Mostra de teatro com pauta no atual Com homenagem ao multiartista Pernalonga, militante dos direitos das pessoas com HIV, festival terá sete dias de múltiplas atividades

Publicação: 22/08/2019 09:00

Espetáculos, debates, oficinas e lançamento de livro estão na programação da primeira edição da Mostra Pernalonga de Teatro, de hoje a terça-feira. Promovido pelo Governo de Pernambuco, o evento acontece no Recife e em Ingazeira, no Sertão do Pajeú, e tem entrada gratuita. O título do festival homenageia o multiartista pernambucano e militante dos direitos das pessoas com HIV Roberto de França, conhecido como Pernalonga, que foi assassinado em 2000 e neste mês completaria 60 anos. Questões de gênero e sexualidade terão foco na mostra, cujo início será no Teatro Arraial Ariano Suassuna, no bairro da Boa Vista, com aula magna do ator e diretor Sérgio Mamberti, um dos grandes nomes das artes cênicas do país e com larga experiência em políticas públicas de cultura. Mamberti substitui Zé Celso Martinez, líder do famoso Teatro Oficina Uzyna Uzona, em São Paulo, que abriria a grade, mas não poderá estar presente por questões de saúde.

Com o objetivo de incentivar a cena teatral pernambucana, a mostra exibe pela primeira vez os espetáculos vencedores do 1º Prêmio Roberto de França, anunciados em dezembro do ano passado. O concurso premiou Salmo 91 (na categoria Teatro Adulto), da Cênicas Cia de Repertório; Chico e Flor contra os monstros na Ilha do Fogo (Espetáculo para Infância e Juventude), da Cia Biruta de Teatro; e Soledad, a terra é fogo sob nossos pés (Espetáculo Solo), do Grupo Cria do Palco Recife. Na categoria Iniciativa Coletiva, o Teatro Experimental de Arte (Feteag) saiu vencedor. Na Iniciativa Individual, Odília Nunes foi premiada com o projeto No meu terreiro tem arte.

O edital do 2º Prêmio Roberto de Franc¸a será divulgado na solenidade de abertura, que também terá uma homenagem a Pernalonga, realizada pelas artistas Sharlene Esse, Odilex Lins e Andreia Valois. Outro destaque na programação será o lançamento do livro Dramaturgias - Vol.1, da Cepe Editora, que será realizado no domingo. A publicação reúne textos dos autores Andala Quituche, Raphael Gustavo, Alex Apolonio, Cleyton Cabral, Maria Oliveira, André Filho e Alberto Amaral.

“Eu me emociono profundamente em falar desta ação pioneira, porque ela reúne tudo que acredito como artista. A premiação, em si, traz um diferencial por reconhecer não apenas o espetáculo. Ela leva em consideração a história dos artistas, a relação com as comunidades, o debate no campo prático, as afetividades, e a contribuição para questões de gênero e sexualidade”, conta José Neto Barbosa, assessor de Teatro e Ópera da Secult e curador do evento.

De acordo com o secretário de Cultura do estado, Gilberto Freyre Neto, o festival surge como uma plataforma onde a produção cultural e artística do pernambucano possa escoar. “Amarrar todas essas pontas da cadeia produtiva de um setor tão expressivo da nossa cultura, como o teatro, é cuidar da criação, do incentivo ao dramaturgo e do fomento dessa linguagem, proporcionando que ela se fortaleça cada vez mais”, explica. Descentralizada, a mostra terá atividades no Teatro Arraial Ariano Suassuna e Espaço Pasárgada, ambos no Centro do Recife, e no Sítio Minadouro, na zona rural de Ingazeira. Serão realizadas ainda ações formativas para iniciantes, não artistas e veteranos, voltadas à cultura popular pernambucana.

Programação

Hoje

16h: Cerimônia de abertura

17h: Aula magna com Sérgio Mamberti
Onde: Teatro Arraial

Sexta

15h: Oficina sobre editais, com José Neto Barbosa
Onde: Espaço Pasárgada

19h: Espetáculo adulto Salmo 91
Onde: Teatro Arraial

Sábado

9h às 16h: Oficina Iniciação teatral: Presença na cena, com Jackson Freire e Pedro Henrique
Onde: Espaço Pasárgada

19h: Espetáculo adulto Soledad, a terra é fogo sob nossos pés
Onde: Teatro Arraial

Domingo

9h às 16h: Oficina Teatro de memória, com Odilia Nunes
Onde: Espaço Pasárgada

16h: Espetáculo infantil Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo
Onde: Teatro Arraial

19h: Lançamento do livro Dramaturgias - Vol. 1 (Cepe Editora)
Onde: Teatro Arraial

Segunda

14h às 17h: Oficina Tradições da Mata para a preparação do ator / Cavalo marinho com Mestre Grimário e Andala Quituche
Onde: Espaço Pasárgada

19h: Espetáculo adulto Sina
Onde: Teatro Arraial

19h: Espetáculo infantil Histórias de Cascudo
Onde: Sítio Minadouro (Ingazeira)

Terça

13h às 18h: Oficina A personificação da máscara neutra, com o grupo São Gens de Teatro
Onde: Espaço Pasárgada

19h: Espetáculo adulto
O gaioleiro
Onde: Teatro Arraial