PROJETO » Calungas viram jogo de videogame

Publicação: 11/02/2019 03:00

Figuras importantes do carnaval pernambucano, como Homem da Meia-Noite, Mulher do Dia, Menino e Menina da Tarde, inspiraram o projeto de um jogo de videogame. A ideia de transportar as cores, símbolos e elementos dos calungas para o ambiente virtual foi de Bruna Pessôa, de 24 anos, bacharel em Artes Visuais.

Com traços no estilo mangá, de origem japonesa, Bruna criou personagens para o jogo utilizando elementos já existentes dando novos significados. “Visitei os museus dos bonecos gigantes no Alto da Sé e no Recife Antigo para pesquisar sobre eles e as histórias por trás de cada um. Quando comecei a fazer os rascunhos, quis dar ênfase nas cores”, explica.

A artista se debruçou na origem de cada calunga e, a partir de intensa pesquisa, buscou representar as características nos detalhes, entre figurino, roupas e acessórios. Os novos personagens para RPG levam nomes de personalidades que participaram da criação de cada bloco carnavalesco.

Na realidade virtual, o Homem da Meia-Noite foi batizado Luciano, em referência a Luciano Anacleto de Queiroz, um dos criadores do bloco. O personagem usa o relógio de bolso Silver Moon, que faz parar o tempo dentro do jogo. A Mulher do Dia é Monalisa, com habilidade de controlar energia solar para um ataque mágico com sua lança, a Golden Sun. Dalma é a Menina da Tarde, uma aprendiz de maga que não consegue controlar sua magia. Seus dois braceletes ajudam a estabilizar os poderes. O nome se refere a Dalma Soares, quem sugeriu Silvio Botelho a confeccionar a calunga. Já o Menino da Tarde é Ernane, inspirado em Ernane Lopes, fundador da agremiação.