Bons sons (19/10)

Por Gabriel Trigueiro
Instagram: @gabriel_trigueirofp
gabriel.trigueiro@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 19/10/2019 03:00

O dia para festejar a voz  do soul

Ao longo da história fonográfica, álbuns clássicos foram, muitas vezes, resultado da produção represada de jovens talentos que, após algum tempo batalhando, conseguiram oportunidade de trabalhar com profissionais e equipamentos que jamais teriam à disposição sem contrato com uma gravadora. Outras vezes, obras-primas resultam de uma mudança de rota na carreira de artistas consagrados. A certa altura, os Beatles deixaram o iê-iê-iê e os tumultuados shows ao vivo de lado e embarcaram numa vibe mais experimental e cabeça que remodelou o jeito de se fazer rock ‘n’ roll.

What’s going on (1971), de Mavin Gaye, foi um caso parecido, quando o astro americano trocou as canções de amor pela crítica política e social num contexto dominado por conflitos raciais, ascensão da pobreza nas cidades e protestos contra a Guerra do Vietnã.

Na sexta-feira chegou às lojas e às redes de streaming o disco What’s going on live, gravado durante o Marvin Gaye Day, um dia de homenagens ao cantor na sua cidade natal de Washington. Primeira apresentação ao vivo de Gaye - que tinha pânico de subir ao palco - em quatro anos, o show oferece uma rara chance de ouvir na íntegra um dos maiores clássicos do soul por outro prisma. Mesmo com certa carência técnica, a gravação evidencia a estupenda voz e o carisma do cantor, que teve uma vida extraordinária até o fim, quando morreu baleado pelo próprio pai numa briga doméstica.

Dicas da semana // Novidades musicais

Purple volta turbinado

Os 25 anos do segundo álbum do Stone Temple Pilots são celebrados com uma edição de três CDs, incluindo gravações ao vivo e raridades, totalizando 51 faixas.

Não tem cara de tiozão
Garotões de meia idade, os integrantes do Jimmy Eat World (Califórnia) apresentam um pop punk mais jovial do que nunca e cheio de guitarras no álbum Surviving.

Mark Lanegan subindo o tom
Somebody’s knocking dá continuidade à ótima carreira solo do ex-vocalista do Screaming Trees, que trouxe um repertório menos soturno aos seus fãs dessa vez.  

Pop

Foxes in fiction // Excertos de um sonho intranquilo

Elevando o significado de dream pop a um novo nível, o projeto canadense Foxes in Fiction acaba de soltar seu excelente LP de estreia, Trillium killer. Fique atento a faixas como A softer world, Say yes do violence e Antibody, que enriquecem o conceito já apresentado no EP Ontario gothic, de 2014.