João Alberto (04/07)

Colaboração: Larissa Lins
@joaoalbertodp
@blogjoaoalberto
Telefone: 2122.7520
e-mail: jadiario@terra.com.br

Publicação: 04/07/2020 03:00

O Sheraton vai reabrir com uma nova marca

Não deve ser definitivo o fechamento do Sheraton Reserva do Paiva. O C2 Capital Partners, que divide o empreendimento com o grupo Brennand, acertou com o Grupo Marriot, dono da grife Sheraton, o encerramento do contrato de administração do cinco estrelas, que, como todos os hotéis do mundo, sofreu muito com o fechamento devido à pandemia do coronavírus. O grupo português espera o fim da pandemia, com a volta das condições de normalidade operacional do hotel, para selecionar uma nova bandeira hoteleira para comandar o hotel da Reserva do Paiva.
 
Ligação com Pernambuco
Mansueto Almeida, que deixou a Secretaria do Tesouro, que ocupava desde abril de 2018, tem muita relação com Pernambuco, para onde vem sempre: ele é genro do advogado João Bosco Tenório.

Na Tribuna
Jailson Correia, secretário de Turismo do Recife, que tem mestrado e doutorado pela Universidade de Liverpool, é o entrevistado do João Alberto Informal, hoje, às 18h50, na TV Tribuna. Fala da sua carreira médica como pediatra e infectologista e do seu trabalho no combate ao coronavírus. Conta tudo sobre a Covid-19, destacando, inclusive, o perigo da automedicação. E revela a esperança de que uma vacina esteja pronta até o final do ano.
 
Dividendos
O Conselho de Administração da Aena, que administra os aeroportos do Nordeste, a começar pelo Guararapes, propôs suspender o pagamento de dividendos, referentes aos resultados de 2019, aos acionistas, para minimizar os prejuízos causados pela pandemia do novo coronavírus.

Masculino ou feminino?
A Fiocruz esclarece a origem do nome Covid-19. É abreviatura da sigla em inglês COrona VIrus Disease (doença do coronavírus). O 19 indica o ano em que a moléstia foi identificada, na cidade chinesa de Wuhan. A forma correta é “a Covid-19”, pois o termo se refere à doença, um substantivo feminino.

Alternativa
A UFPE desenvolveu teste rápido para a Covid-19, com resultados liberados em até duas horas e alta taxa de acerto. O exame é uma alternativa à testagem com o RT- PCR, padrão para os casos suspeitos.

Estimativa alarmante
O presidente da Federação de Micro e Pequenas Empresas de Pernambuco, José Tarcísio da Silva, estima que 80% das empresas dos segmentos vão fechar as portas após a pandemia do coronavírus.

Concorrência
O advogado Frederick Wassef, que já ganhou o título de Mentiroso do Ano, é famoso por usar o celular nos voos, sem atender aos pedidos dos comissários de bordo. Mas encontrou um concorrente, o ex-ministro Carlos Alberto Decotelli, que mentiu várias vezes ao divulgar seu currículo.
 
Para Luciano
A TV Bandeirantes/Tribuna mostra neste domingo, às 14h30, especial em homenagem a Luciano do Valle, que completaria 73 anos neste sábado e que morreu há seis anos. Comandado por José Luis Datena, vai ter, inclusive, depoimentos de Galvão Bueno e Cleber Machado, liberados pela Globo. Durante alguns anos ele morou em Porto de Galinhas, quando atuava na extinta TV Guararapes.

CONFIDENCIAL
O governador Paulo Câmara revela que não tomou cloroquina para se tratar da Covid-19. Ele foi tratado pelo infectologista Demétrius Montenegro e, como seu quadro foi de sintomas leves, não precisou tomar medicamentos para se curar.
 
