Animações dispensam dubladores brancos

Publicação: 30/06/2020 03:00

Em meio à onda de protestos antirracistas, produtores de famosas animações de TV anunciaram que dubladores brancos deixarão de dublar personagens de outras etnias. Os elencos de Os Simpsons (Fox), Uma família da pesada (Fox), Central park (Apple TV+) e Big mouth (Netflix) serão reformulados.

Em Os Simpsons, há cerca de cinco meses, o personagem Apu Nahasapeemapetilon - de origem indiana, dublado pelo ator branco Hank Azaria -, um dos mais problemáticos da série por representar indianos de uma maneira estereotipada, deixou de aparecer nos novos episódios da produção. Além do Apu, o médico Dr. Hibbert e Carl Carlson, amigo de Homer Simpson, também devem ganhar novos dubladores.

Na nova temporada de Uma família da pesada, o personagem Cleveland não será dublado por Mike Henry. Na última sexta-feira, o ator anunciou que deixou a produção. ‘’Foi uma honra interpretar Cleveland durante 20 anos. Eu amo esse personagem, mas pessoas negras deveriam interpretar personagens negros. Portanto, estou abrindo mão dele”, escreveu, no Twitter.

Na quarta-feira passada, Jenny Slate já havia anunciado que não dublaria mais a Missy, de Big mouth. E a nova versão da animação Central park, que deve estrear em breve na Apple TV, também teve o quadro de dubladores alterado: Kristen Bell emprestaria sua voz para uma personagem birracial. Conhecida por protagonizar a série The good place (NBC/Netflix), a atriz foi afastada do papel. A atitude foi vista com bons olhos pela cineasta Sabrina Fidalgo. “É algo simbólico, elas entenderam o lugar de privilégio delas e estão dando espaço a atores negros.”

Na mesma semana, uma carta foi assinada por mais de 300 pessoas solicitando mudanças nas produções americanas.