João Alberto (30/05)

Colaboração: Larissa Lins
@joaoalbertodp
@blogjoaoalberto
Telefone: 2122.7520
e-mail: jadiario@terra.com.br

Publicação: 30/05/2020 03:00

Norma nos aeroportos pode inviabilizar lojas

Seguindo norma adotada nos aeroportos da Europa, o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, que reabriu depois de um mês sem operar, adotou novas normas. Uma delas é a proibição de que pessoas que vão levar passageiros entrem no salão de embarque. Despedidas têm que ser na área externa. O mesmo acontece com quem vai buscar passageiros, obrigados a esperar na área externa. Se adotados em outros aeroportos, os protocolos matam de vez operações no terminal, especialmente restaurantes e lanchonetes, que têm boa parte do seu movimento graças a esses não-passageiros. Essas operações em aeroportos, que pagam aluguel elevado, já vivem uma crise com a redução em 90% dos voos no país. Muitos não vão conseguir resistir.
 
Na Bandeirantes
O programa João Alberto Informal, neste clima de pandemia que impede novas gravações, reapresenta hoje, às 18h50, a entrevista com o professor Alfredo Gomes, reitor da Universidade Federal de Pernambuco.

Estilo comfy
O chamado estilo comfy, que prioriza roupas confortáveis, nunca esteve tão em alta. Nas redes sociais, famosas compartilham cliques do isolamento social usando moletons, shorts, camisetas, tops, vestidos com modelagem ampla. Nas lojas virtuais, muitas marcas criaram seção específica para a tendência.

Liberação do surfe
Algumas cidades de Santa Catarina e de São Paulo liberaram a prática do surfe em suas praias. Mas não existem, pelo menos no momento, quaisquer possibilidades desta liberação em Maracaípe, principal ponto da prática do esporte no nosso estado.
 
CPF
O nome verdadeiro da conhecida Jojo Todynho é Jordana Gleise de Jesus Menezes.

De volta
A Walt Disney Company anunciou plano de reabertura de seus parques temáticos em Orlando, começando pelo Magic Kingdom e o Animal Kingdom, no dia 11 de julho. Já no dia 15 de julho, o Epcot e o Hollywood Studios reabrirão as portas. Por ora, não haverá desfiles ou queima de fogos, para evitar aglomerações.

Intimista
A decoradora Natanny Nascimento tem compartilhado nas redes sociais a adaptação do seu segmento ao “novo normal”: sem casamentos na agenda, está dedicada a montar composições de mesa sob encomenda para jantares caseiros no Dia dos Namorados.

PÚBLICO-ALVO
O movimento Geração X Mais reúne baby boomers, nascidos após a Segunda Guerra, e a Geração X, nascida entre 1960 e 1970.

Candidatíssimo
Evaldo Costa aproveita quarentena para incrementar candidatura a vereador do Recife, com intensa presença nas redes sociais.

Confidencial
O deputado Tadeu Alencar critica o grande número de medidas provisórias editadas pelo governo federal. Travam o debate parlamentar e impedem a participação da sociedade nas pautas do Congresso Nacional

IN
A concorrência entre os canais de notícias CNN e GloboNews, favorecendo os telespectadores

OUT
Decisão do presidente Donald Trump proibindo a entrada de brasileiros nos Estados Unidos
 
Brilho no jornalismo
Nossa colega de redação Marcionila Teixeira brilhando nas redes sociais ao falar sobre Apuração e reportagem em tempos de Covid-19.

Nova civilização
Luis Fernando Veríssimo, depois de ser atendido num hospital com enfermeiras com máscaras de proteção, destacou um efeito colateral da pandemia do coronavírus: obrigou todos a migrarem de uma civilização de rostos inteiros para uma civilização só de olhos. “Os rostos perderam os recursos de comunicação que tinham, como o beicinho e o muxoxo e, principalmente, o sorriso. Agora, os olhos precisam fazer trabalho dobrado, o trabalho de um rosto inteiro. A máscara nos roubou o rosto.”
 
