Um elenco marcado por tragédias e polêmicas Corpo de Naya Rivera foi achado ontem, no mesmo dia em que, há sete anos, morreu outro ator da série Glee

Publicação: 14/07/2020 03:00

O corpo da atriz Naya Rivera, de 33 anos, foi encontrado ontem pela polícia do condado de Ventura, no estado da Califórnia, nos Estados Unidos. A estrela do famoso seriado Glee, onde atuou por seis temporadas como a personagem Santana Lopez, estava desaparecida há cinco dias, após pular de um barco alugado nas águas do lago Piru. O filho, Josey, de apenas 4 anos, foi achado sozinho no barco na quarta-feira passada, dia do desaparecimento da artista, em bom estado de saúde.

Desde o dia do sumiço, uma equipe com cerca de 80 pessoas, entre nadadores e mergulhadores, utilizaram sonares e câmeras, mas encontraram dificuldade pela profundidade - de até 15 metros - e pouca visibilidade, em virtude de árvores e detritos no fundo. O lago, inclusive, é conhecido por afogamentos, em razão de condições perigosas, a exemplo de temperaturas muito frias e ventos fortes o bastante para virar pequenas embarcações.

A família de Naya acompanhou as buscas. O ex-marido, o ator Ryan Dorsey, com quem a atriz teve Josey, mas viveu um relacionamento problemático de 2014 até o divórcio, em 2018, foi visto chorando à beira do lago. No início, chegou-se a especular a hipótese de suicídio. A última mensagem de Naya nas redes sociais, postada um dia antes do incidente, mostra mãe e filho e a legenda: “Just the two of us” (“apenas nós dois”). Internautas associaram a frase ao trecho da música 97 Bonnie and Clyde, do rapper Eminem, que fala justamente de uma mulher que pula no lago para se matar enquanto a filha a observa.

Mas a polícia não acredita nesta bizarra conexão e teria descartado a hipótese de suicídio com base no depoimento do filho da atriz. A polícia disse acreditar que Naya conseguiu tirar o filho da água, mas não teve força para se salvar e acabou se afogando, pois a correnteza estava muito forte no dia. Segundo Bill Ayub, xerife do condado de Ventura, Josey contou que ele e a mãe nadavam juntos. “Foi durante esse período que o garoto descreveu que a mãe o ajudou. Ele disse aos investigadores que olhou para trás (ao subir no barco) e a viu desaparecer na água”, afirmou Bill.

O corpo de Naya foi achado no mesmo dia em que o ator Cory Monteith, também de Glee, morreu há sete anos. A triste coincidência das datas foi lembrada por fãs. Intérprete do protagonista Finn, Cory foi achado morto no dia 13 de julho de 2013, em um hotel no Canadá. A autópsia apontou uma combinação de álcool e heroína em seu organismo.

Além de Rivera e Monteith, Mark Salling, o Noah de Glee, morreu em 2018. O corpo foi encontrado perto de um rio em Los Angeles. A autópsia apontou asfixia por enforcamento e classificou o caso como suicídio. O ator morreu a poucas semanas de receber a sentença por posse de material pornográfico infantil, com mais de 50 mil fotos e vídeos. Ele tinha se declarado culpado.

Outras polêmicas marcaram atores do elenco de Glee, que fez sucesso de 2009 a 2015. A própria Naya se envolveu em uma confusão em novembro de 2017, quando foi presa acusada de agredir seu então marido Ryan Dorsey. Ela pagou uma fiança e foi liberada.

A atriz Becca Tobin, que viveu a Kitty de Glee, também sofreu um abalo emocional. O namorado dela foi encontrado morto em um hotel na Filadélfia. A causa nunca foi revelada, mas acredita-se que ele teve um infarto fulminante aos 35 anos.

A protagonista Lea Michele, que interpretava Rachel Berry, também já teve seu nome envolvido em polêmicas. Desde a notícia sobre o desaparecimento de Naya, ela foi atacada por internautas nas redes sociais. Ontem, ela desativou a conta no Twitter. Recentemente, Michele foi acusada de racismo por uma colega de elenco, a atriz Samantha Marie Ware, que interpretou Jane Hayward na última temporada de Glee.

Por meio do Twitter, Ware comentou sobre uma declaração de Michele, 33, a respeito da morte de George Floyd “Este não foi um incidente isolado e precisa acabar #BlackLivesMatter (vidas negras importam)”, escreveu.

Samantha retuitou a declaração de Michele e disse que nunca vai esquecer quando foi alvo de comportamentos preconceituosos da ex-colega de trabalho. “Lembra quando você fez do meu primeiro show de televisão um inferno? Porque eu nunca esquecerei”, afirmou.

“Acredito que você tenha dito a todos que, se tivesse a oportunidade, estaria no meu lugar, entre outras microagressões traumáticas que me fizeram questionar uma carreira em Hollywood”, completou Ware.