João Alberto (26/05) "Quanto mais treino, mais sorte tenho.", Johan Cruyff

Colaboração: Larissa Lins
@joaoalbertodp
@blogjoaoalberto
Telefone: 2122.7520
e-mail: jadiario@terra.com.br

Publicação: 26/05/2020 03:00

Novo esquema para as palestras de famosos

Outro setor que deve mudar muito ao final da pandemia é o de palestras de famosos, realizadas para funcionários de empresas e para o público em geral, ambientadas em teatros, como acontecia muito, por exemplo, no Teatro do RioMar. Elas devem passar a ser viabilizadas por videoconferência, com telão de alta definição instalado no ambiente e a possibilidade do entrevistado responder a perguntas da plateia ao vivo. O novo formato representaria economia com passagem aérea, hospedagem, transporte e refeições para os palestrantes. O sistema já está sendo adotado, de forma discreta, em algumas empresas que ainda funcionam.
 
Medicamentos
O mestre Fernando Moraes me revela que a Sociedade Brasileira de Cardiologia não recomenda o uso da cloroquina e hidroxicloroquina associada ou não à azitromicina, para o tratamento da Covid-19, enquanto não houver evidências científicas definitivas acerca do seu emprego. Para os pacientes que optarem pela realização do tratamento, orienta que sejam realizados eletrocardiogramas para subsidiar o médico quanto à pertinência de se persistir no tratamento.

Perda em Pernambuco
Pernambuco ficou menor com a morte, domingo, de Octávio Lobo, vítima da Covid-19. Era uma das maiores figuras da nossa advocacia, professor emérito da Faculdade de Direito do Recife e belíssima figura humana, que tive a felicidade de ter como amigo.
 
Novas músicas
Geraldo Azevedo aproveitou o isolamento social para compor novas músicas em parceria com Chico César, que serão acrescentadas ao repertório do projeto Violivoz, que estava marcado para este mês no Recife e foi adiado para outubro.

Contradição absurda
Certamente para agradar o chefe, o general Eduardo Pazuello, ministro da Saúde, participou de evento domingo em Brasília, com o presidente Jair Bolsonaro provocando aglomeração e não usando máscara. Contrariando as próprias recomendações do Ministério da Saúde.
 
Ex-ministro
Lamentável a entrevista do ex-ministro da Saúde Nelson Teich à GloboNews no domingo. Enrolado, exatamente como acontecia quando estava ministro, não explicou nada, fez questão de defender o presidente Jair Bolsonaro e ainda foi extremamente grosseiro com um colega médico que participava do programa.

Tristeza
Sociedade pernambucana lamentando a morte, no final de semana, da matriarca Maria Lia Cavalcanti, uma das fundadoras do Instituto Capibaribe, que, aos 92 anos, lançou o livro de memórias Recordar é viver. Ela deixa seis filhos, inclusive o jurista e escritor José Paulo Cavalcanti Filho.

Ao vivo
Lenine participa hoje, às 18h, de mais uma Live do Bem promovida pela ONG Novo Jeito. Além da música, vai falar sobre solidariedade e esperança em tempos de pandemia. A ONG entrevistou nomes como a empresária Luiza Helena Trajano e a jornalista Sonia Bridi.

Da moda
A obra do estilista Marcílio Campos, paraibano que fez carreira no Recife e foi um dos maiores figurinistas do Nordeste, será revisita hoje, às 19h30, em evento virtual nas redes da UniFBV. Após a pandemia, o centro universitário vai reativar modateca com figurinos assinados por ele.
 
Proibido
Depois de muito ameaçar, o presidente Donald Trump proibiu entrada de brasileiros e de pessoas que tenham estado no Brasil nos 15 dias recentes. Medida deve inviabilizar, por falta de passageiros, o voo diário entre São Paulo e Houston e os três semanais de Campinas para Fort Lauderdale e Orlando.

Sem energia
Houve um exagerado número de queda de energia no final de semana e ontem, na Zona Sul do Recife. Muita gente teve produtos eletrônicos afetados.

Precaução
O austríaco Alexander Wurz, presidente da Associação dos Pilotos de Grande Prêmio, assegurou que as disputas de Fórmula 1 deverão ser evitadas em países com sistemas de saúde sobrecarregados em razão da Covid-19. Devem adaptar os torneios a roteiros onde a pandemia esteja controlada. Ou seja, o GP do Brasil, em novembro, está ameaçado.

Pinturas
O músico Otto usou o Instagram para compartilhar suas pinturas, a que tem se dedicado durante a quarentena.
 
Perdas
Pernambuco perdeu, no final de semana, três médicos de muito destaque: o imunologista Walfrido Antunes, o cardiologista Jorge Elysio Wanderley e o anestesiologista Fernando Vanderlei de Andrade.

Bom trabalho
O administrador Guilherme Rocha comemora resultado das ações para conter o coronavírus em Fernando de Noronha. A ilha já chegou a ter 24 infectados e há mais de um mês não tem um só registro de casos da Covid-19.

Desmentido
No depoimento que deu na Polícia Federal, o general Luiz Eduardo Ramos, ministro-chefe da Secretaria de Governo, que ainda é da ativa, afirmou que Bolsonaro, depois de dizer que não conseguiria mudar pessoas da sua segurança no Rio, teria olhado para o general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional. Vídeo mostrou, no entanto, que o general Luiz Eduardo não falou a verdade na declaração.
 
MOVIMENTO
 
Mozart Neves Ramos, que mora em São Paulo, veio passar a quarentena no Recife e comemora seu aniversário hoje, reunindo amigos pela internet.

O professor Aprígio José de Carvalho, que sempre foi muito atuante no Santa Cruz, foi mais uma vítima da Covid-19.

Quem recebe cumprimentos hoje, pelo seu aniversário, é o advogado Sérgio Aquino, que já atuou no setor jurídico do nosso jornal e foi presidente do Náutico.

A DJ Deb Lima movimentou a internet com lançamento de novo clipe, Me usa, gravado durante a quarentena.

Faleceu no final de semana, vítima da Covid-19, o coronel Presciliano Fonseca de Moraes, que conheci quando ele presidia o Clube dos Oficiais da Polícia Militar, que tinha intensa atividade social.

Recuperada da inflamação nos rins, a cantora Ludmilla lançou videoclipe caseiro para a música Espelho.

A apresentadora Maisa recebeu vídeo surpresa da cantora Selena Gomez, de quem é fã, pelo seu aniversário de 18 anos.

Será lançado no Brasil em julho o novo livro da saga Caixa de pássaros, que inspirou filme homônimo da Netflix. Vai levar o nome da protagonista, Malorie.
 
ANIVERSARIANTES

Anita Márcia Pinheiro, Cristina Porfírio Linhares, Eurico Loyo, Helmut Hartmann, João Ferreira da Costa Júnior, José Meira da Fonte, Maciel Melo, Sheila Carneiro, Taney Farias e Tarcísio Calado Filho.