Metamorfoses de uma pandemia Décima-quinta edição da revista Outros Críticos será lançada com show de biarritzzz, mostrando o projeto Eu não sou afrofuturista, criado durante o isolamento social

ANDRÉ SANTA ROSA
andre.rosa@diariodepernambuco.com.br

Publicação: 20/10/2020 03:00

A partir de investigações do tema Políticas do som e imagem, a revista Outros Críticos chega à sua 15ª edição com lançamento on-line. O evento será hoje, às 20h, no canal de YouTube do projeto. Uma das principais artistas da edição é biarritzzz, que fará o primeiro show do trabalho sonoro-visual Eu não sou afrofuturista, fruto de uma investigação na Pivô Arte e Pesquisa. O show de biarritzzz é gratuito e a revista será disponibilizada na íntegra no www.outroscriticos.com.

Atravessando uma constelação do digital, testando limites das materialidade e discursos da internet, biarritzzz se firmou na cena de artes visuais do Recife principalmente como VJ (video jockey) em festas noturnas da cidade. Fazendo projeções que dialogam diretamente com questões como linguagem, ancestralidade e gênero, a artista viu sua rotina mudar completamente na pandemia. “No começo foi um baque, porque eu trabalho muito como VJ e o dinheiro certo dos eventos parou. Ao mesmo tempo, tive dois projetos em que fui aprovada, um no programa da Pivô Arte, e outro em um programa do Instituto Moreira Salles. Então foi meio ambíguo”, comenta.

Entre os desdobramentos do programa Pivô, o financiamento do disco Eu não sou afrofuturista, uma confluência criativa de biarritzzz e parcerias. “Eu passei por um período de ‘improdutividade’. Isso me levou a escrever poesias, meio que nesse limbo do cotidiano ter mudado totalmente e eu ter mais momento íntimos comigo mesma. Essas poesias começaram a ser musicadas na minha cabeça”, pontua. O disco ganhará uma versão banda na apresentação, com a artista ao lado Henrique Falcão (produção do álbum, bateria, congas e gutural ao vivo), Ariana Nula e Mariana Souza (as anti-vocals). Na versão de estúdio o álbum visual contou com Novíssimo Edgar, Denise Nuvem, Mun Há, Anti Ribeiro e Deize Tigrona. “O processo de gravar o show, acabou que foi ao vivo, mas não foi. A gente não repetiu as músicas, meio que gravou. O show tá com corte, gravado e montado”, explica.

O disco em si surge anteriormente à própria aprovação no programa. É na verdade uma negação de biarritizzz ao enquadramento na chave do afrofuturismo, corrente artística conceituada pelo crítico cultural norte-americano Mark Dery. “Foi uma grande discussão pra mim, que comecei a pensar que esse título não serviria pra mim ou para algumas artes brasileiras. Fiquei pensando o que são esses rótulos e essa relação com o mainstream”, comenta. O termo entrou muito em voga na grande mídia a partir de filmes como Pantera Negra (2018), mas o gesto artístico de biarritzzz parece reivindicar um lugar decolonial, um vigor de protagonismo no ato de se narrar entre as artes periféricas brasileiras e latinoamericanas.

Para a artista, sua investigação por encontrar esse vigor no tensionamento de linguagens artísticas, entre a música e suas visualidades digitais, para além da possível linguagem do artivismo. “Fico pensando que política tá em tudo. O que eu tento fazer é falar sobre temas sérios através da poesia mesmo, mas entendo que a militância é um das linguagens possíveis. Então quando eu começo a fazer música, enquanto não musicista, é uma tentativa minha de ultrapassar diversas fronteira, pensando as artes visuais como essas própria bolha, usando o multimídia para furar de pouquinho em pouquinho”, finaliza.

A REVISTA

Além do ensaio fotográfico e da entrevista com biarritzzz, essa edição da revista Outros Críticos também conta como uma série de textos que dialogam como o tema principal da revista, como por exemplo o do jornalista GG Albuquerque, Abiniel João Nascimento (Carpina/PE) e Mayara Bezerra (Santa Cruz do Capibaribe/PE), nomes selecionados por meio de convocatória pública lançada com o objetivo de abrir diálogo com pesquisadores do interior de Pernambuco. A artista visual maranhense Gê Viana também colaborou com o texto e a arte criada especialmente para a revista, de título Desenhar com imagens.

Na seção colaborativa Polivox, o editor Carlos Gomes convida as(os) artistas Clara Nogueira, Gianni Paula de Melo, Felipe André Silva, Leonardo Davino, Adalberto e Gabi da Pele Preta. A revista Outros Críticos #15 conta com a diagramação da designer Fernanda Maia e foi construída em diálogo com as obras do artista visual KAYTO, natural de São João del Rei (MG), mas que vive e trabalha em Niterói (RJ).
 
Serviço

Outros Críticos #15 - Show de biarritzzz - EU NÃO SOU AFROFUTURISTA
Quando: Terça-feira (20), às 20h
Onde: Canal de YouTube do Outros Críticos