Quatro serão violentadas a cada hora Documentário 'Um crime entre nós' traça triste radiografia da exploração sexual infantil no Brasil, país com um dos piores índices de violência no mundo

Ricardo Daehn
Do Correio Braziliense

Publicação: 25/05/2020 03:00

No documentário Um crime entre nós, da diretora paulistana Adriana Yañez, há quem demarque o desinteresse da sociedade frente à brutalidade do tema abuso e exploração sexual infantil. Disponível em plataformas de streaming, como o GNT Play, o filme foi lançado na segunda-feira passada, 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O trabalho esclarece, para além da particularidade de traumas individuais, a dimensão coletiva da problemática: entre as meninas de até 13 anos, quatro serão violentadas (a maioria, menor de 5 anos) a cada hora e, em 90% das ocorrências, em crimes dentro da família. Isso no Brasil, que amarga posições em rankings mundiais: é o quinto em casos de feminicídio, o segundo na esfera da exploração sexual, e o quarto em termos de casamentos infantis.

Donas de sonhos ingênuos, como o de ir à Disney e o de ter a boneca Barbie, pequenas vítimas não contam com amparo social, dado confirmado pela isenção de 72% das testemunhas dos fatos, esquivas em denúncias. No filme, a socióloga Adriana Araújo explica consequências da coisificação das mulheres e do   teor de impunidade. A influencer Jout Jout trata da calamidade no campo de busca (virtual) do termo “novinha” e há o aprofundamento no ciclo vicioso entre baixa autoestima infantil, falsos empoderamentos e sensação de aceitação advindos com a venda de corpos infantis.

Relato de pesadelos reais - como o pinçado do livro Meninas da esquina (de Eliane Trindade), no qual uma menina explica os contatos com as ruas, descambados em prostituição, ao vender rosas, madrugada adentro - ilustram o filme. No reino da internet, a fita expõe alarmantes dados: há 10 anos, quase 35% do conteúdo era decorrente de vetor pornográfico e (anônimos) diante do farto material disponível, os criminosos seguem afundados num comércio escabroso, que movimenta US$ 3 mil por segundo.
 
2 perguntas - Adriana Yañez // cineasta
 
Gênero e sexualidade causam polêmicas quando se fala em educação infantil. No âmbito do tema do filme, como a educação atua contra criminosos?

A educação é uma chave fundamental para o combate à violência sexual infantil. Citarei dois aspectos principais. O primeiro é dar ferramentas de autoproteção para a criança, para que ela conheça seu próprio corpo, os limites que deve colocar para as outras pessoas, o que não deve aceitar e como pedir ajuda caso identifique algo errado. A falta de informação e a falta de atenção no comportamento das crianças fazem com que muitas delas sejam violentadas durante muitos anos sem que nenhum outro adulto saiba. O segundo ponto é a transformação do pensamento machista que rege nossa cultura. Ao longo do processo do filme, ouvindo relatos de vítimas, especialistas e pessoas comuns, ficou evidente o quanto a violência é naturalizada. É preciso falar sobre as relações de gênero na escola desde muito cedo. São conteúdos tão importantes quanto português, matemática e geografia.

Qual foi o momento mais difícil na realização do filme?

Acho que o aprendizado principal é a dimensão do problema. A cada hora, quatro meninas são estupradas no Brasil. O número de mulheres vítimas é alarmante e menos da metade denuncia. Deixei muito material de fora. Decidimos não entrevistar para o filme nenhuma menina vítima para não correr o risco de fragilizá-la. Criei outros dispositivos pra contar as histórias reais porque acredito que sejam a melhor maneira de nos aproximarmos da dor - e essa aproximação pode despertar mudança. Por fim, eu diria que certamente nunca tinha visto tanta maldade. O ser humano tem a capacidade de ser ruim num tanto que eu não conhecia. Mas também é capaz de uma bondade inimaginável - o que encontrei nas pessoas que trabalham na rede de combate à exploração em vários lugares do país.