PAçO » O frevo respira no Recife Antigo

Publicação: 13/12/2019 03:00

Na busca por criar um frevo experimental, a pesquisadora mineira Maria Aida Barroso e o maestro pernambucano Nilsinho Amarante idealizaram, em 2014, o DuoFrevando. O projeto se distancia da tradicional formação de orquestra com metais e aposta em novos arranjos instrumentais. A dupla lança hoje o álbum DuoFrevando - Frevos para trombone e piano, com show no Paço do Frevo (Rua da Guia, Bairro do Recife), às 17h. A entrada é gratuita e serão doados 50 discos para alunos de escolas de música ou conservatório e para músicos presentes.

O repertório explora a junção dos instrumentos populares com eruditos. Inspirada pela peça Marquinho no frevo, do Maestro Duda, a primeira escrita originalmente para trombone solo e piano, a dupla gravou um álbum com 11 frevos construídos com esses instrumentos, além de adaptar obras já existentes, dialogando com os autores e abrindo espaço para novas composições.

Segundo Nilsinho, a ação contribui para a divulgação do frevo e para a prática e desenvolvimento técnico e performático dos instrumentistas. “A nossa ideia é dar uma nova variável para escutar o frevo. Esse produto pode circular em várias áreas. Pode ser colocado nas salas de concerto, levado para festa e experimentado com a união do popular e o erudito. É um novo jeito de escutar o frevo”, aposta o mestre.

“Há alguns anos, fui para o Festival de Trombones da Associação Brasileira de Trombonistas e, ao ouvir o solo de trombones, me perguntei por que não poderia fazer isso com o frevo. Quando me dediquei aos estudos, vi que só tinha apenas um frevo nessa formação, o do Maestro Duda. E fiquei fascinado. Então, chamei a professora Aida para desenvolver o projeto comigo. Juntos, começamos adaptando os frevos tradicionais”, diz Amarante.

ARRUANDO

O frevo também marca o ritmo no Bairro do Recife no domingo. No Marco Zero, a partir das 15h30, a Orquestra Arruando recebe o público para o último frevo do ano. A apresentação contará com repertório de clássicos do gênero, canções autorais e releituras, e terá participação do saxofonista Edson Rodrigues, Mestre-Vivo do Frevo. Além do show, haverá um aulão de passos, tudo com acesso gratuito.

Formada em 2013, a Orquestra Arruando tem como objetivo apresentar o mais autêntico frevo fora do período de carnaval. Com 25 músicos e três cantores, apresentará canções como Último dia (Levino Ferreira), Roda e avisa (Edson Rodrigues e J. Michiles), Evocação (Nelson Ferreira) e Último regresso (Getúlio Cavalcanti), além de autorais como Carnaval sem fim e Mágica de fevereiro (ambas de Nilo Otaviano e Fernando Estelita).