João Alberto (27/05) "Futebol sem público é como chupar picolé sem tirar o papel.", Milton Bivar

Colaboração: Larissa Lins
@joaoalbertodp
@blogjoaoalberto
Telefone: 2122.7520
e-mail: jadiario@terra.com.br

Publicação: 27/05/2020 03:00

Carros de apps têm que cumprir o rodízio

O desembargador do TJPE Fábio Eugênio Dantas negou o pedido da Associação dos Motoristas e Motofrentistas por Aplicativos de Pernambuco para que a categoria fosse excluída do sistema de rodízio de veículos, estabelecido para conter o avanço da pandemia de Covid-19 no estado. Seria uma exceção muito difícil de ser fiscalizada, pois os carros de aplicativos não se distinguem dos carros particulares e muitos deles são usados apenas em horários de folga de outras atividades profissionais do motorista. Seria, digamos, equivalente a uma liberação total.
 
Disse não
Depois da sua curta e, digamos, pouco brilhante passagem pelo Ministério da Saúde, obrigado a sair depois de ser várias vezes desautorizado pelo presidente Jair Bolsonaro, o médico Nelson Teich teve o bom senso de recusar o inacreditável convite do general Eduardo Pazuello para ser conselheiro da pasta.

Linha de frente
O Hospital Português promove hoje, às 19h30, a live Covid-19: A experiência de quem está na linha de frente. Terá a participação dos médicos Demetrius Montenegro, Cristiano Hecksher, Noel Guedes, Renata Bezerra e Mário Teles, além de representantes da Associação Médica Brasileira do Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul.
 
Nova live
Alceu Valença comanda nova live hoje, às 21h, em seu canal no YouTube. Além de sucessos da carreira inspirados em sua relação com Olinda, vai cantar um samba inédito, Sem pensar no amanhã, que compôs na quarentena em seu apartamento do Rio.

Recados
Na sua posse na presidência do Tribunal Superior Eleitoral, o ministro Luís Roberto Barroso mandou, sem citar nomes, uma série de recados a importantes autoridades. Só não entendeu quem não quis.
 
Ensaio à distância
Os fotógrafos Morgana Narjara e Felipe Souto Maior e a jornalista Thayanne Sales dedicam quarentena ao projeto Vejo você daqui. Realizam ensaios virtuais em troca de doações a instituições locais. O músico Silvério Pessoa, a atriz Paloma Bernardi e a modelo Wilma Gomes já participaram.

Despedida
Wanderson Oliveira, que teve atuação marcante como secretário de Vigilância da Saúde de Luiz Henrique Mandetta, oficializou sua demissão do cargo, que vinha ocupando a pedido do general Eduardo Pazuello. Ele volta ao seu cargo efetivo, enfermeiro epidemiologista no Hospital das Forças Armadas, em Brasília.

Autoconhecimento
A modelo e influenciadora Bruna Gadelha tem dedicado o isolamento social à meditação e ao autoconhecimento, chegando a praticar voto de silêncio em alguns dias. Ela planeja turmas de yoga e criou perfil no Instagram para esta nova atuação.

Debate
O desembargador Fernando Cerqueira, presidente do Tribunal de Justiça de Pernambuco, participa do debate Os Tribunais e a Justiça em tempo de pandemia, sexta-feira, no site do Centro Universitário Barros Melo.

Na moda
A cantora e atriz Manu Gavassi decidiu ingressar no mundo da moda e lança, hoje, coleção em parceria com a C&A. Também vai vender as roupas usadas no Big Brother Brasil, e os recursos da venda serão doados a ONGs, assim como seu prêmio de terceira colocada no reality.

Apoio
A decisão do governo dos Estados Unidos de proibir a entrada de brasileiros recebeu inesperado apoio de Filipe Martins, assessor internacional da Presidência. Para ele, decisão segue parâmetros quantitativos previamente estabelecidos, que alcançam naturalmente um país tão populoso quanto o nosso.
 
