangeiro
Roma
Cafarnaum
Guerra Fria
Assunto de família
Nunca deixe de lembrar

Trilha sonora original
Pantera Negra
Infiltrado na Klan
Se a Rua Beale falasse
Ilha dos cachorros
O retorno de Mary Poppins

Canção original

All the Stars (Pantera Negra)
I’ll fight (RBG)
The place where lost things go (O retorno de Mary Poppins)
Shallow (Nasce uma estrela)
When a cowboy trades his spurs for wings (A balada de Buster Scruggs)