João Alberto (22/01) "O trabalho não mata, ocupa o tempo, evita o ócio e constrói prodígios", José Janguiê Diniz

Colaboração: Marina Simões
@joaoalbertodp
@blogjoaoalberto
Telefone: 2122.7520
e-mail: jadiario@terra.com.br

Publicação: 22/01/2020 09:00

O recorde mundial da Justiça no Brasil

O mestre José Paulo Cavalcanti Filho revela um dado inacreditável. Todos os 193 países que integram a ONU tem prisão em primeira instância como Estados Unidos, Canadá, Inglaterra, Alemanha, França e Espanha. Em poucos em segunda instância. Por recente decisão do Supremo Tribunal Federal, o Brasil, cuja Justiça está muito longe de ser rápida, agora tem quatro instâncias. A criação do juiz de garantias aumenta para cinco instâncias. Um recorde digno do Guiness Book.

Aeroporto
Será no início de março a transferência da administração do Aeroporto dos Guararapes da Infraero para a empresa espanhola Aena. O presidente da empresa Santiago Yus cuida dos detalhes da mudança. A Aena administra 46 aeropotos e dois heliportos na Espanha e terminais em aeroportos do Reino Unido, México, Jamaica e Colômbia.

Juiz de garantias
O desembargador federal Fernando Braga Damasceno e o juiz federal Walter Nunes da Silva Junior são os representantes do Tribunal Regional Federal da 5ª Região no grupo de trabalho recém-criado pelo Conselho da Justiça Federal, para realização de estudos e proposição de regulamentação do juiz de garantias no âmbito da Justiça Federal.

BB na Folia
Luiz Felipe organiza a 30ª edição do bloco BB na Folia, dia 20 de fevereiro, no Recife Antigo.

Turismo
A cidade de Santa Cruz, a 115km de Natal, virou grande atração turística, com a inauguração da imagem de Santa Rita de Cássia, que custou R$ 4 milhões e tem 56 metros de altura. É Maior que a Estátua da Liberdade (46 metros), em Nova York, e que o Cristo Redentor (30 metros), no Rio.

Repouso
Por determinação dos seus médicos, o presidente Jair Bolsonaro tem tirado uma hora de soneca, sempre às 13h, no seu gabinete no Palácio do Planalto. Assessores revelam que depois ele volta com carga total.

Em Caruaru
Dom Dino Marchió era uma das presenças mais festejadas na festa dos 30 anos da Obra de Maria, na Arena Pernambuco. Depois de deixar a diocese de Caruaru, por ter completado 75 anos, ele decidiu continuar morando na cidade, como bispo emérito. Uma figuraça...

No mundo
O Ano-Novo Chinês, com o início do Ano do Rato, será comemorado hoje em 500 cidades de 140 países. Uma delas, o Recife, no Teatro Luiz Mendonça.

Em Davos
As duas palestras mais esperadas hoje são do príncipe Charles, do Reino Unido, e Barham Salih, do Iraque.

Lançamento
Caetano Veloso vai lançar novo disco em parceria com o clarinetista Ivan Sacerdote com show no dia 8 de fevereiro, em Salvador. Depois, seguirá com turnê para o Rio de Janeiro e São Paulo. Recife deve entrar no roteiro.

Saudável
A alimentação saudável e itens relacionados ao bem estar cresceram 98%, e atualmente, o setor movimenta cerca de US$ 35 bi ao ano no país, o que o deixa na quarta posição em relação ao mundo.

Sucesso do K-Pop
O Brasil foi o sexto país que mais falou sobre K-Pop no Twitter em 2019, atrás apenas de países asiáticos e dos Estados Unidos. A música pop coreana foi assunto de 6,1 bilhões de Tweets no mundo no ano passado.

Na praia
Romero Ferro lança no dia 7 de fevereiro mais um clipe, dessa vez da canção Love Por Você. Em clima de verão, produção foi toda armada em Boa Viagem, com mais de 40 profissionais envolvidos e direção de Thiago França.

Marina
A construção do hotel marina nas imediações do Cais de Santa Rita, projeto que esteve engavetado nos últimos anos, deve começar em breve. O secretário Bruno Schwambach me contou que está empolgado com a revitalização daquela área, tão importante para a economia da cidade: as obras do empreendimento, que é assinado pelo consórcio Porto Novo Recife, devem começar depois do carnaval. A marina terá capacidade para 130 barcos e veleiros de até 70 pés.

Nos hotéis
Ana Paula Vilaça, secretária de Turismo do Recife, garantiu mais uma edição da Blitz nos Hotéis, neste carnaval. A ação de marketing é uma intervenção nos saguões dos principais hotéis da cidade, nos dias 20,21 e 22 de fevereiro, com um bloquinho que não vai deixar ninguém parado. A ideia é convidar os hóspedes para o carnaval do Recife.

No Museu
A designer gráfica Mariana Pinheiro e a figurinista Rita Azevedo abrem a exposição Brise, esta noite, no Museu do Estado. Mostram dez estampas provocadas pela percepção da morte prematura da arquitetura moderna em edifícios de Pernambuco.

Impopularidade
A primeira pesquisa feita pela XP Investimentos neste ano mostrou que o Senado tem a desaprovação de 79% dos consultados. A Câmara dos Deputados tem imagem ainda pior: é desaprovado por 83%.

Movimento

Na sua participação na festa dos 30 anos da Obra de Maria, Luan Santana revelou que é devoto de Nossa Senhora Aparecida.

A pianista Olinda Alessandrini faz concerto esta noite, no Santa Isabel, dentro do Janeiro de Grandes Espetáculos.

O contador de histórias François Bamba se apresenta hoje e amanhã na Aliança Francesa do Recife.

Carla Castro, filha de Francisco José e Beatriz Castro, assina coleção de verão da sua loja de acessórios Miçanga na Praia.

Começou a temporada de customizações de abadás, transformando as largas camisetas em modelos cada vez mais rebuscados e elegantes, com aplicação de renda, transparências e bicos.

O arquipélago Ilhas Baleares, na Espanha, proibiu turismo alcoólico e festas open bar. A lei será aplicada em três áreas conhecidas pelos excessos de jovens turistas.
O filme Paraíso Perdido com a pernambucana Julia Konrad está entre as novidades que chegaram na Netflix.

Fortaleza deve receber 650 mil turistas nesta alta estação, período que vai de dezembro a fevereiro.
Raquel Lyra reassumiu a Prefeitura de Caruaru depois de férias no exterior.

Juccelino, filho de Lúcia e Espedito Alves de Barros, e Juliana, filha de Carla Fernanda e Mozar de Moura, casam sábado o D’Hartes Recepções.

Aniversariantes

Adelina Schwambach, Adolfo Jorge Cordeiro, Adriana Ferreira da Costa, Alexandre Bicudo, Daniella Sampaio, Eric Perman, Maria Cecília Correia, Maria Dayse Miranda, Marly Mota, Roberto Lins de Oliveira e Thomé Carlos Dias da Silva.