Fundaj reabre com agenda cheia Reabertura dos espaços culturais da Fundação Joaquim Nabuco acontece hoje, dia dos 172 anos do diplomata e abolicionista pernambucano, com lançamentos de livro, exposição e eventos virtuais

Publicação: 19/08/2021 03:00

A Fundação Joaquim Nabuco escolheu o dia de hoje, aniversário de 172 anos de nascimento do diplomata e abolicionista pernambucano que dá nome à instituição, para a  reabertura dos seus equipamentos culturais em toda a Região Metropolitana. A programação contará com a presença do ministro da Educação, Milton Ribeiro, o lançamento do livro Museu do Homem do Nordeste em 40 peças (Editora Massangana, 2021), organizado pelos museólogos Henrique Cruz e Marília Bivar para resgatar a história do equipamento, e a inauguração da exposição Três ceramistas. A mostra, na Sala Valdemar de Oliveira, apresenta os trabalhos da designer Gisela Abad, do advogado Saulo Dubourcq e do cirurgião dentista Sergio Bandeira, em diálogo com o projeto Museu de Vizinhança.

Já no âmbito virtual, também hoje, a Fundaj dará início à I Jornada Fotografias e Coleções, com transmissão no YouTube. A iniciativa do Centro de Documentação e Estudos da História Brasileira (Cehibra) da instituição celebra o Dia Mundial da Fotografia e, não por coincidência, Nabuco foi um grande amante da fotografia. O evento contará com quatro mesas de debate, convidados especiais e transmissão no canal da Fundaj, no YouTube, entre 10h e 17h30. Os participantes apresentarão um panorama de estudos e trabalhos voltados ao fazer fotográfico em diversos tempos e lugares.

Pela manhã, Milton Ribeiro fará uma visita presencial ao Museu do Homem do Nordeste (Muhne), seguindo à tarde ao Engenho Massangana, no Cabo, para anúncios da presidência da Fundaj. No local, onde Nabuco viveu até os 8 anos, a Fundaj instalará uma usina fotovoltaica, destinada à captação e produção de energia solar. A iniciativa será realizada em caráter piloto e integra o Projeto Fundaj Sustentável.

O ministro ainda irá conferir em primeira mão a mostra 389 dias de solidão, na sala de abertura do edifício Gil Maranhão, sede do Muhne. O dia também será marcado pela reabertura do Espaço Janete Costa Arte e Cultura, dedicado a artesãos e artistas populares. As inscrições para ocupar a galeria comercial seguem até o dia 1º de abril de 2022.

A programação será encerrada com o anúncio da segunda edição do Prêmio Delmiro Gouveia de Economia Criativa. Em 2020, o edital destinou R$ 900 mil de orçamento da Instituição Federal e contemplou 90 projetos no Nordeste.

PROGRAMAÇÃO VIRTUAL

Na Jornada da Fotografia, os pesquisadores Carlos Augusto Sant'anna Guimarães e Joanildo Albuquerque Burity irão participar de lives sobre a obra de Nabuco, a partir das 18h. Guimarães vai falar sobre Nabuco, religião e política: quase-republicanismo?, e Burity vai convidar o público a refletir sobre Resquícios da escravidão na contemporaneidade brasileira: desigualdades raciais e políticas públicas. Para encerrar a programação virtual, o canal da Fundaj transmite, às 19h30, a palestra O que Nabuco pensaria do Brasil de hoje?, proferida por Joaquim Falcão, membro da Academia Brasileira de Letras.