Uma das agremiações mais antigas do país está em festa Clube Carnavalesco Misto das Pás comemora 131 anos hoje com entrega de honrarias a homenageados e show de Elymar Santos

Publicação: 19/03/2019 03:00

Fundado no dia 19 de março de 1888, o Clube Carnavalesco Misto das Pás completa 131 anos, sendo a agremiação mais antiga do Recife e uma das mais antigas do Brasil. Para comemorar a data, a agremiação realizará hoje, a partir das 19h, um evento para convidados em sua sede, localizada no bairro de Campo Grande, com show de Elymar Santos. A noite também contará com presença de homenageados como os maestros Spok e Forró, a cantora Bia Villa-Chan, a secretária de Turismo do Recife, Ana Paula Villaça e o compositor Bráulio de Castro.

“A medalha comemorativa de aniversário do Clube das Pás é uma forma de agradecer a artistas, profissionais da comunicação e servidores públicos pelo apoio dado à cultura de Pernambuco”, detalha Rinaldo Lima, atual presidente da agremiação. Embora hoje o local seja conhecido como um reduto de música romântica, incluindo o brega pernambucano mais clássico, as origens são puramente carnavalescas.

O professor e historiador Álvaro Melo, um dos beneméritos do Clube, realizou uma pesquisa de mais de dez anos sobre as origens da agremiação. Ele conta que o surgimento esteve vinculado a um grupo de carvoeiros que trabalhavam no Recife, utilizando pás como instrumento do ofício - por isso o nome, usado até hoje. “Tudo começa com um navio inglês, que estava a caminho da capital (na época o Rio de Janeiro) e precisava ser abastecido com carvão. A sociedade prestadora de serviço dos carvoeiros conseguiu abastecer em tempo recorde e, empolgados com a renumeração boa, decidiram inaugurar o Bloco das Pás de Carvão”, explica.

Desde então, a agremiação passou por todos os momentos históricos do país: a abolição da escravatura (em maio do mesmo ano), a chegada da república, a redemocratização, entre outros. Logo na entrada da sua sede, guarda um acervo de troféus, estandartes e premiações que marcam os tantos carnavais vividos desde a primeira década do século 20 até os dias atuais. Atualmente, é tricampeã do Grupo Especial do Carnaval do Recife na categoria Clube de Frevo.

De acordo com Álvaro, o clube passou por algumas dificuldades na última década, mas tem vivido bons momentos sob a presidência de Rinaldo, que promoveu diversas mudanças, incluindo a estrutura, a organização das mesas, cadeiras e camarins. “Nos últimos anos, temos recebido artistas nacionais como Roberta Miranda, Agnaldo Timóteo e o próprio Elymar Santos. Também não dispensamos atrações regionais, principalmente o pessoal do brega. O Conde mesmo, quando vem, sempre deixa a casa cheia. No próximo mês, estamos planejando fazer o Abril Pro Brega, em referência ao Abril Pro Rock.”

PROJETOS
O Clube das Pás também mantém projetos sociais que atendem a comunidades de Campo Grande e adjacências, na Zona Norte do Recife, e em outros municípios do interior pernambucano. O Projeto Pás na Praça tem levado aulas de frevo a diferentes cidades (recentemente foram para Sairé, Goiana e Tamandaré), com o grupo de passistas do clube e a Orquestra das Pás.

Outra iniciativa é o Pás na Comunidade, que visa contemplar crianças e adolescentes da Ilha do Joaneiro, localizada em frente ao clube, oferecendo aulas de frevo, além de cursos de idiomas, informática, cabeleireiro, manicure, pedicure, corte e costura. As aulas são ministradas por profissionais de cada área, de segunda a sexta-feira, na sede do Clube das Pás, em dois períodos: das 9h às 12h e das 14h às 16h. O objetivo é promover capacitação profissional para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.