IN
A abertura do primeiro drive-in do Recife, no Polo Pina, seguindo o exemplo de outras cidades
 
OUT
O fechamento de várias empresas que não resistiram à crise da pandemia do novo coronavírus

Golpe
Amigos da coluna preocupados com novo golpe que está sendo praticado na quarentena. Criminosos telefonam para as vítimas usando o nome de restaurantes e hotéis, pedindo dados pessoais e até quantias em dinheiro. Esta semana, três casas locais detectaram o uso de suas marcas pelos golpistas.
 
Clubes
Silvana Salazar e Cezzinha participam do Arraiá dos Clubes, que acontece neste sábado às 16h, no YouTube. É uma promoção do Caxangá, AABB, Português, Alemão, Cabanga e Country.

Adiamento
Na enquete promovida pelo Ministério da Educação sobre nova data para o Enem, quase metade dos inscritos (49,7%) votou pela realização do exame em maio de 2021. O MEC vai avaliar o resultado junto a universidades, secretarias e entidades envolvidas no processo para se posicionar.

RAIO-X // CAMILA HAECKEL, Empreendedora

Graduada em administração e em gestão de varejo, com MBA em gestão de negócios. É cofundadora da editora Inspiração e está finalizando o livro Inspiração Saúde.
 
  • Objetivo: Viver uma vida feliz e em paz
  • Sonho: Conhecer o mundo
  • Um medo: Ver quem eu amo sofrer
  • Um desejo para o Brasil: Menos corrupção e mais igualdade
  • Time: Seleção Brasileira
  • Religião: Católica
  • Principal hobby: Viajar
  • Perfume: Infusion D’ IrisPrada
  • Grife ou estilista: BCBG
  • Cantor(a): Fábio Jr.
  • Uma banda: U2
  • Programa de TV: Séries da Netflix
  • Restaurante que gosta no Recife: Chicama
  • Prato favorito: todos com frutos do mar
  • Sobremesa: Suspiro Limeño do Chicama
  • Comida que detesta: Curry
  • Uma bebida: Whisky
  • O que não pode faltar em sua geladeira: Tapioca
  • Cor preferida: Azul
  • Uma mulher que te inspira: Luiza Helena Trajano e Clarice D’Avila
  • Um homem que te inspira: João Carlos Paes Mendonça e Guilherme Blanke
  • Livro de cabeceira: As 48 Leis do Poder, Sucesso: o que elas pensam
  • Uma cidade inesquecível: Petra
  • A maior invenção do homem: Internet
  • Palavra mais bonita: Paz
  • Palavra mais feia: Medo
  • Local mais bonito do Recife: praia de Boa Viagem
  • Uma palavra para definir sua profissão: Mutante
  • Uma palavra para definir o que sente pelo seu trabalho: Paixão
  • Uma frase que te inspira:

Tendência
Renata Tomaz aponta a Brow Lamination como tendência para realçar o olhar com o uso das máscaras. É uma técnica semipermanente que alisa os fios das sobrancelhas com solução química, penteados para a mesma direção, alongando os pelos.

Independence Day
A data nacional dos Estados Unidos será assinalada neste sábado, em evento on-line, comandando pelo embaixador Todd Chapman da sede da Embaixada em Brasília, com direito a mensagem do presidente Donald Trump.

Para as crianças
Giovanni Papaleo firmou parceria com Lancaster, o mestre do blues nacional, para a produção, no próximo ano, de um CD com músicas de jazz e blues para crianças.

Lançamento
O jurista Adeildo Nunes concluiu seu oitavo livro, Indulto, anistia e colaboração premiada. Devido ao isolamento social, será lançado de forma virtual.

Revival
O canal Viva assinala os 25 anos da novela, reapresentando em setembro a primeira temporada de Malhação, exibida em 1995. No elenco, nomes conhecidos como Danton Mello, Carolina Dieckmann, Cláudio Heinrich, Fernanda Rodrigues e André Marques.

Problema
O general Luiz Eduardo Ramos, principal interlocutor do governo federal com o Congresso, está perdendo força, pois vem sendo acusado de prometer e não entregar.

