Atrações para as crianças em casa Festival Mini estimula o púbico infantil com shows de nomes como Zeca Baleiro, Teatro Mágico e Arnaldo Antunes e atrações diversas de forma gratuita e on-line

Fernanda Gomes
Do Estado de Minas

Publicação: 02/12/2020 03:00

Como prender a atenção das crianças em projetos culturais on-line? Esse é o principal desafio do Festival Mini - Música e Interatividade para Infância, cuja programação começou ontem e segue até domingo. “Sou pai e tio, já tive muita experiência. Mas, acima de tudo, também fui criança - e bem hiperativa. Então, a gente criou uma dinâmica que inclui a criança na brincadeira. Por mais legal que seja o show, temos que incentivá-la a participar”, conta o cantor e compositor Zeca Baleiro, sobre o show que criou para o Mini.

A apresentação, no próximo domingo, às 17h, contará com as músicas infantis preferidas dele, incluindo algumas do Balão Mágico. “Vamos ter também rodada de trava-língua. Daremos espaço para as crianças falarem, porque criança quer participar”, conta Zeca. A programação gratuita disponibiliza conteúdos no YouTube (minifestivaloficial).

Convidados receberam o desafio de criar apresentações com as canções e atividades de que gostavam quando eram crianças. “Todo mundo já foi criança um dia, queríamos trazer essa memória musical. Criamos a rede de apoio de artistas – eles apresentam músicas que o pai ou a mãe cantavam ou uma história marcante”, diz Karina Hoover, uma das curadoras do Mini. Lenine, Alceu Valença, Elba Ramalho, Chico César, Otto, Teresa Cristina, Arnaldo Antunes e Carlinhos Brown, entre outros, participam do projeto.

O grupo Teatro Mágico vai apresentar, pela primeira vez, Experiência. “É como você fazer um filme de ação, no domingo à tarde, para um adolescente: a cada três minutos, tem que ter uma explosão. A cada cena vai aparecer alguém, um palhaço, bailarina, etc, e vamos pedir a ajuda dos pais. O bacana é que sempre tem novidade, uma nova possibilidade”, adianta Fernando Anitelli, um dos criadores do grupo. A estreia do Teatro Mágico para a garotada, cercada de expectativas, acontece no sábado, às 17h.