São João para ler, ouvir e refletir Circuito Cepe de Cultura faz programação junina virtual e gratuita, de hoje a quinta-feira, com lançamentos literários, shows e oficinas

Publicação: 15/06/2021 03:00

O Circuito Cepe de Cultura 2021, programação on-line que reúne lançamentos de livros, conversas com escritores, oficinas, exibição de filmes e shows, chega hoje à terceira edição, desta vez com temática junina. A música fica por conta de As Januárias, Coco Raízes de Arcoverde e Maciel Melo - de terça a quinta-feira, respectivamente, sempre às 21h. Meu eu sertanejo, de Henrique Brandão,  Mesas de glosas da 1ª Feira de Poesia do Pajeú, de Elenilda Amaral, Gislandio Araújo e Zé Adalberto, e Redes de poesia, de Andrade Lima, são os lançamentos da Coleção Pajeú, sempre às 15h. A curadoria foi de Jamille Barbosa. As atrações são gratuitas, no portal www.circuitocepedecultura.com.br.

No quadro Rodas de Ritmos, mediado pelo professor, pesquisador e músico Climério de Oliveira, sempre às 19h, o público terá a oportunidade de conhecer as trajetórias de mestres como Terezinha do Acordeon (71 anos, instrumentista pioneira e por décadas a "única mulher a tocar e cantar forró") e Quartinha (72 anos, lenda vida da zabumba, que recebeu do Rei do Baião o seu primeiro cachê, aos 10 anos) - este serão apresentados hoje -, além de Dona Ana Lúcia (77 anos, uma das pioneiras do coco em Olinda e nas rodas desde os três anos de idade) e Mestre Zé Negão (71 anos, único representante do coco de senzala em Pernambuco) - estes amanhã. Os músicos Nido Brown (hoje) e Lucas Gabriel (amanhã) também participam.

Na quinta-feira, uma cantoria reúne as duplas Antônio Lisboa e Edmilson Ferreira e Daniel Olímpio e João Lídio. A programação infantil é marcada pela Orquestra Criança Cidadã (hoje), pela peça musicada Sebastiana e Severina (amanhã), que à moda do repente conta a história de duas rendeiras em busca de um príncipe encantado, e pela brincadeira de São João com Mari Bigio e Banda (quinta). Em todos os dias, às 10h, serão realizadas oficinas da turma do Mamulengando Alegria,

Os primeiros títulos da Coleção Pajeú têm como objetivo fortalecer e dar mais visibilidade à produção poética dessa região do Sertão. Os livros foram selecionados pelo Conselho Editorial do Pajeú, formado por poetas da região e criado por ocasião da 1ª Feira da Poesia do Pajeú, evento feito pela Cepe em julho de 2019, em São José do Egito. As lives de lançamento serão mediadas pelo jornalista e cineasta Jefferson Sousa, autor da série Poetas Analfabetos do Sertão do Pajeú de Pernambuco.