João Alberto (28/02) "O que eu ouço, esqueço. O que eu vejo, lembro. O que eu faço, aprendo.", Confúcio

Colaboração: Marina Simões
@joaoalbertodp
@blogjoaoalberto
Telefone: 2122.7520
e-mail: jadiario@terra.com.br

Publicação: 28/02/2020 03:00

O frevo precisa ser valorizado

O Carnaval Multicultural do Recife, criado na administração de João Paulo, faz sucesso, mas, depois de tantos anos, precisa de uma atualização. Primeiro na seleção dos artistas convidados, com pouca renovação, alguns cantores estão vindo praticamente todos os anos, alguns sem qualquer ligação com o carnaval. Porém o aspecto que merece maior reflexão, é sobre o frevo. É preciso entender que o ritmo pernambucaníssimo, só toca no carnaval. Não parece justo dividir espaços nobres com o samba, o brega, o rock, o sertanejo, que são tocados o ano inteiro. Alguns shows no palco principal do Marco Zero não despertaram o menor interesse do folião, inclusive com muitos discursos. O povo quer mesmo é brincar, é pular, é frevar. Se não valorizarmos nosso ritmo, quem vai fazer?

Em Noronha
Juliana Paes, que sempre brilha no carnaval carioca, este ano optou pela tranquilidade. Foi com o marido Carlos Eduardo Baptista e os filhos Pedro e Antônio para Fernando de Noronha.

Mensagem
O Homem da Meia-Noite, cujo desfile voltou a atrair uma multidão em Olinda, lembrou o óleo que atingiu as praias da nossa região. Nas costas da sua fantasia havia um arco-iris com a frase “Lute como uma Praia do Nordeste.” Ele também foi destaque no carnaval de Salvador.

Vexames
E o time do Sport, hein? É um vexame atrás do outro

Bloco
Mais uma vez, Lailson Cavalcanti criou a camisa do bloco Nóis Sofre, Mas Nóis Goza, que Tarcísio Pereira comandou na Rua Sete de Setembro, no sábado de carnaval.

Informação
A Secretaria de Saúde do Recife editou 50 mil folders com informações sobre a segurança no carnaval e dos espaços de atendimento. Com textos em português, inglês, espanhol e mandarim, foram distribuídos no aeroporto, no porto, no TIP, nos hotéis e nos polos de carnaval e turismo.

Belo Horizonte foi a novidade
Além de São Paulo, que há três anos vem crescendo, um novo carnaval de rua se destacou este ano. O de Belo Horizonte, que teve nada menos de 400 blocos nas ruas. Alguns saindo nas primeiras horas do dia.

Convivência na folia de Olinda
Greta Thunberg, a jovem ativista sueca do meio ambiente, ganhou boneco gigante no carnaval de Olinda, onde conviveu tranquilamente com dois desafetos: os presidentes Donald Trump e Jair Bolsonaro.

Galo foi uma unanimidade
Ao contrário do ano passado, quando foi muito criticado, o Galo da Ponte Duarte Coelho neste ano foi uma unanimidade. Belíssima, a criação de Leopoldo Nóbrega foi elogiada por todo mundo.

Tatuagem do governador
O governador Paulo Câmara circulou no carnaval com tatuagem no braço, com a frase “Ela brinca como quer!”

Modelo de Gerlane Lops
Era do estilista Cassiano Silva o belo modelo que Gerlane Lops usou no desfile do Galo da Madrugada, alusivo à xilogravura, tema do Galo neste ano.

Desfile das Campeãs
A exemplo do que fiz, semana passada, sobre o fim do carnaval dos clubes, assino artigo, hoje, na nossa página de Opinião, sobre o Desfile das Campeãs do carnaval do Rio de Janeiro, onde estive pelo menos 20 vezes.

A estrela de Pabllo Vittar
A figura de maior destaque no carnaval deste ano no Recife foi Pabllo Vittar, que veio participar do Galo da Madrugada. Fantasiada de Coelhinha da Playboy, com direito a caras e bocas, fez o maior sucesso. Simpática, pousou para incontáveis selfies e chegou a deixar a área reservada do camarote para dançar no espaço, ao som do brega Ninguém Fica Parado.

Carnaval atrasado em Surubim
A cidade de Surubim mantém a tradição e fará seu carnaval de hoje a domingo. Entre as atrações, Rafa Mesquita, Benil, Josildo Sá, Carol Levy e a orquestra 100% Mulher. Danilo Cabral leva um grupo de amigos do Recife para a festa.

Levaram falta no desfile do Galo
Margareth Menezes e Armandinho, que fizeram shows em Salvador na sexta-feira, acabaram perdendo o voo para o Recife e ficaram sem participar do desfile do Galo da Madrugada.

Imagem nacional dos bonecos
Os bonecos de Olinda voltaram a brilhar, inclusive sendo tema de várias reportagens nacionais na televisão. Os desfiles deles, este ano com mais de 100 bonecos, voltaram a ser uma das maiores atrações do carnaval na cidade.

Fantasias mais procuradas
De 2016 a 2019, a Mulher Maravilha foi a fantasia de carnaval mais pesquisada no Google no Brasil. Neste ano, perdeu para fantasias de casal, como Mickey e Minnie, Popeye e Olívia Palito e Adão e Eva,

Bandeira brilhou no carnaval
Mais uma vez, a bandeira de Pernambuco apareceu em vários modelos e adereços do carnaval. É a única no país a ter este destaque entre os foliões.
 
Movimento

Caio Braz celebrou seus 33 anos na quarta-feira de cinzas na Casa do Fervo em Olinda.

Marcelo Sangalo, de 10 anos, foi visto em vários shows da mãe Ivete Sangalo, comandando a percussão em cima do trio elétrico.

Apesar de impecáveis, famosas, bonitas e em forma, algumas rainhas de bateria no carnaval do Rio e São Paulo simplesmente não sabem sambar.

Carlos Ivan merece todos os aplausos pela beleza das roupas que criou para o desfile do Bloco da Saudade.

Os globais Pedro Lins e Bianka Carvalho entre os novos bonecos gigantes de Olinda.

Muitas famosas vestiram peças assinadas pelo pernambucano Walério Araújo no Recife, Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador. Claudia Leitte, Gaby Amarantos e Fafá de Belém.

O grupo Sada, que faz o transporte dos carros da Fiat, apareceu como patrocinador em vários bonecos gigantes de Olinda.

A youtuber Julia Tolezano, do canal Jout Jout, brincou carnaval em Olinda e fez muitas selfies com seus seguidores. E com muitos elogios à folia.

Uma novidade no carnaval deste ano foram foliões levando mensagens. De todo tipo: críticas, conselhos, brincadeiras.

Olinda fez shows até a noite da quinta-feira. E atraindo um enorme público.

O goleiro do Afogados, Wallet, inovou na vitória diante do Atlético de Minas Gerais: jogou usando um boné.

Aniversariantes

Ana Nery Freire de Menezes, Cláudia do Rêgo Barros, Cristiana de Almeida, Ênio Castellar, Eunice Couto, Fátima Quintas, Fernanda Oliveira, Fernando Bezerra Coelho Filho, Hilda Breckenfeld Veloso, José Valdomiro Lima Nascimento, Kelly Verônica Rocha, Luiz Carlos Cescani, Maria Ângela da Fonte, Maria Dulce Sampaio, Mário Guimarães de Souza, Phelippe Di Cavalcanti e Regina Gouveia.