ROMANCE » Valdene Duarte lança livro com tom biográfico

Publicação: 24/04/2019 03:00

Um verdadeiro desnudamento de sentimentos e variados aspectos da vida pessoal e profissional. Assim é o relato que a personagem Vanda, protagonista e narradora, apresenta ao público em A casa dos segredos, mais novo romance da escritora maranhense radicada em Pernambuco Valdene Duarte. O livro - de 197 páginas, da editora Babecco - será lançado nesta sexta-feira, às 18h, na Biblioteca Pública do Estado de Pernambuco (Rua João Líra, s/n, Santo Amaro).

O romance segue uma ordem narrativa sem linearidade temporal, onde os variados momentos da vida de Vanda são narrados de acordo com suas lembranças. Começa com a narrativa do casamento com Aldo, onde há grande espaço para uma linguagem altamente descritiva do ambiente em que a ação acontece. A partir daí, passeia pelos variados momentos deste relacionamento: do noivado ao seu término. A grande ênfase fica, entretanto, nas dificuldades enfrentadas por Vanda enquanto mãe de dois filhos com necessidades especiais, um deles diagnosticado com autismo.

Na trama, a autora destaca a entrega de uma mãe à condição de cuidadora em situação extrema aliada à sua “libertação” pela literatura, aqui como sentido de alívio, respiro. Neste ponto, há uma certa referência à própria história da poeta, romancista, contista e professora nascida em Codó, no Maranhão, ocupante da cadeira número 20 da Academia de Letras do Brasil (ALB-PE). Ainda adolescente, Valdene chegou ao Recife, onde reside desde 1960. Na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), diplomou-se em Letras e se especializou em Língua Portuguesa e Francesa.

A casa dos segredos é o terceiro livro de Valdene, autora também de Contocrônicas (contos e crônicas, 2005) e Sob o sol de cada manhã (romance, 2009).