João Alberto (16/02) "Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina". Cora Coralina

@joaoalbertodp
@blogjoaoalberto
Telefone: 2122.7520
e-mail: jadiario@terra.com.br

Publicação: 16/02/2019 03:00

Um belo projeto para o palácio

O governador Paulo Câmara estuda implantar um excelente projeto. No espaço em que costuma receber pessoas no seu gabinete no Campo das Princesas, terá ao fundo uma tela de pintor pernambucano, que será trocada a cada mês. Serão selecionadas do acervo do Museu do Estado e a colocação, quando o artista for vivo, terá sua presença. Como vai aparecer muito nas mídias, representará uma excelente divulgação para a pintura do nosso estado.

Raio X // Gleide Ângelo

Gleide Ângelo teve uma carreira brilhante como delegada da Polícia Civil de Pernambuco, responsável pela elucidação de casos policiais importantes. Na sua primeira experiência política, foi eleita deputada estadual, com a maior votação do estado.
  • Palavra que guia a vida: Fé
  • Time: Sport
  • Perfume: Cítricos
  • Estilistas: Usual
  • Grife: De roupas floridas
  • Filme ou série: CSI
  • Sonho de consumo: Paz
  • Maior invenção do homem: A roda
  • A pior invenção do homem: A guerra
  • Um nome que a história guardou: Jesus Cristo
  • E um que a história vai guardar: Gandhi
  • Personalidade que admira: Dom Helder
  • Música: Amigos para sempre
  • Hobby: Natação
  • O que mais gosta de fazer com os filhos: Viajar.
  • O que mais gosta de fazer quando está só: Meditar
  • Ação social: Palestras para comunidades carentes
  • Restaurante: De frutos do mar
  • Um livro: A bíblia
  • Comida preferida: Camarão
  • Comida que detesta: Galinha cabidela
  • O que não pode faltar na sua geladeira: Uma dúvida entre água e chocolate.
  • Qual a última mensagem que enviou no celular: Mensagem de autoestima.
  • Viagem: Gramado/RS
  • O destino do Recife que recomendaria a um turista: Marco Zero
  • Frase: "Lugar de mulher é onde ela quiser"
  • Maior medo: Falsidade
  • Luta em prol dos direitos das mulheres na Alepe: Transformar a cultura machista em cultura de igualdade.
  • Desafio no ofício de delegada: Enfrentar o mundo do crime
  • Desafio no ofício de deputada: Conquistar maior espaço para as mulheres.
Na equipe
A partir de hoje, esta coluna e o blog João Alberto passam a ter nova colaboradora. Marina Simões, há muitos anos nossa companheira de redação, atuando na equipe do Viver.

Municipal
A primeira-dama Cristina Melo comanda as reuniões finais da organização do Baile Municipal, que acontece no próximo sábado e deve levar uma multidão ao Classic Hall. Animação será com um grupo de artistas pernambucanos.

Feijoada do Rei
Reginaldo Rossi, que se fosse vivo estaria completando 75 anos, será lembrado no revival da Feijoada do Rei, que ele comandou por muitos anos, que acontece neste sábado, a partir do meio-dia, no Manhattan. Animação das bandas The Rossi e Sambstar.

Beijo
Dorgival Dantas e a banda Saia Rodada são as atrações da festa do bloco Comigo é na Base do Beijo, neste domingo, a partir das 16h, no Terminal Marítimo de Passageiros.

Bal Masqué
Mais tradicional festa de carnaval do país, o Internacional realiza esta noite a 71ª edição do Bal Masqué. Teremos a volta do concurso de máscaras, a partir das 21h, com um júri que será presidido pelo nosso vice-presidente Maurício Rands e reunirá nomes conhecidos da nossa cidade. Em seguida, em espaço na área externa, teremos shows de Solange Almeida, Nena Queiroga e das bandas Cheiro de Amor e Faringes da Paixão.

Na Tribuna
A dermatologista Marcela Araújo, é a entrevistada do João Alberto Informal de hoje, às 17h50, na TV Tribuna. Fala da sua carreira e dá dicas importantes para os cuidados com os cabelos. Em que é especialista.

J.A errou
A coluna trocou as bolas: publicou foto do secretário de saúde do Recife, Jailson e Josilma Correia com a legenda do ex-secretário de saúde do estado, Iran e Ana Carolina Costa. Minhas desculpas.

