REVISTA CONTINENTE » Vinte anos de jornalismo cultural celebrados em livro

ANDRÉ SANTA ROSA
andre.rosa@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 20/11/2019 03:00

Para celebrar duas décadas do jornalismo cultural feito pela revista Continente, a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) lança a publicação 30 entrevistas da revista Continente. Com apresentações do cantor Otto e do DJ Evandro Q, o evento de lançamento será hoje, às 19h, na Ursa Bar e Comedoria (Rua Carneiro Viléla, 30, Espinheiro). A coletânea integra o novo selo de compilações da Continente, que serão lançados no mercado editorial em breve. Com organização de Adriana Dória Matos, editora da revista, o livro traz entrevistas realizadas em estilo “pingue-pongue” - como é chamado no jargão jornalista o formato de perguntas e respostas - com personalidades nacionais, como a filósofa Djamila Ribeiro e o artista plástico Gil Vicente, e internacionais, a exemplo do cineasta norte-americano Jim Jarmusch, da fotógrafa suíça naturalizada brasileira Claudia Andujar e do escritor e artista visual francês Camille de Toledo. O próprio Otto também é um dos entrevistados, no time de músicos, junto com os pernambucanos Alceu Valença e Siba, o alagoano Hermeto Pascoal e a carioca Beth Carvalho.

Para a editora da Continente, a proposta parte tanto de uma celebração do jornalismo cultural, quanto como um processo de revisitação de uma produção ainda atual. “A gente tinha a ideia de fazer conteúdos que revissem certas produções. É um privilégio ter uma revista de jornalismo cultural completando duas décadas. Já se falou em crise do mercado editorial, mas já podemos falar em reposicionamento do mercado editorial”, avalia.

Abarcando uma produção interseccional, a publicação apresenta textos de sociólogos, antropólogos, cineastas, músicos, fotógrafos e estilistas, que são atemporais, “ao mesmo tempo em que espelham uma época”, como resume Adriana Dória. As entrevistas são assinadas por colaboradores e repórteres da Continente, assim como as fotografias.

As 30 entrevistas selecionadas foram agrupadas em 197 páginas e satisfazem critérios não apenas relativos à importância biográfica do entrevistado, mas pensando em uma relevância contemporânea dos temas, perspectivas e recortes dos textos. “São nomes de relevância que têm em comum a postura crítica diante de fatos de repercussão nacional e internacional, como as desigualdades sociais e de gênero e as migrações, além de discussões sobre temas contemporâneos, como capitalismo, pós-modernidade, globalização e memória”, afirma Adriana.