João Alberto (18/07) "Nenhum homem é mais que outro se não faz mais que outro.", Miguel de Cervantes

Colaboração: Marina Simões
@joaoalbertodp
@blogjoaoalberto
Telefone: 2122.7520
e-mail: jadiario@terra.com.br

Publicação: 18/07/2019 09:00

Setenta anos da Fundaj

O presidente Antônio Campos comanda, domingo, a comemoração dos 70 anos da Fundação Joaquim Nabuco. Às 10h, teremos o lançamento dos selos Joaquim Nabuco e Gilberto Freyre, no Engenho Massagana, Cabo de Santo Agostinho. Às 16h, abertura da exposição alusiva aos 40 do Museu do Homem do Nordeste e, às 17h, solenidade de entrega das medalhas comemorativas ao aniversário da Fundaj.

João Câmara
O grande evento desta quinta-feira no Recife será a abertura da exposição João Câmara: Trajetória e Obra de um Artista Brasileiro, no Museu do Estado. Mostra reúne obas deste paraibano radicado em Olinda, um dos maiores nomes da pintura contemporânea brasileira.

Sem camarote
A Secretaria Estadual de Cultura e a Fundarpe, a respeito de nota desta coluna, afirmam que desde 2014 o Governo do Estado não tem camarote no Festival de Inverno de Garanhuns. A verba de R$ 181 mil, contestada pela procuradoria do Ministério Público de Contas, é para o buffet dos camarotes dos artistas que vão se apresentar no evento.

Sede nova
O advogado João Vieira Neto, presidente da Comissão de Direito Penal da OAB de Pernambuco, inaugura novas e modernas instalações do JVN Advocacia Criminal, no Empresarial Janete Costa, com projeto do arquiteta Fernanda Antunes.

Oração
O lançamento da quarta edição do livro A Força da Oração, do padre Cosmo Nascimento, atraiu um grande número de fieis à loja das Edições Paulinas, esgotando os exemplares disponíveis. Uma quinta edição chega ao estabelecimento da Rua da Palma, no final de semana.

Cabine Fashion
O tradicional evento acontece de hoje a sábado, das 10h às 21h, na Villa Ponte D’Uchoa. São 40 grifes, oferecendo produtos com grandes abatimentos. Evento terá food park, Espaço Kids, e Cabine Smile.

Saia justa
Depois de pedir a expulsão de Felipe Carreras e a devolução do dinheiro dado para sua campanha, agredindo-o de forma grosseira, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, enfrenta nova saia justa: após receber solidariedade da maioria dos integrantes do partido em Pernambuco, Carreras não vai se defender no Conselho de Ética.

Recuperação
Uma das figuras mais queridas do Recife, Armênio Dias recupera-se, no Hospital Português, de cirurgia de troca do marca-passo feita pelo mestre Fernando Moraes. Até o final de semana, deve ir para casa.

Abertura
Um tributo aos 90 anos de Luiz Vieira, na Catedral de Santo Antônio, abre, nesta noite, o 29º Festival de Inverno de Garanhuns, com a participação de Eliana Pittman, Claudete Soares, Altemar Dura Júnior e Márcio Gomes.

Paraninfo
O advogado Sílvio Neves Baptista foi eleito paraninfo dos formandos da Unicap, da qual é professor de Direito Civil. No seu discurso, abordou aspectos relevantes da teoria e prática da matéria.

Nos States
Convidado pelo Departamento de Estado Americano, Leonardo Cerquinho, presidente de Suape, participa, de sábado até o dia 10 de agosto, do International Visitor Leadership Program, nos estados da Flórida, Michigan e Washington. Cerquinho foi um dos sete brasileiros selecionados para o evento, que vai discutir inclusão digital, responsabilidade social, transparência e parceria público-privada.

Noronha
O administrador Guilherme Rocha recebe hoje, em Fernando de Noronha, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Sales, e o presidente da Embratur, Gilson Machado Neto. Eles irão fazer observações sobre o valor das taxas cobradas aos visitantes. Segundo o presidente Jair Bolsonaro, valores são “um roubo”.