RAIO-X // Jarbas Vasconcelos

Um dos mais importantes políticos brasileiros, que foi prefeito do Recife e governador de Pernambuco por duas vezes, o senador Jarbas Vasconcelos é também conhecido pela sua fantástica coleção de artesanato e pelos dotes culinários.
 
  • Virtude: Sinceridade
  • Defeito: Perfeccionismo
  • Cidade inesquecível:
  • Lisboa e Recife
  • Time: Sport
  • Religião: Católica
  • Cantor: Nelson Gonçalves
  • Cantora: Maria Bethânia
  • Ator: Lima Duarte
  • Atriz: Fernanda Montenegro
  • Programa de TV: Jornalísticos
  • Perfume: 212 Men NYC
  • Grife: Hugo Boss
  • Hobby: Cozinhar e ler
  • Mania: Repetir roupas em caso de vitória do Sport
  • Filme: Hiroshima, Meu Amor
  • Livro: Uma mulher vestida de silêncio, que estou lendo atualmente
  • Música: Asa Branca
  • Motivo de orgulho: Minha família
  • Quem levaria para uma ilha deserta: Pessoas com o espírito solidário
  • Quem deixaria numa ilha deserta: Gente sem empatia e egoísta
  • Santo Protetor: Nossa Senhora da Conceição
  • Restaurante: Leite e Pinóquio
  • Prato preferido: Cozido
  • Bebida: Vinho
  • Palavra bonita: Amizade
  • Palavra feia: Corrupção
  • Local mais bonito do Recife: Recife Antigo
  • Presente que gostar de dar e receber: Livros

Hotel Ramada
A rede mineira Vert Hotéis vendeu seus 23 hotéis pelo Brasil, inclusive o Ramada do Recife, para a Atlântica Hotels, que passa a ter 130 hotéis no país, de 22 bandeiras. Alguns destes no Recife, como o Costa Mar, o Bugan, o Radisson. Ao todo, a rede conta com 23 mil quartos.

Salvação após a pandemia
Na mesa do ministro Tarcísio de Freitas, projeto para tentar evitar falência das empresas aéreas brasileiras: o governo federal anteciparia R$ 1 bilhão na compra de passagens a serem usadas por órgãos federais depois da pandemia.

Novos tempos na Broadway
Os musicais da Broadway só voltam a entrar em cartaz no dia 6 de setembro, com rigorosas medidas, como redução de lugares, portaria digital, exame da temperatura na entrada e uso de máscaras.

Maratona da quarentena
A atriz Courteney Cox, a Monica de Friends, revelou em entrevista a Ellen DeGeneres que está aproveitando a quarentena para “maratonar” o seriado que protagonizou.
 
Imortais
Com quase todos os seus membros em situação de risco para o coronavírus, a Academia Brasileira de Letras não tem realizado reuniões presenciais e não há previsão da volta. Como as eleições para as novas vagas não podem ser feitas por videoconferência, não existe ideia de quando serão escolhidos os novos ocupantes das cadeiras que foram de Affonso Arinos e Murilo Melo Filho. Uma das vagas deve ser de Fernanda Montenegro.

Sucesso
Fazendo sucesso as descontraídas lives de Fabio Porchat com políticos. Já conversou com Marina Silva, Ciro Gomes, Fernando Haddad e Fernando Henrique Cardoso.

Elenco
José Loreto fará o papel de Sidney Magal e Giovana Cordeiro interpretará sua mulher Magali no filme Meu sangue ferve por você, que começa a ser rodado tão logo passe a pandemia. Os dois estão fazendo ensaios on-line.

Nova composição
Esta é a nova composição do Tribunal Superior  Eleitoral: Luís Roberto Barroso (presidente), Luiz Edson Fachin (vice-presidente), Og Marques Fernandes (corregedor), Luiz Felipe Salomão, Tarcísio Vieira Neto e Sérgio Banhos (ministros).