Ponto final
A sorveteria cearense 50 Sabores, que fez sucesso em Boa Viagem e estava aberta na Zona Norte da cidade, anunciou o fechamento da sua unidade na Avenida Rosa e Silva. Quem também fechou foi a Pettisqueria Gouveia, em Olinda, que vai continuar funcionando apenas por delivery.
 
Desabafo
Ana Vilela foi às redes sociais desabafar sobre a popularidade negativa de sua música Trem bala, sucesso em 2016 que repercute até hoje. “Já entendi que vocês acham Trem bala ruim. É que ela me dá bastante dinheiro, então, infelizmente, terei que continuar cantando.”

A tomada
A equipe do Ministério da Economia faz estudos para atender a um pedido do presidente Jair Bolsonaro: acabará com a absurda tomada de três pinos, que só é usada no Brasil.

Cinemas
O setor de cinema acredita que pelo menos 500 salas de exibição não vão reabrir, fechando de vez quando houver a liberação do segmento. Número representa  20% de todos os espaços existentes no país.

De olho
Dispensado pela Globo, o mais que talentoso ator e diretor Miguel Falabella está na mira de pelo menos dois canais.

Rádios
O Brasil tem nada menos que 4,5 mil rádios comunitárias autorizadas a funcionar e mais de nove mil no ar de forma clandestina.

Sucesso
O aplicativo de entrega de comida iFood revelou que o hambúrguer foi o item mais pedido pelos usuários no mês passado. Em todo o Brasil, a plataforma registrou 4,8 milhões de pedidos de lanches do tipo, o que representa 6,6 mil hambúrgueres pedidos por hora, 160 mil por dia.

Avatar
O cineasta James Cameron reiniciou as filmagens de Avatar 2 na Nova Zelândia, país que controlou a proliferação do novo coranavírus. Lançamento está previsto para dezembro de 2021. Mais três sequências serão filmadas depois, numa série de cinco filmes da franquia.

Novo CEP
Cada vez menos interino no Ministério da Saúde, o general Eduardo Pazuello está procurando apartamento para alugar em Brasília. Atualmente ele mora no Hotel de Trânsito do Exército.
 
MOVIMENTO

A Feira Internacional de Literatura de Paraty, a mais importante do país, que foi transferida de julho para novembro, só acontecerá se a pandemia do coronavírus der uma trégua.

Wagner Moura mudou-se para Los Angeles. Sua meta é investir numa carreira internacional.

Os jornalistas Francisco José e Ricardo Noblat participam de webconferência promovida pelo Sindhospe quinta-feira, sobre fake news em tempos de pandemia.

O padre Reginaldo Manzotti lançou seu vigésimo livro, As muralhas vão cair, sobre o poder da oração.

Alceu Valença, Elba Ramalho e Geraldo Azevedo comandam live O Grande Encontro neste domingo, às 16h.

As inscrições para o BBB21 estão abertas, com as entrevistas com candidatos, separados por região, sendo feitas virtualmente.

A série Dark vem fazendo sucesso na quarentena. É a primeira no ranking da Netflix de títulos mais assistidos no Brasil.

Mateus Solano, que já toca violino, está aproveitando a quarentena para aprender piano.

Coluna de João Alberto: Há 50 anos o café da manhã do pernambucano
 
ANIVERSARIANTES

Sábado:
Adriana Tude, Adelaide Lyra, Bruno de Albuquerque Maranhão, Cyro Côrte Real Filho, Eduardo Moraes, Elder Lins Teixeira, Itabira de Brito Neto, Lelê Almeida, Lúcia Noya Galvão, Paulo Carvalho, Regina Célia Cruz, Rosa Miranda e Tereza Collier.

Domingo: Andréia Travassos, Alexandra de Paula Nagem, Antônio Lavareda, Gustavo Dubeux Júnior, Ivo Gomes, Mônica Cairutas, Nina Morais Cunha, Patrícia Amorim, Ricardo Dubeux, Roberto Veiga, Ulisses Porto de Farias e Waldir Machado Júnior.