Parada quer resistir para libertar Boa Viagem celebra neste domingo a 18ª Parada da Diversidade de Pernambuco, com militância e música

Publicação: 14/09/2019 03:00

A Parada da Diversidade de Pernambuco chega à sua 18ª edição neste domingo, a partir das 10h, na Avenida Boa Viagem, Zona Sul do Recife. O evento é organizado pelo Fórum LGBT de Pernambuco, com apoio da Prefeitura do Recife e o Governo do Estado. A temática desta vez é “Ontem, hoje e sempre. Resistir para libertar!”, que busca relembrar e homenagear figuras veteranas do movimento LGBT no estado. As atrações começam no Parque Dona Lindu, com shows de DJs, performances e um espetáculo da banda Amigas do Brega, preparado especialmente para a ocasião.

“A parada neste ano vem com uma perspectiva de resistir a um possível retrocesso diante da política nacional”, diz Chopely Santos, que coordena o Fórum LGBT de Pernambuco ao lado de Rivânia Rodrigues e Thiago Rocha. A principal homenageada da edição é Bárbara Finsking, de 48 anos, estilista, maquiadora, cabeleireira, costureira, coreógrafa, decoradora, vitrinista e funcionária pública há 30 anos na área da educação. “Ela foi escolhida justamente porque viveu uma época em que a vida das trans era ainda mais difícil, então é sempre necessário fazer esse resgate”.

Cerca de 11 trios vão desfilar na Avenida Boa Viagem, a partir do meio-
dia. A maioria deles é de instituições que compõem o Fórum LGBT de Pernambuco, além de alguns empresários. A empresária Maria do Céu vai comandar o trio do Clube Metrópole ao lado de artistas como Romero Ferro e Byanka Nicoli. Após o desfile, a boate, localizada no bairro da Boa Vista, fará uma festa pós-parada a partir das 17h, com ingressos revertidos para o tratamento de Jefferson Cruz, que foi vítima de LGBTfobia na cidade de Moreno, na RMR.

A banda Amigas do Brega foi homenageada na última Parada da Diversidade de Casa Amarela, na Zona Norte do Recife, realizada no dia 1º de setembro. O show animou os organizadores da Parada do Recife, que estavam no público e fizeram o convite. “Estamos muito honradas por esse show, principalmente por estar abrindo a Parada da Diversidade de Pernambuco”, diz Pallas Pinho, que compõe o grupo ao lado de Dayanne Henrique (ex-Frutos do Amor, do hit Meu diário), Dany Myler (ex-Banda Lolyta, da música Thunara) e Eliza Mell (ex-Brega.com, responsável por Ânsia).

“Apesar de se um dia de ‘carnaval’, também é um dia de militância, de sair em busca de respeito. Mostrar que toda forma de amor vale a pena. O nosso grupo está em ascensão e parte disso é responsabilidade do público LGBT, que sempre nos acompanhou desde o começo”, continua Pallas, que ficou conhecida como vocalista da banda Ovelha Negra, da famosa canção Amor de rapariga.

O show da banda contará com figurino de Cassiano Silva, com dançarinos do grupo Up Dance. No repertório, a banda faz homenagens a divas da música consagradas entre o público LGBT: Beyoncé, Rihanna, Anitta e a drag queen Gloria Groove. Além disso, vai explorar o brega dos anos 2000 que vem consagrando o grupo. Elas vão encerrar com uma música que celebra “toda forma de amor”. “Hoje em dia no mundo do entretenimento, ainda mais no universo brega e brega-funk, é muito comum que tenha um dedo de pessoas LGBT na produção. Desde detalhes do palco até os videoclipes. O movimento brega está sendo abraçado e abraçando os LGBTs”, finaliza.