Forró
A Fundação Joaquim Nabuco tem recebido muitas propostas de forrozeiros para participar das lives que fará na temporada junina.

Perigo
O ex-ministro Luiz Henrique Mandetta revela um quadro preocupante: para ele, até o final da pandemia no Brasil, a Covid-19 pode matar 150 mil brasileiros.

Farmácia
Uma curiosidade: a rede de farmácias Extrafarma foi fundada em Belém do Pará há 58 anos e, hoje, tem mais de 400 lojas, inclusive no Recife. Desde 2014, passou a fazer parte da Ultra, companhia multinegócios da qual fazem parte também Ipiranga, Ultragaz, Ultracargo e Oxiteno.    

Maracanã
O primeiro jogo realizado no Maracanã completa, no dia 16 de junho, 70 anos. Estádio tem o nome do jornalista pernambucano Mário Filho, irmão de Nelson Rodrigues, principal incentivador da construção do então maior estádio do mundo. No campo, a seleção de São Paulo venceu a do Rio de Janeiro por 3x1.

Maquiagem
A cantora Shakira revelou, no Instagram, que reuniu forças para fazer um pouco de maquiagem para dar aulas aos filhos, enquanto curte quarentena com o marido, o jogador Gerard Piqué, na sua casa em Barcelona.

Streaming
O drama criminal Defending Jacob, estrelado por Chris Evans, é destaque entre produções originais de serviços de streaming nessa quarentena. No catálogo da Apple TV+, é a segunda série mais popular, perdendo apenas para The Morning Show.

Na frente
Para garantir a saúde dos turistas e incrementar a retomada do turismo, o World Travel & Tourism Council, com o apoio do Organização Mundial do Turismo, lançou o selo de segurança global Safe Travels, concedido a destinos e empresas que cumprirem protocolos de higienização e distanciamento físico. Dois países e três cidades já receberam o selo; Portugal e Arábia Saudita e Cancún, Barcelona e Sevilha.
 
MOVIMENTO

Alcione mostra as músicas do seu novo disco, Tijolo por tijolo, em live beneficente neste sábado.

Led Zeppelin disponibiliza no YouTube, deste sábado até terça-feira, o show Celebration Day, gravado na reunião da banda em 2007.

Marcelo D2 estreia neste sábado, às 12h, uma série de lives em que vai falar sobre culinária, videogames e música. Vai cozinhar e cantar durante a transmissão.

A Banda Eva faz mais uma live neste domingo, às 17h, em seu canal no YouTube.

O cantor Tiago Iorc anunciou que fará live no dia 3 de junho.

Regina Casé usou o Instagram para desabafar sobre a saudade das gravações de Amor de mãe, que terminaria no fim de semana passado se não tivesse sido interrompida.

Piscinas e academias foram reabertas esta semana na Itália, uma semana após a reabertura de bares e restaurantes.

Coluna de João Alberto: Há 50 anos o café da manhã do pernambucano
 
ANIVERSARIANTES

Sábado:
Alexandre Almeida, Elaine Pereira, Eduardo Feitosa, Emanuella Lima, Francisco Falcão, Lúcia Belo, Manoel Erhardt, Maria das Graças Cassimiro, Maria Luciana Lopes, Pedro Jorge Morato Barros e Venusa de Sá Leitão.

Domingo: Carlos Eduardo Pugliesi, Clélio Falcão, Frederico Sérgio Queiroz, Gilka Weber, Henrique da Fonte, Joezil Barros, José Romeira Sá Ferreira Filho, José Ubaldo Baiano do Nascimento, Léo Medrado, Lúcia Maciel Alves, Milena Saraiva, Onilda Souza, Paulo Fernando Carneiro, Pierre Lucena, Reginaldo Valença, Roberto Espíndola, Rodolpho Moreira, Sebastião Rufino, Tárcio Carvalho e Viviane Barros Lima.