Questões ambientais em cena Mostra de Cinema Ambiental do Recife inicia neste domingo, com exibições gratuitas

Publicação: 24/08/2019 03:00

A MARÉ - Mostra Ambiental do Recife chega à 4ª edição neste domingo, seguindo até o dia 31 deste mês, com sessões gratuitas no Cinema São Luiz, Jardim Botânico, Econúcleo Jaqueira, Escola Municipal José da Costa Porto e Cais do Imperador. Serão 30 filmes, entre curtas e longas-metragens que procuram promover a reflexão crítica sobre o meio ambiente e o engajamento socioambiental na capital pernambucana. A programação é baseada em três eixos temáticos: Ecossistemas & Biodiversidade, Cidades & Conflitos e Povos & Territórios.

Entre os destaques, está o lançamento nacional do documentário Chão, dirigido pela carioca Camila Freitas, que foi apresentado no 69º Festival Internacional de Cinema de Berlim. O filme mostra o cotidiano de um assentamento do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra em Goiás. Será na segunda-feira, às 20h, no São Luiz.

“O meio ambiente exige cada vez mais preocupação mundial, sobretudo por questões climáticas e, no Brasil, pela demarcação de terras e desmatamento”, diz o produtor cultural Rafael Buda, coordenador da mostra. “A ideia é que a MARÉ traga a pauta cada vez mais próxima do cotidiano, sensibilizando a população em geral sobre problemáticas ambientais atuais e a necessidade do engajamento social e o papel da população para superação desses conflitos.”

O Jardim Botânico do Recife sedia a abertura da mostra de cinema ambiental neste domingo, a partir das 11h, com sessão infantil de curtas. Às 14h, os visitantes participam de Sessão Ambiental com temática Povos & Territórios, com Maré (BA), Fantasia de índio (PE), A era de Lareokotô (PE). Na terça-feira, os estudantes da Escola Municipal José da Costa Porto, localizada na Ilha Joana Bezerra, recebem uma tela inflável para a Sessão Escola, a partir das 15h.

A proposta mais inovadora da edição é a exibição através de QR codes. Mais de cem adesivos estão espalhados em parques, bares e restaurantes, livrarias, universidades, paradas de ônibus, metrôs, academias, livrarias, possibilitando a exibição de curtas de até cinco minutos através de dispositivos móveis.

O encerramento no dia 31 vai ocupar o Cais do Imperador, a partir das 18h30, com Sessão Ambiental baseada no tema Ecossistemas & Biodiversidade, seguida por caminhada com a EletroBike, projeto do VJ e DJ Mozart que conta com uma bike adaptada com som e projeção, em direção ao Marco Zero, com projeções de intervenções ambientais e música. A iniciativa é incentivada pela Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade.