João Alberto (15/01)

Colaboração: Larissa Lins
@joaoalbertodp
@blogjoaoalberto
Telefone: 2122.7520
e-mail: jadiario@terra.com.br

Publicação: 15/01/2021 03:00

Suape tem novo presidente

Geraldo Julio já escolheu o novo presidente do Complexo Portuário de Suape. É o engenheiro Roberto Gusmão, que substitui Leonardo Cerquinho. Tem grandes desafios, como conseguir a independência do Porto de Suape, que continua subordinado ao governo federal, diminuir seus elevados custos e retomar a dragagem do terminal.

Responsabilidade dos ambulantes

Os ambulantes da praia ficaram meses sem trabalhar. Depois, seus líderes garantiram que cumpririam as normas de segurança. O que não está acontecendo. A maioria não usa máscara, inclusive servindo comida e bebida, e não respeita o distanciamento. É preciso que tenham consciência, para evitar que o governo seja obrigado a fechar as praias novamente.
 
Nova presidente

As mulheres continuam se destacando no setor do turismo. Daniela Maia, filha de Cesar Maia e irmã de Rodrigo Maia, é a primeira mulher a presidir a Riotur, a empresa pública de Turismo da cidade do Rio de Janeiro.

Pesar
Jarbas Vasconcelos lamentou muito o falecimento do prefeito eleito de Goiânia, Maguito Vilela. Os dois pertenciam ao mesmo MDB e eram muito amigos.

O avião
O Airbus A-330 da Azul que vai buscar as vacinas na Índia transferiu sua decolagem do Recife. Será hoje, às 23h. Como é uma longa viagem de ida e volta, leva duas tripulações de cabine completas.

Hotel
O hotel do Sesc na praia de Guadalupe, em Sirinhaém, já tem 60% das obras concluidas. Tem área de 10 hectares e investimento de R$ 98 milhões.
 
Grande perda
O Metrô do Recife decidiu afastar Salvino Gomes do cargo de assessor de comunicação, onde fazia um trabalho excelente, reconhecido por todos os companheiros dos órgãos de comunicação, inclusive por esta coluna, estando sempre pronto para prestar informações E não era uma tarefa fácil, tantos os problemas que o metrô apresenta praticamente todos os dias. Como é funcionário de carreira, vai para um cargo na área operacional técnica.

Advogada
Carolina Borges Catão comemorando aprovação no exame da OAB.
 
O primeiro
O deputado Tadeu Alencar foi o convidado do primeiro episódio do ano do podcast Pense, produzido pela Fundação João Mangabeira. Conversou com o diretor Fábio Maia sobre o cenário pandêmico do Brasil e as possibilidades de vacinação, além das perdas econômicas com os fechamentos das fábricas da Ford e de agências do Banco do Brasil.

Sarau
O Espaço Pasárgada promove o seu primeiro sarau do ano hoje, às 18h, no Instagram. Vai reunir  admiradores de Manuel Bandeira e poetas locais.

Novo termo
Depois do “mansplaining” (quando o homem explica coisas óbvias à mulher), surge o “manspreading”, quando o homem se “espalha” e ocupa espaço desnecessário, como nos assentos de ônibus e aviões.

Leitura
A influenciadora Camila Coutinho tem usado o Instagram para compartilhar resenhas de títulos de clube de livros de que ela participa. Indicou O Poder da China, de Ricardo Geromel.

Ford
Apesar da retirada de suas fábricas, a Ford anunciou que trará novos veículos ao Brasil, como o Bronco, o Transit e o Territory, o que indica a manutenção das concessionárias.

Negativos
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, que é médico ortopedista, já fez 32 testes do coronavírus. Todos deram negativos, mas sua esposa e as duas filhas estão com a Covid-19.

Saúde
A psicóloga Amanda Pessoa de Melo e a nutricionista Leda Barreto comandam live na segunda-feira, às 19h, no Instagram, falando sobre Obesidade e cirurgia bariátrica.

Novo cenário
Como sua sede é pequena, a versão on-line do Homem da Meia Noite será gerada do shopping Patteo Olinda, com um número reduzido de participantes e com todos os cuidados sanitários.

Marielle
A Globoplay prepara uma uma série sobre Marielle Franco, com roteiro de Mariana Jaspe.
 
MOVIMENTO
 
Muito lamentado o falecimento da advogada Gilka Buril Weber.

Milenna Gomes preparando novos episódios do podcast Mastigadinho.

Igor de Carvalho representa Pernambuco no festival on-line Arte Como Respiro, no site do Itaú Cultural.

Nanda Melo apresenta o espetáculo Espalhaça hoje, nofestival Chama Violeta.

O zagueiro Dedé está processando o Cruzeiro e quer indenização de R$ 35 milhões.

O cantor Nego do Borel rebateu acusações de traição feitas pela ex, Duda Reis: “Tenho meu lado da história.”

Maísa Silva protagoniza o filme Pai em Dobro, que estreia hoje na Netflix.

Terminam hoje as inscrições para o Sistema de Incentivo à Cultura da Prefeitura do Recife.
 
ANIVERSARIANTES
Alberto Salazar, Amaro Lins, Fátima Wanderley, José Rushansky, Marcelo Mulatinho de Moraes, Maria das Graças Aragão, Maria de Lourdes Alves, Mário Cavalcanti de Albuquerque, Patrícia de Paula, Patrícia Rodrigues Barbosa, Paula Loureiro e Paula Margolis Severien.