CARNAVAL 2020 » Xilogravuras no Galo da Madrugada

Publicação: 22/08/2019 09:00

O Galo da Madrugada vai homenagear a literatura de cordel e a xilogravura no carnaval de 2020. Xilogravuras no cordel do frevo foi o tema escolhido para o 43º desfile da agremiação, que toma as ruas do Recife no Sábado de Zé Pereira. O anúncio foi feito ontem, na sede do bloco, no bairro de São José, área central da capital. O artista J. Borges foi convidado para representar a temática. O cordelista e xilografista de Bezerros assina a matriz criada em junho e que vai estampar a logomarca do Galo no próximo ano.

“É uma satisfação enorme representar o Galo e fazer com que o desfile seja mais alegre. Eu estou ajudando o Galo, e o Galo está me ajudando. Agradeço essa integração e vou fazer o possível para agradar a todos que vão participar e assistir ao desfile”’, disse José Francisco Borges, que recebeu ontem o Selo Guardião Gigante da Cultura. A nova homenagem da agremiação será entregue todos os anos, a partir da próxima edição, para celebrar manifestações e figuras importantes da cultura pernambucana.

Rômulo Meneses, presidente do Galo, conta que a escolha do tema foi uma forma de lembrar das tradições. “Vimos que esse era um tema cheio de riqueza e criatividade e achamos que era o momento de dar um impulso nessas duas artes tão fortes no Nordeste e, principalmente, em Pernambuco.”

SUSTENTABILIDADE
O Galo 2020 também abraçará a responsabilidade socioambiental, com o lançamento do selo Sustentável: Eu me manifesto pelo planeta. O plano será coordenado por Sérgio Xavier, ex-secretário de Meio Ambiente de Pernambuco e criador da plataforma Circularis. Até dezembro, serão divulgadas ações para potencializar o compromisso da agremiação com o meio ambiente.  (Joyce Lacerda)