Relação familiar em eterna análise On the rocks, oitavo longa da cineasta Sofia Coppola, confirma obra cinematográfica sólida e genuína

Publicação: 26/10/2020 03:00

A diretora e roteirista Sofia Coppola lançou, na sexta-feira, o filme On the rocks. Uma produção original da Apple TV +, o longa é o oitavo escrito e dirigido pela cineasta e confrma que Sofia já tem um estilo que vai muito além do sobrenome Coppola, eternizado pelo pai, Francis Ford (O poderoso chefão).

A cineasta trilhou um longo caminho para chegar ao filme lançado esta semana, e neste trajeto foi construindo um estilo próprio. Os filmes de Sofia falam de personagens que estão insatisfeitos com a própria realidade e querem desbravar o mundo “que está lá fora”, inclusive a cena do protagonista olhando por uma janela é muito recorrente.

Outra característica marcante é a parceria com atores e atrizes de Hollywood. Bill Murray fez Encontros e desencontros, A very Murray Christmas e agora On the rocks. Rashida Jones também esteva no especial de natal da Netflix.

O novo filme apresenta Laura, interpretada por Rashida Jones (Parks and Recreation), uma escritora de sucesso em um bloqueio criativo que desconfia que o marido Dean, vivido Marlon Wayans (As branquelas), esteja tendo um affair em meio a muitas viagens a trabalho. No entanto, a suspeita vira uma investigação quando o pai da protagonista, Felix, personagem de Bill Murray (Os caça-fantasmas), chega e coloca a filha dentro de um carro conversível em passeio por Nova York para buscar provas desta suposta traição.

Assim como outros de Sofia, o longa fala sobre relações familiares, mas desta vez em recorte geracional. Por mais que a traição seja o mote principal, é a relação entre pai e filha que toma a cena. Felix é um playboy com ideal e visão de mundo diferentes de Laura, que, por outro lado, vive dúvidas, inseguranças em um mundo em que o pai nunca entenderia. Há o recorte ainda da relação de Dean com os filhos, quando a obra fala sobre o papel da paternidade atual. A diretora cria uma perspectiva própria de como o mundo está mudando. Dá asas a personagem de Laura para voar independente de Felix, mas também consolida o caminho de uma Coppola independente. (Correio Braziiense)