Música, dança e moda afro no Recife

Publicação: 18/05/2019 03:00

O Museu da Abolição e a Rede Afro Empreendedores de Pernambuco (RAEPE) promovem a 1ª Mostra Estética Afrofuturista, sábado, a partir de 9h30, no equipamento cultural situado na Madalena. A programação conta com oficinas, artes visuais, literatura, música, dança, moda e artesanato. A abertura terá a feira afro-empreendedores do Recife, com bijuterias, roupas e adereços, além de comidas africanas. O Balé Magê Malê trará um desfile de roupas e penteados africanos.

No primeiro andar, acontece a oficina Tendências afrofuturistas na moda atual, com a designer e pesquisadora Oluyiá França. Já na área externa do museu, o facilitador Túlio Xambá será o responsável pela programação musical, com o grupo Ori, o Afoxé Omi Saba e o Slam das Minas como atrações.

A artista visual Bia Ritz (PE), o DJ Yuri Andrey, e a articuladora Ariana Nuala são os convidados para uma roda de diálogo coordenada pela professora Auxiliadora Maria Martins, com debate sobre Afrofuturismo e sua interseção na imaginação, tecnologia, futuro e libertação.

Outro destaque da mostra é o curso Whatsapp como ferramenta de venda. Para o historiador e especialista em cultura negra Junior Afro, o afrofuturismo é um meio de imaginar possíveis futuros pelas lentes da cultura negra. “Pela literatura, artes visuais, música e mais, o afrofuturismo redefine a cultura e as noções de negritude para hoje e para o futuro”, explica.

Serviço


1ª Mostra Estética Afrofuturista
Quando: sábado, às 9h30
Onde: Museu da Abolição (Rua Benfica, 1150, Madalena)
Quanto: gratuita