João Alberto (03/07) "O que você fizer pode ser insignificante, mas é da maior importância que você o faça.", Mahatma Gandhi.

Colaboração: Larissa Lins
@joaoalbertodp
@blogjoaoalberto
Telefone: 2122.7520
e-mail: jadiario@terra.com.br

Publicação: 03/07/2020 03:00

Os prefeitos que são amigos das crianças

Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos anunciou os ganhadores do prêmio Prefeito Amigo da Criança, sendo 11 pernambucanos: Raquel Lyra (Caruaru), Miguel Coelho (Petrolina), José Patriota (Afogados da Ingazeira), Anchieta Patriota (Carnaíba), Osório Filho (Pedra), Arquimedes Valença (Buíque), Débora Almeida (São Bento do Una), Emerson Vasconcelos (Poção), Ivanildo Bezerra (Taquaritinga do Norte), Joamy Alves (Araçoiaba) e Joelma Duarte (Panelas).
 
Lançamento
A Editora Massangana, da Fundaj, vai lançar livros em lives. O primeiro será hoje, às 17h. Joaquim Nabuco: a voz da abolição, HQ assinada por Lailson de Holanda.

Turismo
O sergipano Otávio Leite, que já foi deputado federal e tem muitos amigos no Recife, pediu demissão do cargo de secretário de turismo do estado do Rio de Janeiro.

Na Band
A Bandeirantes/Tribuna, depois de contratar Mariana Godoy para substituir Sílvia Poppovic, procura por um nome para fazer companhia a ela no Aqui na Band. O nome mais cotado para substituir Luís Ernesto Lacombe é outro ex-global: Zeca Camargo.
 
Em queda
O turismo brasileiro continua contabilizando baixas no número de turistas estrangeiros. Segundo a Organização Mundial do Turismo, no ano passado houve uma queda de 4,1%, enquanto a média mundial registrou um aumento de 3,6%. Com o novo coronavírus, a queda este ano pode chegar aos 70%.

Atuação
A deputada Teresa Leitão prestou conta dos seus 100 dias de luta contra a Covid-19. Entre lives, emendas parlamentares, pronunciamentos, indicações ao governo do estado e reuniões.

Novos voos
A partir de segunda-feira, a Azul volta a ter voos do Recife para Guarulhos, em São Paulo, Santos Dumont, no Rio, Belo Horizonte e Maceió. E a partir do dia 13, para João Pessoa e Teresina.

Sucesso
O secretário João Braga e a presidente da CTTU, Tarciana Ferreira, comemoram o sucesso da implantação da faixa azul na Agamenon Magalhães. Os ônibus das 64 linhas que circulam pela avenida apresentaram um ganho de 60% na velocidade em seus trajetos, beneficiando 250 mil passageiros por dia.

Construção civil
O Movimento Pró-Pernambuco comemora a retomada das atividades da construção civil no estado. Em três semanas, o número de obras saltou de 82 para 209. Os controles nos canteiros contra o coronavírus têm sido eficientes: dos 10,6 mil trabalhados na atividade, só há 0,12% infectados.
 
Turismo
O Congresso da Abav, marcado para setembro, foi reagendado para o próximo ano. Para compensar, a Associação Brasileira de Agências de Viagens vai promover, ainda este ano, o evento virtual Abav Collab.

Pedidos
Os entregadores dos aplicativos fazem exigências das empresas: aumento do valor pago por corridas, quantia mínima por entrega, seguro de roubo, acidente e vida, auxílio durante a pandemia, incluindo a distribuição de equipamentos de proteção individual, além do fim dos bloqueios e desligamentos indevidos dos aplicativos.

Parceria
A turismóloga Leila Lins aposta na parceria entre os setores de governança e vendas para retomada bem-sucedida das atividades nos hotéis. O setor comercial precisa dominar protocolos de higiene como argumento de venda, e a governança deve garantir qualidade da operação no novo normal.

Pausa
A Coca-Cola anunciou pausa de 30 dias em toda sua publicidade paga nas mídias sociais. O intervalo servirá para discussões internas sobre estratégias para combater racismo, discurso de ódio e fake news. Vai usar esse tempo para reavaliar sua política de marketing.

Acessórios
Katy Gangana ajusta os detalhes para o lançamento de sua grife de acessórios e semijoias com loja virtual, a D Katy, que estruturou durante o isolamento social. A coleção de estreia vai se chamar Resiliência.

Queda
O Recife contabilizou 45 dias com queda nos casos de Covid-19. Boa parte dos leitos dos hospitais de campanha estão ocupados por pacientes de outros municípios.

Convenções
No novo calendário das eleições municipais, as convenções partidárias devem acontecer entre 31 de agosto e 16 de novembro. Todas serão virtuais, sem os grandes eventos de antigamente, que custavam muito caro aos partidos.

Projeto
O cineasta Bruno Barreto aproveita a quarentena para concluir as pesquisas para seu próximo projeto, O Garoto de Ipanema, minissérie sobre a vida de Tom Jobim.
 
MOVIMENTO

O secretário de Planejamento, Alexandre Rebelo, vem tendo grande atuação no comitê de enfrentamento ao coronavírus do governo do estado.

As ruas das cidades e a relação dos moradores com esses espaços públicos de convivência é o tema da matéria de capa da edição de julho do Pernambuco, suplemento cultural da Cepe.   

Depois da Latam e da Avianca, a Aeromexico pediu recuperação judicial devido às perdas com a crise do coronavírus.

Ludmilla e sua esposa, Brunna Gonçalves, testaram positivo para a Covid-19. Assintomáticas, fizeram alerta na internet para o perigo silencioso da doença.

O estilista Cris Moura aproveita a quarentena para fazer pesquisas de tendências e comportamentos sociais.

Izabela Melo produz kits para bordar em casa com seu projeto Bela Bordadeira.

A maquiadora Gabriela Barros fazendo sucesso nas redes sociais ao compartilhar dicas sobre os pincéis adequados para cada passo da produção.

Rose Klabin cedeu fotografias de seu projeto Nordeste Cli-Fi ao Maman, para venda cuja renda será revertida ao Centro de Referência Clarice Lispector.

O Festival de Inverno de Garanhuns 2020 foi oficialmente cancelado. A 30ª edição do evento ficou para 2021.

Funcionam em Pernambuco 15 mil bares e restaurantes, sendo que a metade é de pequenas empresas.

O cineasta Bruno Barreto aproveita a quarentena para concluir as pesquisas para seu próximo projeto, O Garoto de Ipanema, minissérie sobre a vida de Tom Jobim.
 
ANIVERSARIANTES
Agostinho Gomes, Álvaro José Ferreira da Costa, Carlos Santana, Cláudio Borba, Dayse Nogueira, Frederico Leal, Joel da Harpa, José Neves, Ladjane Conolly Gomes, Marcos Arraes, Maria do Loreto Wanderley, Renato Lerner, Ricardo Aguiar, Romero Rafael, Silvana Victor e Socorro Cruz.