Mesa posta
Ganhou força na quarentena a tendência da mesa posta. É como se chama a organização caprichosa de pratos, talheres e outros itens para decorar a mesa ao servir refeições, que tem cada vez mais registros nas redes sociais. Influenciadores que se dedicam ao tema vêm aumentando a sua base de fãs.

Anos 1980
Voltou à moda o corte mullet, febre nos anos 1980 e sucesso entre cantores de rock e punk daquela década. A proposta é manter os fios mais curtos e repicados junto ao rosto e mais compridos na nuca. Miley Cyrus, Ursula Corberó e Billie Elish estão entre as famosas que aderiram à tendência, que detalhamos no Blog João Alberto.

O novo normal
Declaração oportuna de Octavio de Lazari Júnior, presidente do Bradesco, na Veja: “Antes da pandemia, pensávamos no futuro. Agora, vivemos um dia de cada vez. Haverá grande transformação na forma como trabalhamos. Sobretudo, vamos repensar nossos hábitos de consumo, focar o que é efetivamente necessário e criar um modo de vida mais sustentável para as futuras gerações.”

Prejuízo
O setor do turismo no nosso país, já perdeu R$ 14 bilhões desde o início da pandemia, segundo levantamento da Confederação Nacional do Comércio de Bens e Serviços.

Solidariedade
O jogador Patric, lateral direito do Sport, tem protagonizado ações sociais no Recife durante pandemia, ajudando a arrecadar e distribuir cestas básicas e produtos de higiene a pessoas em situação de vulnerabilidade. Vem ganhando “aplausos” nas redes sociais, onde as boas ações viralizam.

Em queda
O número de cerimônias de casamento caiu 61,2% após o dia 11 de março, enquanto a confirmação de presença de convidados nas futuras celebrações sofreu queda de 87,2%. É o que revela o site Icasei, especializado no segmento. Dados revelam, ainda, queda de 97% no número de acessos dos convidados às listas virtuais de presentes dos noivos.
 
MOVIMENTO

Andréa Leal assina as fotos da exposição virtual Retrato de Mãe, protagonizada por mães em situação prisional na Colônia Penal Feminina do Recife.

Em clima de quarentena, Túllio Ponzi, secretário-executivo de Inovação Urbana do Recife, assinalou seus 35 anos ontem.

Com o esvaziamento das praias, mais de cem tartarugas-de-pente nasceram na orla de Pau Amarelo, em Paulista, no início desta semana.

Apesar da oposição da família, Nadine Gonçalves, mãe de Neymar, reatou o namoro com o modelo Tiago Ramos.

A prefeita de Caruaru, Raquel Lyra, aprovou projeto da Câmara Municipal que antecipa para esta quarta-feira o feriado municipal de São Pedro, do dia 29 de junho.

No Instagram, a editora Rocco tem publicado uma frase de Clarice Lispector por dia, celebrando a escritora, que faria 100 anos em dezembro.

Roger Waters, do Pink Floyd, convidou o diretor Sean Evans para transformar sua turnê Us + Them em documentário. Será lançado em 16 de junho, pela Sony Pictures.

Regina Casé usou o Instagram para desabafar sobre a saudade das gravações de Amor de mãe, que terminaria exibido no fim de semana passado se não tivesse sido interrompida.

Piscinas e academias foram reabertas esta semana na Itália, uma semana após a reabertura de bares e restaurantes.

Chitãozinho e Xororó lançaram a música Nosso Terceiro Cachorro, durante live.
 
ANIVERSARIANTES
Aderaldo Morais, Carlos Carneiro, Davi Ferreira, Elba Valois, Fernando Mendonça, Kelly Benevides, Izabel Dias, Luciana Roma, Marcos Salles, Maria Regina Melo, Rosana Wanderley, Sônia Raposo, Telma Fonseca, Telma Wanderley e Wilson Pimentel.