Seleção
Há exatos 25 anos, a Seleção Brasileira, graças ao craque Ricardo Rocha, desembarcava no Aeroporto dos Guararapes, após conquistar a Copa do Mundo nos Estados Unidos. A Seleção chegou num avião da Varig, com Romário mostrando uma bandeira do Brasil, da cabine do piloto, num voo panorâmico pela cidade. Depois, em carro aberto, jogadores desfilaram pela Av. Boa Viagem, antes de voltar ao avião para seguir para ao Rio.

Polo Caruaru
Tayna Calado vem fazendo um excelente trabalho como superintendente do Polo Caruaru, junto com o empreendedor Djalma Cintra Júnior. Praticamente todas as lojas estão ocupadas, sendo excelente opção para compras aos que vão à Capital do Forró. E tem muitas novidades, como a Capela e a Mercearia de Seu Djalma, origem dos supermercados Bonanza. Na Praça da Alimentação, tem até McDonald’s. E tem uma intensa agenda de eventos, como a Moda Nordeste- Calçados e Acessórios, que termina hoje, com 200 expositores.

De olho
Piada que rola na internet: a McDonald’s estaria de olho no presidente Jair Bolsonaro, após ele afirmar que sabe fritar hambúrgueres melhor do que o filho Eduardo, a quem quer nomear embaixador nos Estados Unidos. O herdeiro afirma que tem, entre as credenciais, saber preparar o sanduíche.

Prêmio
O fisioterapeuta Ricardo Moreira estará, hoje, em Petrolina, para entregar troféu com seu nome no Simpósio de Fisioterapia em Terapia Intensiva do Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco.

Haja fôlego!
Até o sábado, Paulo Câmara cumpre uma agenda intensa no Agreste. Além de abrir o Festival de Inverno de Garanhuns, ele passará por outras três cidades da região. Governador vai vistoriar obras e lançar outras ações nas áreas de Saúde, Educação, Segurança e Infraestrutura. Contatos políticos estão reservados para os horários de almoço e jantar.

Cardeal
Fazia tempo que o Recife não recebia a visita de um cardeal. Convidado pelo arcebispo dom Fernando Saburido, dom Orani Tempesta, cardeal do Rio de Janeiro, veio participar da festa de Nossa Senhora do Carmo. Ele celebrou a principal missa da comemoração e mostrou, nos bastidores, ser uma figura extremamente simpática.

Movimento

Ana Luiza e Paulo Câmara comemoraram, ontem, 21 anos de casamento.

Jarbas Vasconcelos, grande amigo de João Câmara, é presença confirmada na abertura da exposição do pintor, hoje, no Museu do Estado.

Marcelo Canuto, presidente da Fundarpe, muda-se hoje para Garanhuns, a fim de acompanhar todos os detalhes do Festival de Inverno.

Brenda Rodrigues, da Santo Dia, promove evento de empreendedorismo e afeto, segunda-feira, no SinsPire Arsenal.

O Consulado da Itália promove hoje, às 19h, no teatro Santa Isabel, concerto do violoncelista italiano Pierluigi Ruggioero.

A Academia Brasileira de Letras comemora hoje seus 122 anos, com palestra do acadêmico e historiador Arno Wehling.

A banda The Rossi faz show hoje no Shopping Tacaruna.

Edryenne Freitas comanda coquetel de inauguração da Bye Bye Vestidos, hoje, em Boa Viagem.

A Casa das Artes abre sua segunda edição, hoje, em Garanhuns.

Mundo fashion lamentando o fechamento da Trocando em Miúdos.

Aniversariantes
Afrânio Jorge Lopes, Alan Fiore, João Mendonça, Mário Santos, Martha Amorim, Priscila Frazão, Ricardo Mergulhão Coimbra, Rogério Leão e Taciana Naslavsky.