Bons sons (14/09)

Por Gabriel Trigueiro

Publicação: 14/09/2019 03:00

Um Pixies que tenta se descolar do passado

A influência do Pixies sobre o rock ‘n’ roll a partir do fim da década de 1980 é incalculável. A banda formada em Boston pelo cantor e guitarrista Black Francis, o guitarrista Joey Santiago, a baixista e cantora Kim Deal e o baterista David Lovering foi um dos principais nomes de uma geração que tirou o rock alternativo dos selos de fundo de quintal e fundou as bases, por exemplo, para o grunge do Nirvana e companhia.

Lembrados pelos álbuns lançados entre 1988 e 1991 - Surfer Rosa, Doolittle, Bossanova e Trompe le Monde - com a formação original que depois seria separada por brigas e vaidades, os Pixies foram uma espécie de Velvet Underground de seu tempo, e bem que poderiam ter inspirado a famosa frase criada para os Velvets  (“Poucas pessoas ouviram os discos, mas todas montaram uma banda”).

Lançado na sexta-feira, Beneath the  Eyrie é o terceiro disco desde que o grupo voltou às atividades, agora com a baixista Paz Lenchantin. Comparar o repertório atual às quatro bolachas clássicas seria perda de tempo e fonte de frustração. O que vale é ouvir o novo trabalho notando o esforço da banda para gerar material novo sem imitar o passado nem perder a assinatura. Com ótimos momentos como On graveyard hill, Catfish Kate e  surfers muertos, Beneath the  Eyrie mostra que o Pixies têm lenha para queimar e boas contribuições a dar ao lado inteligente da música.

Dicas da semana // Novidades musicais

Sampa cada vez maior

The Return é o novo álbum da nigeriana Sampa The Great. Bem acertado, o projeto reafirma a cantora como uma das novas forças do R&B e do hip-hop.

Springsteen da rainha?
Comparado a Bruce Springsteen, o cantor britânico Sam Fender acaba de lançar seu primeiro álbum, Hypersonic missiles, após sequência de singles bem-sucedidos.

Do luto veio a redenção
Apresentado sob intensos elogios da crítica, o álbum The nothing marca o retorno do Korn depois da morte da esposa do líder da banda, Jonathan Davis.

Tributo

Daniel Johnston // Uma mente brilhante e misteriosa

Nesta semana, a música perdeu o gênio underground Daniel Johnston. Mesmo vítima de problemas psiquiátricos, o cantor produziu cultuados álbuns como 1990 e Fun, que estão disponíveis em streaming, e teve sua vida contada no doc The Devil and Daniel Johnston (2005).