Clube alemão
O presidente Alexandre Asfora convida para a 21ª edição da tradicional feijoada carnavalesca do Clube Alemão, que acontece neste sábado, com Nena Queiroga, Nonô Germano, Santa Clara e bateria Cabulosa.

Beleza
Um dos mais belos eventos da temporada pré-carnavalesca, o Aurora dos Carnavais, com a participação dos principais blocos líricos da cidade, acontece esta tarde, na Rua da Aurora. É imperdível.

Carnaval
A equipe de marketing da secretária Ana Paula Vilaça, de Turismo do Recife, está engajada em promover o carnaval da cidade. Com frevo, passistas e folheteria de divulgação dos eventos, eles estão circulando por alguns pontos de muito fluxo, como o Recife Antigo e a Orla de Boa Viagem, tudo para mostrar o verdadeiro Carnaval de Rua do Brasil. A estratégia também envolveu praias do Litoral Norte e Sul.

Gigantes do samba // Lembrança
Belo X, um dos homenageados do carnaval do Recife, foi o autor do belíssimo samba enredo da escola de samba Gigantes do Samba em minha homenagem. O desfile, na madrugada, na Dantas Barreto, teve uma ala especial, formada por dezenas de colunáveis recifenses. Depois de alguns anos, a escola foi campeoníssima do desfile.

Confidencial
A Câmara de Comércio Brasil-Estados Unidos elegeu o presidente Jair Bolsonaro como a Personalidade do Ano. Prêmio será entregue em jantar de gala no Museu de História Natural de Nova York, no dia 14 de maio.

IN
Customizar as camisas dos eventos da temporada carnavalesca.

OUT
A morte de Ricardo Boechat e Bibi Ferreira, duas unanimidades nacionais.      

Comissão
A comissão julgadora do concurso de máscaras do Bal Masqué, neste sábado, será presidida por Maurício Rands e terá Luciana Santos, Adalberto Oliveira Melo, Célia Moraes, Wilka Vilela, Meire Lanuce, Heracliton Diniz, Romero Jucá, Gabriela Autran e Lúcia Gomes.

Folia
O décimo ano do Bloco Passaram a Perna - o Passara - será no dia 1º de março na  arena montada na Rua dos Arcos, no Poço da Panela. É o mesmo local onde foi sediado o Bloco do Seu Antônio. Entre os diretores do bloco, Marcelo Cabral filho do ex-secretário Danilo Cabral.

Com Paulo Guedes
Paulo Câmara vai a Brasília quarta-feira, participar do encontro dos governadores do Nordeste com o ministro Paulo Guedes. Agenda principal será com a reforma da Previdência, fundamental para a economia de todos os estados.

Prêmios da Abrajet
Durante almoço amanhã no Marante Executive, a Abrajet de Pernambuco entrega o prémio Personalidade do Turismo 2018 ao hoteleiro Zeca da Fonte. Também serão homenageados Luiz Gonçalves Barros Neto, Roberto Pereira e Sérgio Paraíso.

Balmasquezinho
O Palhaço Chocolate comanda neste domingo, a partir das 15h, a versão infantil do Bal Masqué, no Internacional, com orquestra de frevos, personagens infantis, concursos de máscaras e fantasias. Festa vai homenagear seu criador, Otacílio Venâncio, que morreu recentemente.

Gente Bonita: Priscila Marques


Casa nova
Felipe Carreras está em novo gabinete, na Câmara dos Deputados. Sai do atual, no anexo, menor, sem banheiro privativo, para o que era do deputado Zeca Cavalcanti, no Anexo 4, bem maior. Vai continuar morando no Hotel Meliá Brasília.

Nas redes
O empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, um dos principais apoiadores da campanha de Jair Bolsonaro, continua firme na defesa dos projetos do presidente, nas suas contas no Twiter e no Facebook.

Balança Rolha
André Campos e André Cavalcanti organizam encontro do Balança Rolha, sexta-feira, a partir das 18h, na Companhia do Chopp, em Boa Viagem, com shows das bandas Patusco e Som da Terra. Para evitar transtornos no trânsito, o bloco optou por uma concentração em vez do tradicional desfile pelas ruas.

