Ariana, a Grande Consolidada no alto escalão da música, cantora lança Positions, numa mistura de gêneros já trabalhada no aclamado disco Thank u, next, porém mais madura

Pedro Ibarra
Do Correio Braziliense

Publicação: 31/10/2020 03:00

Com um estilo muito próprio, a cantora Ariana Grande apresentou ao mundo o mais novo disco da carreira, Positions. Com 14 faixas e 41 minutos, o álbum é o retorno da cantora à mistura de pop, trap, um tanto de música eletrônica e baladas chicletes, numa fórmula que deu muito certo no álbum anterior, Thank u, next.

Positions é um álbum coeso, em que as canções e os ritmos dialogam e fazem sentido como uma obra. Assim como todo trabalho de artistas pop, algumas músicas se sobressaem em relação a outras, mas num formato em que tudo se completa e se encaixa em um trajeto musical dançante, sensual e que entrega a música em nível semelhante aos últimos.

Com colaborações de peso como The Weeknd, e os rappers do momento Doja Cat e Ty Dolla , o disco tem músicas que se destacam. É o caso de Nasty, Love language e Positions, principal single que dá nome ao disco. A música Motive, com a rapper Doja Cat, também é um ponto alto do álbum. Os fãs dos trabalhos do início da carreira da cantora também são contemplados com faixas mais pop como pov e Off the table, que conta com o cantor R&B canadense.

Um dos principais aspectos do novo trabalho de Grande é que ela cada vez mais se distancia do rótulo de “apenas uma cantora com bom alcance vocal e música que gruda na cabeça” e se mostra uma artista completa, que passeia por gêneros e se arrisca para conseguir tirar o melhor da potente voz e da habilidade de se expressar por meio das letras, além do bom grupo de músicos e produtores por trás de cada música.

Ainda não é possível colocar Ariana Grande em uma só caixinha quando o assunto é o gênero musical. No início da carreira, era adepta do gênero pop vocal, batidas pop com muito uso da potência da voz e músicas que seguem fórmulas de sucesso. Contudo, a fase durou até o Sweetner, disco de 2018, quando foi possível ver um maior controle criativo sob o trabalho que soltava. No entanto, a virada vem em 2019, quando a cantora mergulhou no hip-hop e abusou de batidas do trap em músicas com 7 rings, do disco Thank u, next (2019).

Comparando com o trabalho de um ano atrás, Positions parece uma continuação. Ele não tem o mesmo ar de frescor e novidade que o antecessor possuía, mas isso não significa que o tenha menos qualidade ou originalidade. Apenas não atinge o ouvinte com o mesmo impacto que o aclamado Thank u, next conseguiu. O som pode ser na mesma linha, mas, por outro lado, é interessante ver que a construção do novo disco apresenta um trabalho cuidadoso e mais maduro da diva.

Outro ponto interessante de ser levantado sobre Positions está na temática. As músicas falam sobre amor, relacionamento e sexo de forma explícita e mostram uma Ariana Grande de bem com a relação que está vivendo, um namoro com o corretor de imóveis Dalton Gomez. Traçando uma linha é como se a cantora estivesse encontrando a liberdade e autonomia em Sweetner, fosse uma mulher livre e independente em Thank u, next, e agora se encontrasse em um bom relacionamento amoroso e bastante apaixonada. Sem se livrar das Arianas dos discos anteriores, mas já definitivamente não é mais a mesma que fez sucesso em séries adolescentes da Nickelodeon.

Ariana Grande já está na prateleira de cima da música internacional. O disco Positions só ressalta a posição de grande estrela que ela já ocupa. No entanto, a cantora não se mostra na zona de conforto e, mesmo em um ano que afirmou que não lançaria nada além das colaborações com Lady Gaga e Justin Bieber, entrega outro bom trabalho. Ariana Grande é uma artista que só tende a crescer, mesmo consciente de que já tem seis discos na bagagem.
 
Sam Smith
Depois de grande expectativa, o cantor britânico Sam Smith lançou seu terceiro álbum de estúdio, Love goes, na madrugada de sexta. Ele estava programado para estrear em maio, com o título To die for, mas foi adiado devido à pandemia e mudou de nome por uma questão de “sensibilidade”. Junto do disco, ele também anunciou o terceiro single do trabalho, Kids again, inclusive com videoclipe. “Mistura de emoções ao lançar esse álbum. É um momento tão esquisito para lançar música, mas eu esper que esse disco possa ser seu amigo. Ele tem sido o meu amigo. Essa é uma celebração da juventude e da música e de cantar como uma rainha do drama. Eu amo todos vocês eternamente”, escreveu Sam.