Homenagem do Ecad a um dos artistas mais regravados

Publicação: 15/01/2021 03:00

Com mais de 50 anos de carreira, o petrolinense Geraldo Azevedo completou 76 anos na última segunda. Em homenagem, o Ecad - Escritório Central de Arrecadação e Distribuição aproveitou a data para relacionar as obras mais executadas do artista, de acordo com os levantamentos do órgão. O resultado revelou que a canção Dia branco, parceria com Renato Rocha, foi a mais gravada por outros intérpretes - seguida por Moça bonita, Dona da minha cabeça, Táxi lunar e Chorando e cantando.

Em 2021, inclusive, Geraldo  comemora os 40 anos da primeira vez em que gravou e lançou Dia branco. Na voz dele, a faixa apareceu em 1981 no álbum Inclinações musicais. O primeiro registro da música, no entanto, foi feito dois anos antes, quando a cantora Amelinha lançou Dia branco no disco Frevo mulher, em 1979.

O levantamento do Ecad também revelou que, considerando os últimos cinco anos, a música mais tocada de Geraldo nos segmentos de execução pública, como rádio e TV, é Táxi lunar, composição dele em parceria com Zé Ramalho e Alceu Valença. No top 5 desse ranking também aparecem as faixas Dona da minha cabeça, Dia branco, Moça bonita e Chorando e cantando, respectivamente.

Geraldo tem 212 músicas e 583 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad. Nos últimos cinco anos, quase 80% dos rendimentos em direitos autorais pela execução pública de música destinados a ele foram referentes aos segmentos de TVs, shows e música ao vivo. Em 2020, o músico lançou o disco Arraiá de Geraldo Azevedo, gravado ao vivo no Circo Voador, onde Azevedo se apresenta há 11 anos a cada mês de junho . O álbum trouxe no repertório clássicos atemporais do forró nordestino.