Feijoada
Beatriz e Tânia Konrad comandam no próximo sábado a tradicional Feijoada de Carnaval do Famiglia Giuliano, com decoração de Romildo Alves e animação de Letícia Bastos, da escola de samba Preto Velho e do DJ Korossy.

Visual
Andrea Carvalho abre a Balada Make, boutique de maquiagem, na Rua Amélia. Novidade será uma área que poderá ser usada por maquiadores que não possuem espaço próprio.

Senado
Jarbas Vasconcelos foi escolhido como membro titular de duas comissões no Senado Federal: Relações Exteriores e Infraestrutura. Também continua representando o Brasil na União Interparlamentar, entidade criada para buscar a cooperação entre países do mundo inteiro em prol da democracia e do diálogo político.

Mais uma
A Latam continua suspendendo voos no Aeroporto dos Guararapes. A partir de 1º de maio, termina a ligação direta do Recife a Belo Horizonte. Agora, viagem terá que ter conexão em São Paulo, Brasília ou Fortaleza.

Futuro
Os desembargadores Adalberto de Oliveira Melo e Luiz Carlos Figueiredo comandam quinta-feira, no Fórum Rodolfo Aureliano, o lançamento do Projeto de Apoio a Medidas Socioeducativas, parceria do TJPE e Prefeitura do Recife.

Sai de Baixo
A versão para o cinema de Sai de Baixo, um dos maiores sucessos da TV brasileira, estreia quinta-feira nos cinemas do Recife. No elenco, Miguel Falbella, Marisa Orth, Lúcio Mauro Filho e Tom Cavalcante.

Na equipe
A ex-deputada Laura Gomes foi nomeada por Paulo Câmara secretária-executiva de Sileno Guedes na Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.

Horário de Verão
À meia-noite deste sábado termina o Horário de Verão. Para os pernambucanos, mudanças apenas nos horários dos voos e de alguns programas da televisão.

Palestra
Francisco Cunha ministrou a aula magna da Faculdade Damas, com o tema O que esperar do futuro em 2019: perspectivas para o Mundo, o Brasil, Pernambuco e o Recife.

Movimento

Romário Dias é o novo presidente da Comissão de Educação e Cultura da Assembleia Legislativa.

Termina hoje, na Caixa Cultural, a exposição Farnesse de Andrade-Arqueologia Existencial.

Sarita Martins participará, a partir do dia 26, do congresso da Academia Norte-Americana de Dermatologia, em Washington.

A estilista Cyntya Verçosa trabalha na customização de camisas de eventos e camarotes para várias colunáveis da cidade.

Patrícia Tenório inicia neste sábado, na Unicap, o curso de extensão Estudos em Escrita Criativa.

O Elefante de Olinda comemora seus 67 anos, com desfile neste sábado, a partir das 19h, pelas ladeiras da cidade histórica.

O bloco Quem Ama Perdoa sai neste sábado, na Di Branco da Rua do Apolo, pelo 19º ano para desfile pelos Recife Antigo, com os cantores Silvana Salazar e Rafa Cout.

Os Tribalistas tiveram participação confirmada no Lollapalooza, festival de música que acontece entre os dias 5 e 7 de abril no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

O badalado chef Henrique Fogaça lança linha de chopes gourmet,

O bloco Bulindo no Caldinho sai no próximo sábado, em Setubal, com o tema Vamos brincar de Índio.

Coluna de João Alberto: o café da manhã do pernambucano.

Aniversariantes

Sábado:
Ângela Rabelo, Betânia Turton, Edrise Aires Fragoso, Germano Coelho, Helena Fialho Moreira, Luís Guilherme Pontes, Luiz Augusto Nóbrega, Marta Dubeux, Marta Ramos, Normando Chianca Pimentel Filho, Otto Hinrichsen Júnior, Rejane Maçães, Romero Duarte Ribeiro Filho e Taciana Lyra e Vera Ogando.

Domingo: Aline Waked, Beatriz Petit Chianca, Bruno Perrelli Filho, Eduardo Vila, Eva Uchoa, Liliane Fiúza, Lourdinha Noyama, Lúcia Roberta Smith, Marcelo Tributino, Marina Simões, Mônica Almeida Alecrim, Renata Becker, Ronaldo Lessa e Walter Turton Ferreira Lopes.